Líder em sistemas de transmissão de baixa emissão revelará na IAA Summit 2025 um novo sistema híbrido que permite que montadoras convertam plataformas de veículos elétricos a bateria (BEV) em carros híbridos. A tecnologia, chamada de Future Hybrid System
, é um trem de força “tudo em um”, combinando motor, transmissão, propulsor e eletrônica de potência em um único sistema. A solução oferece uma maneira acessível de criar veículos híbridos, híbridos plug-in
e elétricos de autonomia estendida.
A Horse Powertrain, líder em sistemas de transmissão inovadores, revelará as especificações de seu Future Hybrid System
na IAA Summit 2025. O sistema, que substitui a unidade de tração elétrica frontal dos BEVs, oferece uma forma eficaz e econômica de transformar veículos elétricos puros em híbridos (HEVs), híbridos plug-in (PHEVs) e elétricos de autonomia estendida (REEVs).
O Future Hybrid System
é a principal solução da família X-Range, uma categoria de tecnologias desenvolvida para enriquecer plataformas de veículos elétricos com combustão e sistemas híbridos. A empresa apresentará duas variantes:
- Performance: com 740 mm de largura e que emprega dois motores em uma configuração
P1 + P3
. - Ultracompacto: com 650 mm de largura e que usa um motor em configuração
P2
.
Ambas as versões utilizam um motor 1.5 de quatro cilindros e uma transmissão híbrida dedicada, além de eletrônica de potência necessária para motores híbridos. O sistema foi projetado para ser integrado com componentes como conversores, carregadores e um booster de carga de 800 V, otimizando o desempenho em baixas tensões.
Segundo o CEO da Horse Powertrain, Matias Giannini, a solução Future Hybrid System
permite que as montadoras acelerem a eletrificação de suas linhas de produtos sem gastar recursos na criação de novas categorias de motores. A tecnologia permite que as empresas maximizem o retorno sobre o investimento em plataformas elétricas existentes, focando em diferenciais como design, software e eletrificação completa.
A empresa estuda variantes adicionais do sistema, incluindo opções de três cilindros, que podem reduzir ainda mais a largura da unidade. A tecnologia será lançada em 2027.
Análise do Mecânica Online
A apresentação do Future Hybrid System
mostra uma abordagem estratégica e inteligente para o dilema da transição energética no setor automotivo. Em vez de forçar a substituição completa dos veículos a combustão pelos elétricos puros, a Horse Powertrain oferece uma ponte tecnológica que permite que as montadoras aproveitem as plataformas de veículos elétricos já existentes e as convertam em híbridos. Essa solução é ideal para mercados onde a infraestrutura de recarga ainda é limitada ou onde o custo de baterias de alta capacidade é um fator limitante.
A grande inovação está na simplicidade e na compacidade do sistema. Ao integrar motor, transmissão e eletrônica em uma única unidade, a empresa elimina a complexidade de adaptação, reduzindo o tempo e o custo de desenvolvimento para as montadoras. A capacidade de usar o sistema em diferentes configurações (P1 + P3
ou P2
) e em veículos com tração integral demonstra a versatilidade da tecnologia. A compatibilidade com diversos combustíveis, como etanol e combustíveis sintéticos, é um ponto crucial, especialmente para mercados como o brasileiro. Essa tecnologia não apenas facilita o acesso à eletrificação, mas também oferece uma solução prática e flexível para o futuro da mobilidade.
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BEV (Battery Electric Vehicle): Veículo totalmente elétrico, que funciona exclusivamente com baterias e motores elétricos, sem motor a combustão.
PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle): Veículo híbrido cuja bateria pode ser recarregada em uma tomada externa, permitindo que ele rode por uma certa distância apenas com eletricidade.
REEV (Range-extended Electric Vehicle): Veículo elétrico com um pequeno motor a combustão que funciona exclusivamente como um gerador de eletricidade para recarregar as baterias, estendendo a autonomia.
OEM (Original Equipment Manufacturer): Fabricante de equipamento original, termo usado para se referir às grandes montadoras de veículos.
Configuração P1 + P3 e P2: Diferentes arranjos de motores elétricos e a combustão dentro do trem de força. O P1
se refere a um motor elétrico acoplado ao virabrequim do motor a combustão, enquanto o P3
se refere a um motor elétrico acoplado ao eixo de saída da transmissão. O P2
se refere a um único motor elétrico posicionado entre o motor e a transmissão.