Iniciada em maio de 2022, a expansão da rede de carregamento rápido no Brasil já totaliza 75 eletropostos em 18 estados, cobrindo mais de 31 mil km de rodovias. A infraestrutura, que recebeu um investimento de cerca de R$ 70 milhões, é celebrada por trazer segurança aos proprietários de carros elétricos, tendo registrado mais de 308 mil recargas por 50 mil usuários cadastrados.
A expansão da infraestrutura de carregamento rápido de veículos elétricos no Brasil atingiu um marco significativo, com a instalação de 75 eletropostos que cobrem mais de 31 mil km de rodovias nacionais. O projeto, iniciado em 8 de maio de 2022 pela Volvo Car Brasil, nasceu para conectar as capitais São Paulo e Curitiba (PR), com o primeiro ponto em Cajati (SP).
Em pouco mais de dois anos, a rede se expandiu por 18 estados brasileiros, consolidando-se como um dos maiores investimentos em mobilidade elétrica do país. O aporte financeiro total realizado pela Volvo Car Brasil foi de cerca de R$ 70 milhões ao longo dos últimos três anos, auxiliando a movimentar a economia nas cinco regiões do país.
O sucesso do projeto é evidenciado pelos números de utilização do aplicativo Volvo Car Eletropostos, que já conta com 50 mil usuários cadastrados. Juntos, esses usuários já realizaram a impressionante marca de 308.399 recargas em toda a rede nacional da marca.
O total de energia consumida nesses carregamentos ultrapassou a marca de 4.043.766,65 kWh (quilowatt-hora), um volume robusto que atesta a escala da operação. O quilowatt-hora (kWh) é a unidade que mede a energia e é essencial para o carregamento dos veículos.
Para se ter uma ideia mais clara da magnitude desse consumo, essa quantidade de energia seria suficiente para carregar 57.971 unidades do modelo EX30, considerando sua bateria de 69 kWh.
A mesma quantidade de energia daria conta de recarregar 48.780 unidades dos modelos EX40 e EC40 na versão Ultra, além de 36.036 do modelo EX90. Estes dados demonstram o volume de eletricidade injetado na frota de veículos elétricos em circulação.
Guilherme Galhardo, Head de eletrificação e diretor de digital da Volvo Car Brasil, comemorou o sucesso do projeto, intensificado nos últimos anos, e reforçou o principal objetivo. “O mais importante é saber que trazemos segurança para os donos de carros elétricos, ao cobrir mais de 31 mil km de estradas no Brasil“, conta.
O executivo também citou a amplitude da interligação, conectando a maior rota possível para um veículo elétrico no país, ligando Pelotas (RS) a Jericoacoara (CE). Este trajeto, que percorre mais de 5.5431 km pelo litoral brasileiro, atesta a abrangência da infraestrutura.
Uma das grandes novidades implementadas para otimizar o uso foi a tecnologia Autocharge, que passou a funcionar na rede de eletropostos desde agosto. Este sistema é capaz de identificar o veículo assim que o plug é conectado.
Com o Autocharge, o motorista poupa etapas como a necessidade de localizar o carregador manualmente ou iniciar a recarga via aplicativo, otimizando o processo. A funcionalidade visa aprimorar a experiência do usuário e reduzir o tempo de espera.
Neste primeiro momento, a funcionalidade Autocharge está disponível de forma exclusiva para proprietários de veículos da Volvo. Em uma segunda fase de implementação, todos os donos de carros elétricos poderão utilizar a nova tecnologia nos eletropostos da marca.
Desde julho de 2024, os eletropostos da marca sueca passaram a ser gratuitos para proprietários de carros Volvo, um forte diferencial estratégico. Os 75 eletropostos somam um total de 145 conectores de carga rápida disponíveis.
O contexto brasileiro demonstra uma aceitação crescente da tecnologia, com o modelo EX30 figurando como o quarto carro elétrico mais vendido do país, reforçando a validade do investimento em infraestrutura.
Em uma análise estratégica, a Volvo Car Brasil não apenas investe em seu próprio segmento de mercado, mas também promove a eletrificação do país. O diretor da marca avalia que seu sonho é que “cada vez mais empresas invistam na infraestrutura de carregamento no Brasil“.
Para a utilização da rede, o aplicativo Volvo Car Eletropostos permite consultar a potência em kW dos carregadores, que indica a velocidade de recarga. O aplicativo também permite reservar os conectores de carga rápida por até 20 minutos antes da chegada ao local.
A extensa lista de eletropostos instalados abrange todas as cinco regiões do país, com pontos em locais estratégicos como hotéis, shoppings e postos de serviço, facilitando viagens de longa distância e o planejamento de rotas, como mostram os dados de recargas.
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Eletroposto – Estação de abastecimento projetada para fornecer energia elétrica a veículos elétricos ou híbridos plug-in, também chamada de ponto de recarga.
kWh (Quilowatt-hora) – Unidade de medida de energia. Um kWh equivale à energia consumida por um aparelho de 1.000 watts (1 kW) funcionando durante uma hora.
kW (Quilowatt) – Unidade de medida de potência. No contexto de carregamento, o kW indica a velocidade ou a taxa com que a energia é fornecida à bateria do veículo.
Autocharge – Tecnologia que permite ao veículo elétrico iniciar automaticamente a recarga e a comunicação com o eletroposto logo após a conexão do cabo, sem a necessidade de autenticação manual via aplicativo ou cartão.