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11º Seminário AEA destaca inovação em powertrain com foco na descarbonização e soluções múltiplas para o Brasil

Especialistas reforçam que não há uma tecnologia única e que o país deve aproveitar sua matriz energética renovável para liderar a transição sustentável

Durante a 11ª edição do Seminário de Inovação em Powertrain, promovido pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, os participantes reforçaram que o caminho rumo à descarbonização no Brasil passa por uma pluralidade de soluções tecnológicas, com destaque para os biocombustíveis, veículos híbridos e eletrificação, considerando as características únicas do país.

O encontro técnico foi realizado em formato online na última quinta-feira, 26 de junho, reunindo nomes da indústria e da academia para debater o tema “Inovação e sustentabilidade: a evolução do powertrain no Brasil”. A abertura foi feita por Gábor Deak, diretor de Tecnologia e Sustentabilidade do Sindipeças, que apresentou uma retrospectiva da produção e consumo de petróleo no mundo e ressaltou a vantagem competitiva do Brasil ao contar com 89% de sua matriz energética renovável, contra apenas 1% da Arábia Saudita. Segundo Deak, “o Brasil precisa decidir-se pelos biocombustíveis”, projetando que em 2040, 88% da frota circulante nacional ainda será movida por motores a combustão interna.

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Em seguida, Natália Costa, gerente de Desenvolvimento de Produto da Daimler Truck, trouxe uma visão prática sobre os desafios do desenvolvimento de ônibus elétricos no Brasil. A engenheira destacou o avanço da eletrificação em países latino-americanos, como Chile e Colômbia, e informou que 300 ônibus elétricos entraram em circulação no Brasil em 2024, com mais 250 unidades apenas de janeiro a maio de 2025. Para ela, o segmento exige atenção especial à padronização, engenharia de dados e escalabilidade, considerando as especificidades locais como relevo, número de paradas, clima e trânsito urbano.

A abordagem sobre motores a combustão ganhou reforço com Márcio Melhorança, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Horse Latam, que destacou o papel estratégico da nacionalização de motores eficientes. Ele detalhou os propulsores GDI Turbo HR10 e HR13, destacando a aplicação da tecnologia Range Extender – um sistema híbrido desenvolvido no Brasil com motor Horse integrado a um gerador e bateria elétrica da WEG, capaz de ampliar a autonomia e reduzir o consumo em veículos eletrificados.

Representando a Fundação de Apoio à Pesquisa da UFMG, Ana Eliza Braga apresentou uma atualização sobre as linhas IV, V e VI dos Programas Prioritários do Mover, programa federal que orienta investimentos em inovação automotiva com foco na sustentabilidade, eficiência energética e uso de novas tecnologias. O conteúdo abordou os avanços na regulamentação e os incentivos previstos para estimular a indústria nacional.

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Encerrando o ciclo de apresentações, Cristiano Zia, da Cummins, trouxe uma visão detalhada sobre o MAR II, legislação ambiental em fase de elaboração entre AEA e governo federal. A proposta mira a redução de emissões em máquinas e implementos agrícolas e de construção, exigindo motores mais eficientes e tecnologias embarcadas avançadas para atender os novos patamares ambientais.

O seminário foi finalizado com uma mesa de debates técnicos entre os cinco palestrantes, mediada por Ricardo França, da Innospec, proporcionando uma troca de visões e experiências sobre o presente e o futuro dos powertrains no Brasil. O consenso foi de que a transição energética brasileira exige soluções adaptadas à realidade local, aproveitando a diversidade de fontes e tecnologias disponíveis.

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Powertrain – Conjunto de componentes responsáveis por gerar e transmitir potência ao veículo, incluindo motor, transmissão e sistemas auxiliares.

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Range Extender – Tecnologia usada em veículos híbridos que utiliza um pequeno motor a combustão para recarregar a bateria elétrica e ampliar a autonomia.

Matriz energética renovável – Conjunto de fontes de energia baseadas em recursos naturais que se regeneram, como etanol, biodiesel, energia solar, eólica e hidráulica.

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