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Ford mostra a evolução dos volantes de direção nos últimos anos

A Ford divulgou uma mostra diferenciada que conta a história da evolução dos volantes de direção, uma peça essencial que também dá um charme especial ao interior do carro. Através do Mustang, apresenta padrões de design com fotos dos volantes mais representativos do modelo clássico e sempre inovador da marca.

Em cinco décadas, mais que um item fundamental na condução e segurança do veículo, a direção se tornou um elemento de conveniência, beleza e interatividade.

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No lançamento do primeiro Mustang, há 50 anos, os volantes eram grandes, finos e, além de comandar as rodas, no máximo incorporavam a buzina.

Atualmente, reúnem cada vez mais funções, acompanhando o avanço da eletrônica embarcada. Pioneiro entre os carros esportivos de massa, o “pony car” é também uma referência em design e inovações que ditaram as tendências da indústria.

Esta retrospectiva é contada cronologicamente abaixo e na coleção de fotos dos volantes mais representativos mostrada no infográfico anexo.

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1964 – A primeira geração do Mustang introduziu o padrão clássico de capô longo, cabine estreita e traseira curta que se tornou a assinatura da linha. O interior, de cockpit duplo, tinha um volante emblemático de três raios de alumínio com aro imitando madeira e a buzina no centro. Seu diâmetro grande, de 16 polegadas, facilitava as manobras, já que a assistência hidráulica era opcional.

1967 – A direção ajustável em sete posições permitia escolher a melhor posição de dirigir, além de facilitar a entrada e saída do veículo. A direção assistida com relação mais rápida (20,3:1) dava uma sensação mais esportiva.

1968 – O Mustang introduziu a coluna de direção retrátil para reduzir a possibilidade de lesão em acidentes, aumentando a segurança. O volante de dois raios também ganhou uma seção central maior e almofadada, com o controle da buzina no aro de metal.

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1974 – Na segunda geração, o Mustang II ganhou um volante de dois raios revestido em couro. A opção de direção assistida com pinhão e cremalheira permitiu a oferta de um volante menor de 15 polegadas, em vez do padrão de 16 polegadas.

1979 – O volante de dois raios foi substituído por um de quatro, mais tarde compartilhado com outros carros da Ford. Os comandos do limpador de para-brisa e faróis passaram para uma haste na coluna de direção. O piloto automático, oferecido em versões com transmissão manual, era controlado por botões no volante.

1984 – O Mustang SVO (Special Vehicle Operations), lendária versão de alta performance com motor turbo de quatro cilindros, trouxe um volante de três raios com ajuste de altura e profundidade, aro mais grosso e diâmetro menor, de pegada esportiva. Os logotipos Ford e “SVO” vinham gravados no centro do revestimento de couro.

1990 – O Mustang recebeu seu primeiro airbag de série, instalado no centro do volante. Com isso a buzina foi transferida para dois botões laterais, acionados pelos polegares do motorista. Os botões do piloto automático também ganharam uma posição mais ergonômica.

1994 – A quarta geração do Mustang fez uma homenagem ao modelo original de 1964, com cockpit duplo e formas esculpidas no painel. Vários comandos ficaram mais fáceis de usar, aumentando a praticidade e segurança. O comando da buzina voltou para o centro do volante, integrado à tampa articulada do airbag.

2005 – O volante de três raios da quinta geração do Mustang fez uma releitura do modelo 1965-1967, com raios de polímero, ou opcionalmente de alumínio. Diferentemente dos volantes em que se inspirou, era revestido em couro.

2010 – Com a tecnologia SYNC, muitos botões foram adicionados para os comandos de voz do telefone, músicas, rádio e outras funções. O emblema central de acrílico foi trocado por um de alumínio polido, estampando o cavalinho ou uma cobra, no caso do Shelby GT500. Os acabamentos de alumínio e couro davam unidade à cabine.

2013 – O volante do Mustang tornou-se o centro de controle de tecnologia do carro. Passou a incluir um botão de quatro vias, além de um “OK” para controle da tela do painel de instrumentos. Nos modelos Boss 302 e Shelby GT500, era revestido em couro Alcantara, inspirado em competições.

2015 – Na sexta geração do Mustang, o volante totalmente redesenhado incorpora até 20 botões. Os da direita comandam o SYNC e o rádio, enquanto os da esquerda controlam o piloto automático adaptativo e a tela do painel de instrumentos. Os controles de marcha no volante “paddle shift” foram oferecidos pela primeira vez no Mustang com transmissão automática.

Seu airbag circular, projetado especialmente, é o único com esse formato em toda a linha Ford. É também o volante de menor diâmetro da marca, com apenas 14 polegadas. Os raios de alumínio têm um acabamento nas bordas para que o motorista toque apenas no couro ao segurar o volante.

GT350 – Versões homologadas para as ruas que mais se aproximam de um veículo de competição, os Mustang Shelby GT350 e GT350R têm volante de base reta e revestimento em Alcantara, inspirado em carros de corrida. Seus controles permitem fazer inúmeros ajustes no veículo sem tirar as mãos do volante, incluindo nível de assistência da direção elétrica, suspensão, modos de direção e afinação do escapamento.

O GT350R tem uma faixa na parte de cima da direção para indicar o seu alinhamento. No Shelby Cobra, também é o único lugar do carro onde se encontra o seu logotipo.

 

 

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