O Brasil dá um passo histórico em direção à mobilidade elétrica ao adotar um comboio oficial totalmente elétrico para a Presidência e Vice-Presidência da República. A iniciativa é resultado de uma parceria estratégica entre a General Motors, que forneceu quatro unidades do Chevrolet Blazer EV, e a WEG, que instalou a infraestrutura de recarga necessária no Palácio do Planalto. O projeto, cedido em regime de comodato, alinha o Brasil aos compromissos globais de descarbonização, mostrando a viabilidade da eletrificação em frotas governamentais e de alto nível.
O Brasil agora conta com um comboio oficial totalmente elétrico para a Presidência e a Vice-Presidência da República, uma iniciativa pioneira que o coloca como referência global. A ação é fruto de uma parceria entre a General Motors e a WEG, que forneceu a infraestrutura de recarga.
A GM cedeu quatro unidades do Chevrolet Blazer EV na versão RS, o SUV 100% elétrico mais avançado da marca no país. Esses veículos, com autonomia de até 481 km (Inmetro), são baseados na plataforma global de baterias da GM, que serve de base para a nova geração de carros elétricos da empresa.
A versão RS, única disponibilizada no Brasil e importada do México, conta com motor elétrico instalado no eixo traseiro, capaz de entregar o equivalente a 347 cv de potência e 44,8 kgfm de torque. De acordo com a General Motors, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos e alcança velocidade máxima de 190 km/h, com tração traseira.
O modelo apresenta uma das maiores autonomias entre os SUVs elétricos vendidos no Brasil. Segundo a Chevrolet, as recargas podem ser realizadas a até 22 kW em corrente alternada (AC) e a até 190 kW em corrente contínua (DC), garantindo maior praticidade no uso diário.
Entre os itens de segurança, o Blazer EV RS oferece frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, alerta de colisão dianteira e de abertura de portas, assistente de tráfego cruzado dianteiro e traseiro, assistente de estacionamento, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa com correção de rota e faróis inteligentes.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, em regime de comodato, quatro unidades do Chevrolet Blazer EV fornecidas pela General Motors. Com isso, o Brasil passa a contar com a primeira frota presidencial 100% eletrificada do mundo. O SUV elétrico é comercializado nas concessionárias da marca por R$ 503.190.
A iniciativa marca um avanço importante na modernização da frota governamental e está em sintonia com a transição energética nacional e com as políticas públicas para redução de emissões de carbono.
A infraestrutura de recarga foi instalada no Palácio do Planalto em parceria com a WEG. A empresa forneceu dois carregadores convencionais (AC) e um rápido (DC), garantindo agilidade e eficiência para o uso diário dos veículos.
Fabio Rua, vice-presidente da General Motors América do Sul, afirma que a incorporação do Blazer EV na frota oficial reforça o avanço da eletrificação no Brasil e mostra que a tecnologia já está pronta para atender a diferentes necessidades de mobilidade. Ele reforça o alinhamento da GM com a meta global da empresa de neutralizar as emissões até 2040.
Carlos José Bastos Grillo, Diretor Superintendente de Digital e Sistemas da WEG, destaca o orgulho da empresa em contribuir com soluções que aceleram a transição energética no Brasil. Ele afirma que o projeto conjunto com a GM reforça o compromisso da WEG com a mobilidade elétrica.
A ação também está alinhada à rota estratégica da Anfavea, que projeta que veículos eletrificados alcançarão 80% das vendas de veículos leves no Brasil até 2040. Igor Calvet, presidente da associação, reforça a importância de um ecossistema completo, que inclui infraestrutura e políticas públicas como o Programa Mover, para viabilizar essa transformação.
Os veículos e os carregadores foram cedidos ao Governo Federal por meio de um contrato de comodato, com validade de um ano e possibilidade de renovação, sem custos para o poder público.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Comodato: Contrato pelo qual uma das partes empresta gratuitamente à outra um bem não fungível (que não pode ser substituído por outro de mesma espécie, qualidade e quantidade).
Blazer EV RS: A versão RS do Blazer EV é a mais esportiva, com foco em design e desempenho.
Carregador AC (Corrente Alternada): Tipo de carregador mais comum, usado em residências e locais de trabalho. É mais lento que os carregadores DC.
Carregador DC (Corrente Contínua): Tipo de carregador rápido, encontrado em postos de recarga. Permite um carregamento significativamente mais rápido da bateria do veículo.