A multinacional Tupy foi agraciada com uma menção honrosa no SIMEA 2025 — Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, na categoria Manufatura e Materiais. O estudo comparativo, realizado com o IPT, provou que o ferro fundido oferece durabilidade superior aos aços em motores a hidrogênio, reforçando o papel do material na descarbonização viável e competitiva do transporte pesado.
A multinacional Tupy foi reconhecida com uma menção honrosa no SIMEA 2025 — Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).
O reconhecimento foi concedido na concorrida categoria Manufatura e Materiais, destacando a relevância da pesquisa em ciência de materiais para o futuro do setor.
O trabalho técnico premiado é intitulado “Motores a Hidrogênio de Alta Durabilidade: Um Estudo Comparativo entre Ferros Fundidos e Aços”.
O estudo da Tupy foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), unindo a indústria e a academia no esforço de inovação.
A pesquisa se concentrou em analisar a durabilidade de componentes de motores que utilizam hidrogênio sob diferentes e exigentes condições de operação.
O ponto crucial da análise foi a comparação direta do desempenho de ligas de ferro fundido contra o de aços de alta resistência ao serem expostas ao hidrogênio.
Os resultados obtidos indicaram um desafio para os materiais de alta resistência: os aços sofreram altos níveis de fragilização devido à penetração do hidrogênio.
Em contrapartida, as ligas de ferro fundido, material tradicionalmente utilizado pela Tupy, mantiveram suas propriedades mecânicas praticamente inalteradas.
Essa resiliência do ferro fundido oferece uma alternativa promissora e de alta durabilidade para a fabricação de componentes críticos em motores a hidrogênio.
André Ferrarese, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Disruptivo da Tupy, afirmou que a menção honrosa reconhece a relevância científica e tecnológica do trabalho.
O executivo destacou que a iniciativa dialoga diretamente com os desafios globais da mobilidade sustentável e integra a estratégia de P&D da empresa.
A estratégia da Tupy está voltada ao desenvolvimento de soluções e materiais que viabilizem a descarbonização viável no setor de transportes, especialmente no segmento pesado.
Ferrarese reforçou que o ferro fundido pode, e deve, desempenhar um papel decisivo na transição energética, oferecendo desempenho, durabilidade e competitividade ao transporte de cargas.
O estudo integra os esforços globais da Tupy em alternativas de baixo carbono para o transporte pesado, um segmento que demanda soluções robustas e sustentáveis.
O motor de combustão a hidrogênio surge, neste contexto, como uma opção eficiente e mais simples de ser implementada do que outras rotas de descarbonização em veículos de grande porte.
A parceria no desenvolvimento da tecnologia é global, incluindo a empresa austríaca AVL e a canadense Westport no time de colaboradores.
A colaboração aplicou a tecnologia de injeção direta de hidrogênio a alta pressão, uma inovação que garante aos motores HICE desempenho térmico superior ao dos motores a diesel.
A relevância do trabalho foi confirmada com sua publicação internacional nos anais do Congresso Internacional de Motores de 2024 (Internationaler Motorenkongress 2024), atestando a qualidade da pesquisa.
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Fragilização por Hidrogênio – Processo de degradação em metais, onde a penetração de átomos de hidrogênio no material causa perda de ductilidade e torna o componente suscetível à fratura sob tensão.
Motor de Combustão a Hidrogênio (HICE) – Motor de combustão interna adaptado para queimar hidrogênio gasoso. Emite primariamente vapor d’água, sendo uma tecnologia de baixo carbono para o setor automotivo.
Injeção Direta de Alta Pressão – Tecnologia de alimentação que injeta o combustível, neste caso o hidrogênio, diretamente na câmara de combustão sob alta pressão. Aumenta a eficiência térmica e a potência do motor.
Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) – Entidade brasileira responsável por promover o SIMEA, um dos mais importantes fóruns do país para discussão e apresentação de trabalhos técnicos em engenharia e tecnologia automotiva.