sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Carro Usado? Veja dicas rápidas sobre o que verificar na hora da compra

O dilema entre adquirir um carro usado ou um carro zero quilômetro pode ser determinado pelo custo-benefício que cada um pode oferecer. Se a vontade é comprar um carro mais completo pelo mesmo preço de um sem opções adicionais, o usado leva vantagem, mas perde se for levado em conta os custos com a manutenção; já ao adquirir um carro zero, a manutenção é desnecessária, mas a perda financeira se dá pela depreciação do automóvel, muito maior nos primeiros anos do carro.

Além disso, a escolha pela aquisição de um carro usado vai muito além da análise da quilometragem e da aparência do veículo. Para isso, o diretor comercial da Super Visão Perícias Automotivas, João Roberto Reis, revela algumas dicas para que os futuros compradores não sejam enganados no momento da compra.

- Publicidade -

“Não adianta apenas analisar o veículo a olho nu, existem modificações ilegais, como alteração de chassi e número do motor, por exemplo, que um leigo não conseguirá enxergar. Carros provenientes de leilões e consertados após um sinistro ou batida, também passam despercebidos, no momento da compra é preciso ter muito cuidado”, pontua Reis. Para isso é necessário uma Pericia Automotiva profissional, como a realizada pela Super Visão

Além disso, existem procedimentos que o próprio condutor pode realizar para avaliar o bom funcionamento do carro como analisar freios, caixa de câmbio, pneus, latarias e vidros, que são imprescindíveis. Um exemplo é pisar no pedal do freio e ligar o carro, se o pedal descer um pouco e parar, fique tranquilo, o freio e as pastilhas estão em ordem.

João Roberto Reis ainda revela que é preciso que a quilometragem esteja compatível com o ano do veículo. “Em média, um carro com cinco anos, precisa ter no mínimo 90 mil rodados”, resume.

- Publicidade -

De qualquer forma, a vistoria cautelar ainda é a melhor opção, uma vez que ela resume toda a situação do veículo em um relatório, comparando os dados com os que constam nos sistemas dos órgãos competentes, como DETRAN, CIRETRAN, entre outros. E assim que a vistoria é concluída, os proprietários dos automóveis recebem um laudo técnico, um verdadeiro atestado de saúde veicular.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn