A oitava edição da Shell Eco-marathon Brasil terminou em 28 de agosto no Rio de Janeiro com resultados históricos. Pela primeira vez, todas as categorias tiveram vencedores. A equipe Milhagem, da UFMG, foi o grande destaque, vencendo nas categorias Protótipo – Bateria Elétrica e Conceito Urbano – Combustão Interna. Outro recorde foi da equipe Drop Team, do IFRS Erechim, que se tornou pentacampeã e atingiu a marca de 699 km/l.
A oitava edição da Shell Eco-marathon Brasil chegou ao fim nesta quinta-feira (28), no Pier Mauá (RJ), com conquistas históricas. O evento reuniu um número recorde de 43 equipes e, pela primeira vez na história da competição, todas as categorias de eficiência energética tiveram vencedores. A competição reuniu mais de mil estudantes e visitantes para promover a inovação na mobilidade sustentável.
A grande campeã da competição foi a equipe Milhagem, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que conquistou o primeiro lugar em duas categorias. Na categoria Protótipo – Bateria Elétrica, o time venceu com a impressionante marca de 373,7 km/kWh, o equivalente a ir do Rio de Janeiro a Ouro Preto (MG) com apenas 1 kWh de energia. Na categoria Conceito Urbano – Combustão Interna, a equipe também levou a melhor, com 54 km/l.
“Foi um ano de muito trabalho e grandes melhorias. Ainda não consigo acreditar em tudo isso”, celebrou Thiago Carvalho, capitão da equipe Milhagem.
Outra equipe que fez história foi a Drop Team, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS Erechim), que se tornou pentacampeã e bicampeã consecutiva da Shell Eco-marathon Brasil. O grupo venceu na categoria Protótipo – Combustão Interna com a marca de 699 km/l, o equivalente a uma viagem de São Paulo a Florianópolis com apenas um litro de combustível.
A edição de 2025 também foi marcada por um feito inédito: a equipe GCEE foi a primeira da história da competição no Brasil a completar o percurso com um carro de Conceito Urbano movido a hidrogênio.
Para Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Marca da Shell Brasil, a edição foi além das expectativas. “Esperamos que isso sirva de inspiração para uma nova geração de engenheiros, cientistas e jovens que vão ajudar a encontrar soluções energéticas para o futuro do país e do mundo”, destacou.
Equipes Vencedoras – Shell Eco-marathon Brasil 2025
Protótipo – Bateria Elétrica
- Milhagem UFMG BE (UFMG): 373,7 km/kWh
- Borregos Racing (ITESM Aguascalientes): 373,2 km/kWh
- E3 – Equipe de Eficiência Energética (UFSC Florianópolis): 313 km/kWh
Protótipo – Combustão Interna
- Drop Team (IFRS Erechim): 699 km/l
- Pato a Jato (UTFPR Pato Branco): 521 km/l
- Pé Vermelho Efficiency Team (UTFPR Medianeira): 134 km/l
Protótipo – Hidrogênio
- Eco Octano UFPR Hidrogênio (UFPR): 132 km/m³
Conceito Urbano – Bateria
- Green E-car (UTFPR Medianeira): 25 km/kWh
Conceito Urbano – Combustão Interna
- Milhagem UFMG ICE (UFMG): 54 km/l
- Equipe ECOFET UC (CEFET MG): 43 km/l
Conceito Urbano – Hidrogênio
- GCEE (Unioeste Foz do Iguaçu): 61 km/m³
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Shell Eco-marathon – Uma competição global que desafia estudantes a projetar e construir veículos que viajem a maior distância possível com o mínimo de energia. A competição visa inspirar a busca por soluções de mobilidade sustentável.
Protótipo – Categoria de veículos da competição que prioriza a aerodinâmica e o design futurista, otimizando a eficiência energética.
Conceito Urbano – Categoria que simula veículos de uso diário. Os carros têm um design mais convencional e se assemelham a veículos de rua.