Com foco em sustentabilidade e inovação, a thyssenkrupp Springs & Stabilizers inicia homologação de um novo aço com matéria-prima 100% reciclada e energia renovável, garantindo resistência e durabilidade equivalentes às soluções convencionais.
A thyssenkrupp, por meio de sua divisão Springs & Stabilizers, está avançando no desenvolvimento de uma nova solução de suspensão automotiva mais sustentável, em colaboração com a ArcelorMittal, líder mundial na produção de aço. O projeto resulta na Barra Chata Mola XCarb®, componente desenvolvido com aço 100% reciclado e produzido integralmente com energia renovável, alinhando desempenho técnico a uma redução significativa da pegada de carbono.
A nova barra está em fase de homologação para aplicação nos feixes de molas que a thyssenkrupp fornece tanto para montadoras quanto para o mercado de reposição no Brasil. Essa iniciativa se insere no contexto de estratégias globais das duas empresas, que têm metas ambiciosas de descarbonização industrial.
Segundo o CEO da thyssenkrupp Springs & Stabilizers, Alessandro Alves, o novo produto “minimiza a pegada de carbono na cadeia automotiva e contribui diretamente para a economia circular”, além de manter a mesma resistência, durabilidade e performance do aço convencional, o que assegura a confiabilidade mecânica necessária para o setor automotivo.
As metas globais de sustentabilidade da thyssenkrupp e ArcelorMittal também se refletem nesse projeto. Até 2030, a thyssenkrupp pretende reduzir em 30% suas emissões diretas de CO₂, relacionadas à produção e ao consumo de energia. Já a ArcelorMittal visa diminuir em 25% suas emissões nos escopos 1 e 2, trabalhando na substituição de fontes energéticas tradicionais por alternativas mais limpas.
A tecnologia XCarb® da ArcelorMittal é fruto de um processo de fabricação que valoriza tanto a reciclagem de materiais quanto o uso exclusivo de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, como solar, eólica e hídrica. Esse processo possibilita a produção de aços com emissão quase nula de carbono, mantendo os requisitos de qualidade e desempenho exigidos pela indústria automotiva.
Além de sua aplicação no aftermarket, a nova solução já está disponível para integração em projetos das montadoras parceiras da thyssenkrupp no Brasil, o que pode acelerar a transição para uma cadeia de suprimentos mais verde em diferentes plataformas veiculares.
O desenvolvimento da Barra Chata Mola XCarb® reforça o posicionamento da thyssenkrupp como parceira estratégica da indústria automotiva na transição energética e na busca por materiais mais sustentáveis, sem abrir mão do desempenho e da segurança veicular.
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Barra Chata – Elemento metálico de seção transversal retangular, amplamente utilizado em feixes de molas de suspensão.
XCarb® – Marca registrada da ArcelorMittal para aços com baixa ou zero emissão de carbono, obtidos com reciclagem e energia renovável.
Feixe de molas – Conjunto de lâminas de aço empilhadas que absorvem impactos e sustentam o peso do veículo, comum em veículos comerciais.
Escopos 1 e 2 – Classificação internacional de emissões: escopo 1 refere-se às emissões diretas da empresa, enquanto escopo 2 são as indiretas relacionadas ao consumo de energia.