quarta-feira, 8 outubro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Veículos eletrificados leves atingem novo recorde de vendas e comerciais leves elétricos disparam 51% em 2025

O mercado brasileiro de veículos leves eletrificados mantém um ritmo de crescimento consistente, impulsionado pela alta nas vendas de veículos plug-in e pelo avanço notável dos comerciais leves elétricos.

As vendas totais de veículos leves eletrificados atingiram um novo recorde em setembro de 2025, com 21.515 emplacamentos, refletindo um crescimento de 62% sobre o mesmo mês de 2024 e consolidando a participação de mercado em 9,3%. O grande destaque do acumulado de janeiro a setembro foi o segmento de comerciais leves eletrificados, que registrou um aumento expressivo de 51% em relação a 2024, indicando a aceleração da eletrificação nas frotas corporativas.

O mercado brasileiro de veículos leves eletrificados registrou um novo recorde de vendas em setembro de 2025, com 21.515 emplacamentos.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Este número representa um aumento de 6,4% em comparação com agosto, quando foram emplacadas 20.222 unidades, sinalizando uma curva de crescimento estável.

O crescimento é ainda mais expressivo quando comparado a setembro de 2024, com uma alta de 62% sobre as 13.265 unidades vendidas naquele mês.

Essa evolução reflete o aumento da oferta de modelos, o fortalecimento da infraestrutura de recarga e o crescimento da confiança do consumidor na tecnologia.

- Publicidade -

A participação de mercado, ou market share, dos veículos leves eletrificados alcançou 9,3% em setembro, considerando as 231.370 vendas totais de veículos leves.

Essa fatia de mercado de 9,3% é superior aos 6% registrados em setembro de 2024, confirmando o crescimento consistente do segmento no setor automotivo brasileiro.

No acumulado de janeiro a setembro, o mercado de eletrificados leves somou 147.602 unidades vendidas, o que representa um crescimento de 20,4% em relação ao mesmo período de 2024 (122.548).

- Publicidade - Ofertas FIAT

O principal destaque do período de janeiro a setembro é o segmento de comerciais leves eletrificados, que apresentou um crescimento expressivo de 51%.

Foram comercializados 1.642 veículos comerciais leves eletrificados de janeiro a setembro de 2025, contra 1.086 no mesmo período de 2024.

O crescimento do segmento é notável, com uma evolução de 271,5% em apenas dois anos, quando comparado às 442 unidades vendidas de janeiro a setembro de 2023.

Segundo Ricardo Bastos, presidente da ABVE, a eletrificação das frotas corporativas começa a ganhar escala, sendo uma das principais tendências da mobilidade sustentável no país.

Empresas de logística, distribuição e serviços estão aderindo gradativamente a esses veículos, visando a redução de custos operacionais, eficiência energética e o cumprimento de metas ESG.

A transição é amplificada por iniciativas como a plataforma e-Fast Brasil, liderada pelo WRI Brasil, que busca fomentar soluções sustentáveis e a descarbonização da mobilidade de carga urbana.

A ABVE atua como apoiadora institucional da iniciativa, fornecendo dados e estudos para acelerar a transição para frotas de comerciais leves eletrificadas.

Analisando a tecnologia, os veículos plug-in (BEV e PHEV) consolidaram seu predomínio, representando 76% do total de vendas de eletrificados entre janeiro e setembro, com 120.644 unidades.

Esse resultado indica um crescimento de 40% para as tecnologias de recarga externa em comparação com o mesmo período do ano anterior (86.326).

Em setembro, os híbridos plug-in (PHEV) lideraram as vendas com 8.194 unidades, o equivalente a 38% do total de eletrificados do mês.

Os PHEV tiveram um crescimento de 68% sobre setembro de 2024 (4.869), e um leve aumento de 1,7% sobre agosto.

Os BEV (100% elétricos) tiveram um desempenho robusto com 8.169 unidades vendidas, também representando 38% das vendas de eletrificados em setembro.

O segmento de BEV cresceu 74% em relação a setembro de 2024 (4.699) e 7% sobre agosto.

Em termos de posicionamento, o crescimento robusto dos BEV e PHEV sugere que o consumidor tem priorizado a autonomia e o desempenho de modelos que oferecem recarga externa, mesmo com preços iniciais potencialmente mais altos, desafiando a hegemonia dos modelos apenas híbridos no longo prazo.

Os veículos híbridos (HEV e HEV Flex) somaram 5.152 unidades em setembro, ficando com 24% do mercado de eletrificados.

Os HEV e HEV Flex continuam relevantes, especialmente em regiões com infraestrutura de recarga em desenvolvimento e em estados, como São Paulo, que oferecem benefícios fiscais como a isenção de IPVA.

A chegada de novas montadoras, como Omoda Jaecoo, GAC, Geely e Zeekr, e o reforço de portfólios de fabricantes tradicionais, como a General Motors com lançamentos como o Spark, têm impulsionado a oferta de modelos.

Analisando os subsegmentos dos híbridos, os HEV Flex alcançaram 2.867 unidades em setembro, o que representa 13% do total, com aumento de 86% em relação a setembro de 2024.

Os HEV (híbridos convencionais) responderam por 10,6% das vendas de eletrificados em setembro (2.285), crescendo 85% sobre o mesmo mês de 2024.

Os veículos micro-híbridos (MHEV) registraram 5.604 unidades em setembro, com aumento de 10,4% sobre agosto.

Dentre os MHEV, a tecnologia de 12V liderou com 74,4% das vendas (4.168), crescendo 16% sobre agosto, enquanto a de 48V teve 1.436 unidades.

No transporte público, foram emplacados 42 ônibus elétricos em setembro, todos no estado de São Paulo, epicentro da eletrificação do setor.

Esse resultado representa um crescimento de 600% em comparação com setembro de 2024, quando apenas 6 modelos foram vendidos.

Geograficamente, o Sudeste manteve a liderança absoluta com 46,8% das vendas (10.059 unidades), impulsionado principalmente pelo estado de São Paulo (31,8% do total).

No entanto, as regiões Sul (18,7%), Nordeste (16,2%) e Centro-Oeste (14,2%) mostram um crescimento constante, refletindo a expansão da eletromobilidade para outras áreas do país.

O estado de São Paulo liderou o ranking com 6.834 vendas, seguido pelo Distrito Federal (1.862), Rio de Janeiro (1.416), Rio Grande do Sul (1.368) e Paraná (1.358).

A capital paulista, São Paulo, foi o município com mais vendas (2.789), seguida por Brasília (1.862), Rio de Janeiro (779), Belo Horizonte (758) e Curitiba (603).

A análise crítica mostra que o mercado brasileiro se consolida na direção dos plug-in, com o rápido crescimento dos comerciais leves elétricos indicando que os benefícios de custo operacional e a pressão por metas ESG estão superando as barreiras de custo de aquisição inicial no segmento B2B, pressionando as fabricantes a investirem em maior diversidade de modelos e infraestrutura de pós-venda.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.

BEV (Battery Electric Vehicle) – Veículo Elétrico a Bateria. É um automóvel totalmente elétrico, que não possui motor a combustão e é movido unicamente pela energia armazenada em sua bateria, recarregada por uma fonte externa.

PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) – Veículo Híbrido Plug-in. Combina um motor a combustão com um motor elétrico, e sua bateria pode ser recarregada por uma fonte de energia externa (tomada), além da regeneração de energia.

HEV (Hybrid Electric Vehicle) – Veículo Híbrido Convencional. Utiliza um motor a combustão e um motor elétrico, mas sua bateria é recarregada apenas pelo motor a combustão e pela regeneração de energia de frenagens, sem a necessidade de recarga externa.

MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) – Veículo Micro-Híbrido. Possui um pequeno motor/gerador elétrico (geralmente de 12V ou 48V) que auxilia o motor a combustão em algumas funções, como o start-stop, e reduz o consumo de combustível, mas não é capaz de mover o veículo sozinho.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação