Maior operação de entrega única de veículos no Brasil traz 7.292 automóveis chineses, em sua maioria híbridos plug-in, e supera recorde anterior de 5.500 unidades
O maior navio de carga do mundo realizou recentemente a maior operação comercial de entrega única de veículos já registrada no Brasil, desembarcando 7.292 automóveis de uma fabricante chinesa. A maior parte desses veículos é composta por modelos eletrificados, com destaque para os híbridos plug-in, categoria que vem ganhando protagonismo no mercado nacional.
A operação superou o recorde anterior, de 5.500 unidades entregues em um único lote, registrado há aproximadamente um ano. O novo patamar não apenas evidencia a capacidade logística ampliada das montadoras chinesas, como também reflete a crescente demanda brasileira por veículos eletrificados, especialmente os que combinam eficiência e flexibilidade de abastecimento.
Para Ricardo Roa, sócio-líder do setor automotivo da KPMG no Brasil, o movimento confirma uma tendência de transição no perfil do consumidor. “Está ocorrendo um aumento no consumo dos veículos eletrificados, principalmente nos veículos híbridos plug-in, que combinam tanto motor a combustão como motor elétrico, mas que ainda precisam de uma mudança do perfil de compra do consumidor, bem como melhoria da infraestrutura para avanço desse nicho de mercado”, explica.
Segundo levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os dados de emplacamentos no primeiro semestre de 2025 mostram que as vendas de veículos eletrificados (excluindo os híbridos leves) cresceram cerca de 9,5% em relação ao mesmo período de 2024. Quando incluídos os modelos MHEV (híbridos leves), o crescimento ultrapassa 40%, sinalizando um avanço expressivo no interesse do consumidor por opções mais sustentáveis.
No acumulado até junho, os veículos eletrificados – somando híbridos, híbridos plug-in e elétricos puros – já representam 10,09% de todos os automóveis e comerciais leves emplacados no país. Esse número demonstra uma mudança estrutural na frota brasileira, puxada principalmente pelos modelos híbridos plug-in, que oferecem um meio-termo entre combustão e eletrificação total.
Mesmo com esse crescimento, especialistas alertam para gargalos estruturais que ainda limitam o avanço dos veículos elétricos puros, como a infraestrutura de recarga, política de incentivos e custo elevado de aquisição. Nesse cenário, os híbridos plug-in se posicionam como opção intermediária mais acessível e com menor dependência da rede de recarga pública.
A participação de marcas chinesas nesse avanço é cada vez mais evidente. Com produção em larga escala, domínio tecnológico e modelos competitivos, montadoras asiáticas vêm ganhando espaço nas ruas brasileiras e ampliando suas operações logísticas e comerciais no país.
Essa movimentação inédita no porto brasileiro simboliza não apenas uma operação logística histórica, mas também um marco no avanço da eletromobilidade nacional, que tende a acelerar nos próximos trimestres com novas chegadas, acordos comerciais e abertura de centros de distribuição e pós-venda focados em eletrificados.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Híbrido plug-in (PHEV) – Veículo que utiliza motor a combustão e motor elétrico, podendo ser recarregado em tomadas externas e oferecendo autonomia elétrica entre 40 e 100 km, dependendo do modelo.
MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) – Híbrido leve que utiliza um sistema elétrico de 48V para auxiliar o motor a combustão, não sendo capaz de tração elétrica independente, mas melhorando consumo e emissões.
Emplacamento – Processo de registro obrigatório de um veículo, que gera a placa com identificação única e permite sua circulação legal no território nacional.
Infraestrutura de recarga – Conjunto de estações de carregamento e rede elétrica necessária para abastecer veículos elétricos, considerada fundamental para a expansão da eletromobilidade.