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Volvo amplia centro logístico no Brasil e reforça agilidade de peças para a América Latina

Com 43 mil m², estrutura em São José dos Pinhais (PR) é a terceira maior da marca no mundo

A Volvo anunciou a ampliação de seu Centro de Distribuição de Peças (C3) em São José dos Pinhais (PR), reforçando a capacidade de atendimento às concessionárias e centros autorizados da marca em toda a América Latina. A iniciativa integra o ciclo de R$ 1,5 bilhão em investimentos no Brasil entre 2023 e 2025.

O C3 atende caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores Volvo, com mais de 270 pontos de entrega em toda a região, do Chile ao México. A expansão incluiu 10 mil m² adicionais, elevando a área total construída para 43 mil m², sendo 35 mil m² dedicados ao armazenamento e 3 mil m² de shelter — estrutura coberta que protege materiais e processos de intempéries e impactos.

Com a modernização, o centro passou de 60 mil para 65 mil posições de armazenagem, alcançando um inventário com mais de 4,5 milhões de componentes, distribuídos em cerca de 60 mil itens diferentes. A operação conta com 24 docas de carga e descarga, além de um pátio exclusivo para veículos e um auditório com capacidade para 147 pessoas, destinado a treinamentos e recepção de clientes.

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“A alta disponibilidade de peças traz impactos diretos na produtividade dos clientes, por isso investimos em uma estrutura mais eficiente e moderna”, afirma Luiz Bohatch, vice-presidente global de logística de pós-venda (SML) da Volvo. Ele destaca ganhos como maior agilidade nas entregas, controle de estoque mais preciso, flexibilidade logística e melhoria no aproveitamento de espaço e segurança operacional.

O novo layout interno também foi redesenhado, tornando o fluxo mais lógico e produtivo. A operação do centro funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com equipes de plantão preparadas para responder a chamados emergenciais. As entregas são realizadas por transporte rodoviário, aéreo e fluvial, garantindo cobertura ampla e eficiente em diferentes condições geográficas.

A sustentabilidade também é um dos pilares do novo projeto. Toda a iluminação da área ampliada utiliza lâmpadas LED, com arquitetura que favorece a entrada de luz natural. A Volvo implantou ainda um sistema de captação e reutilização da água da chuva, com economia média de 40 mil litros por mês, utilizada em limpeza, jardinagem e descarga dos sanitários.

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Todas as empilhadeiras e veículos operacionais do centro são elétricos, assegurando uma operação silenciosa e livre de emissões. A iniciativa reforça o compromisso ambiental da marca, alinhado aos seus valores globais e metas de sustentabilidade.

Além do centro principal no Brasil, com cerca de 140 colaboradores, a Volvo conta com armazéns regionais conectados na Argentina, Peru, Chile, Colômbia e México, que otimizam a cadeia logística nas diferentes regiões da América Latina. No mundo, os outros dois grandes centros globais da marca estão localizados na Europa e nos Estados Unidos.

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C3 – Centro de Distribuição de Peças Volvo: Base logística avançada que centraliza a distribuição de componentes e peças de reposição da marca para diferentes segmentos.

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Shelter logístico: Estrutura coberta e resistente utilizada para proteger materiais sensíveis de variações climáticas ou impactos em ambientes industriais e logísticos.

Posição de armazenagem: Local designado dentro de um sistema logístico onde cada item é organizado e rastreado para facilitar a separação, controle e expedição de peças.

Empilhadeiras elétricas: Equipamentos de movimentação de carga movidos por baterias, que não emitem poluentes e reduzem o ruído nas operações logísticas.

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