A Chevrolet lança o Spark EUV no Brasil com a missão de democratizar a eletrificação. Posicionado como um SUV elétrico acessível e inteligente, o modelo se destaca pelo projeto global com validação local, design robusto, interior espaçoso e tecnologia de ponta. O Spark EUV será produzido na antiga fábrica da Troller, no Ceará, em parceria com a Comexport, o que reforça a presença da marca no crescente segmento de carros elétricos no país.
O mercado de carros elétricos no Brasil continua em forte expansão. A Chevrolet aproveita esse cenário para apresentar o Spark EUV, o seu primeiro SUV elétrico acessível e inteligente.
Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul, destaca que o Spark EUV tem a missão de democratizar a eletrificação. Ele é um SUV elétrico inédito no segmento de entrada, oferecido por uma marca consolidada.
O projeto do carro é global, mas contou com a participação da engenharia da GM América do Sul. Foram mais de 150 mil quilômetros de testes em diversas condições, do trânsito de São Paulo às estradas do Peru.
Graças a esse trabalho, o Spark EUV oferece dirigibilidade refinada e robustez estrutural superior. Sua altura em relação ao solo é ideal para enfrentar as irregularidades típicas do asfalto brasileiro.
Com a versão Activ, exclusiva para a região, o Spark EUV combina praticidade e inovação. O design boxy reforça a robustez de um SUV, e o interior foi pensado para maximizar espaço e conforto.
A tecnologia é um diferencial do modelo, que traz o pacote Chevrolet Intelligent Driving com recursos avançados de assistência. O sistema Smart Welcome reconhece o motorista pela chave, preparando o veículo para a partida.
O motor 100% elétrico oferece torque imediato de 180 Nm (18,4 kgfm), garantindo respostas ágeis no uso urbano. A bateria de 42 kWh tem autonomia de 258 km pelo ciclo do Inmetro, suficiente para rodar quase uma semana.
O interior do Spark EUV surpreende pelo aproveitamento de espaço. O assoalho plano e o teto elevado garantem conforto para os quatro passageiros. O volume total do carro disponível para passageiros e bagagem é de 67%, uma proporção superior à média dos hatches.
É o único da categoria com dois porta-malas: 355 litros no compartimento traseiro, que podem chegar a 916 litros com os bancos rebatidos, e mais 35 litros sob o capô dianteiro, ideais para guardar o cabo de recarga.
A cabine se destaca pela qualidade e atenção aos detalhes. O painel digital configurável de 8,8” e a central multimídia de 10,1” com Android Auto/Apple CarPlay organizam as funções de forma clara e intuitiva.
O computador de bordo oferece informações como o percentual de potência instantânea e as rotações por minuto, permitindo uma condução mais eficiente. Como todo EV, ele tem uma única marcha, garantindo respostas rápidas.
O Spark EUV aposta em um design divertido e robusto. A carroceria integra elementos como iluminação full LED, rodas de 16 polegadas e para-choques que remetem a utilitários off-road. As molduras “quadradas” nas caixas de roda reforçam o estilo aventureiro.
Não há opcionais, todos os itens são de série. O Spark EUV Activ conta com seis airbags, banco do motorista com ajuste elétrico, câmera 360°, freio de estacionamento eletrônico e controle de cruzeiro adaptativo, um pacote completo de segurança.
Entre os recursos inteligentes, o ar-condicionado digital possui modos pré-programados para situações específicas. Um exemplo é o modo chuva, que direciona o fluxo de ventilação para evitar o embaçamento dos vidros.
O sistema Smart Welcome interage com o motorista ao se aproximar com a chave inteligente. Ele aciona a iluminação de boas-vindas e destrava as portas, iniciando o carro ao pressionar o freio, sem precisar de botões.
A Chevrolet confirmou que o Spark EUV será produzido no Brasil, na antiga fábrica da Troller em Horizonte (CE). O local foi adquirido pela brasileira Comexport, que fará a montagem do veículo em parceria com a GM.
A produção, prevista para começar ainda em 2025, terá uma capacidade inicial de 100 carros por semana. A Comexport importará os carros desmontados da SAIC, parceira da GM em uma joint-venture desde 2002.
A Comexport será responsável pela montagem final na fábrica do Ceará, e a Chevrolet comprará os veículos prontos para a venda. O plano é começar com o processo SKD (semi knocked-down), que significa “parcialmente desmontado”.
A decisão da Chevrolet de produzir um SUV elétrico acessível no Brasil, em parceria com uma empresa local, é um movimento estratégico para se antecipar no mercado de eletrificação. A marca entende que, para popularizar a tecnologia, é preciso ir além da importação e criar uma cadeia produtiva no país, tornando o produto mais competitivo e confiável.
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SUV – sigla para Sport Utility Vehicle, um tipo de veículo que combina características de um carro de passeio com a robustez e a altura de um utilitário.
Torque – força de rotação de um motor, medida em Nm ou kgfm, que determina a capacidade de um veículo de acelerar e puxar peso.
Joint-venture – tipo de parceria comercial entre duas ou mais empresas que se unem para realizar um projeto específico, compartilhando riscos e lucros.
SKD (semi knocked-down) – processo de montagem de veículos no qual as peças chegam importadas, mas já pré-montadas, para finalização na fábrica local.