O sistema start-stop, que desliga automaticamente o motor do carro em paradas rápidas, como semáforos ou engarrafamentos, se tornou uma tecnologia comum em veículos modernos. Seu principal objetivo é a economia de combustível e a redução de emissões de poluentes em ambientes urbanos, onde o motor passaria boa parte do tempo em marcha lenta.
A operação do start-stop é controlada por uma central eletrônica que monitora diversos fatores do veículo. O sistema só entra em ação se as condições forem ideais, checando se o motorista está com o pé no freio, se a temperatura do motor está correta, se a bateria tem carga suficiente e se o ar-condicionado não está com uma demanda muito alta. Quando todos esses parâmetros estão dentro do ideal, a ignição é cortada. Assim que o motorista retira o pé do freio ou pisa na embreagem (em carros com câmbio manual), o motor é religado de forma quase instantânea.
Apesar da praticidade e dos benefícios ambientais, o sistema start-stop demanda componentes específicos e uma manutenção adequada. Ele exige o uso de baterias de tecnologia avançada, como as do tipo AGM ou EFB, que são projetadas para suportar os inúmeros ciclos de carga e descarga intensos gerados pela constante ativação e desativação do motor. O uso de uma bateria comum pode levar a falhas prematuras do componente e, consequentemente, do sistema. Além disso, o motor de partida também é reforçado para suportar dezenas de acionamentos diários.
Para aqueles que não se adaptam à sensação do motor desligando e religando a todo momento, a maioria dos carros equipados com essa tecnologia oferece um botão para desligar o start-stop temporariamente. Ou seja, o sistema funciona de forma eficiente, desde que a manutenção seja a correta, garantindo que os componentes específicos estejam em bom estado.
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Start-stop – Sistema de gestão de energia que desliga o motor do veículo em paradas curtas para economizar combustível e reduzir as emissões de gases poluentes, religando-o automaticamente quando o motorista volta a acelerar.
Bateria AGM (Absorbent Glass Mat) – Tipo de bateria de chumbo-ácido com eletrólito absorvido em mantas de fibra de vidro, o que a torna mais resistente a vibrações e permite que ela suporte mais ciclos de carga e descarga, sendo ideal para sistemas start-stop.
Bateria EFB (Enhanced Flooded Battery) – Bateria aprimorada com tecnologia de chumbo-ácido que oferece maior durabilidade e capacidade de suportar ciclos de carga e descarga mais profundos que as baterias convencionais, sendo uma opção para veículos com start-stop.
Motor de partida – Componente elétrico responsável por girar o virabrequim para dar a partida no motor de combustão interna. Em veículos com start-stop, é um componente mais robusto para aguentar o maior número de acionamentos.