A GWM anuncia uma parceria técnica com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) na inauguração do Laboratório de Hidrogênio (LabH2) em São Paulo, reforçando seu compromisso com a mobilidade sustentável no Brasil. A montadora chinesa apresentará o primeiro caminhão a célula de combustível a hidrogênio (FCEV) da América Latina, desenvolvido pela sua subsidiária GWM Hydrogen powered by FTXT, que utiliza hidrogênio verde e emite apenas vapor d’água. A colaboração permitirá testes e estudos conjuntos de segurança e desempenho em veículos pesados, acelerando a viabilização da mobilidade a hidrogênio no país.
A GWM participará nesta quinta-feira, 09 de outubro, da inauguração do Laboratório de Hidrogênio (LabH2), que pertence ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.
A autotech (GWM) marcará presença com o primeiro caminhão a célula de combustível a hidrogênio (FCEV) trazido para o Brasil, reafirmando seu pioneirismo na aplicação dessa tecnologia no país.
O caminhão foi desenvolvido pela GWM Hydrogen powered by FTXT, subsidiária da GWM na China responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de célula a combustível e componentes que utilizam o hidrogênio.
Fora do país asiático, essa subsidiária opera sob a marca GWM Hydrogen, reforçando a posição global da empresa no segmento.
A GWM e o IPT firmaram uma parceria técnica que permitirá a realização de testes e estudos conjuntos focados na segurança, desempenho e viabilidade do uso do hidrogênio em veículos pesados no mercado nacional.
O novo laboratório do IPT é um marco para o avanço da economia de baixo carbono e para a estruturação da cadeia produtiva do hidrogênio no Brasil, com foco em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
Durante o evento de inauguração, o caminhão a célula de combustível da GWM estará disponível para demonstração aos convidados, que poderão conhecer de perto a tecnologia embarcada.
O modelo utiliza hidrogênio verde para gerar eletricidade a partir de uma reação entre hidrogênio e oxigênio na célula de combustível.
O processo de geração de energia é totalmente limpo, emitindo apenas vapor d’água () pelo escapamento.
Essa solução de célula de combustível a hidrogênio une a vantagem de alta autonomia com a recarga rápida, além da zero emissão de gases de efeito estufa e poluentes como NOX, HC, CO e particulados.
Davi Lopes, Head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil, afirmou que a presença da GWM no LabH2 reforça o compromisso com o futuro da mobilidade sustentável.
Ele destacou que o hidrogênio é mais do que um vetor energético, sendo um vetor de desenvolvimento social, ambiental e tecnológico para o Brasil.
O executivo classificou a parceria com o IPT, uma das principais instituições de pesquisa do país, como um passo decisivo para tornar o caminhão a hidrogênio uma realidade no mercado nacional.
O LabH2 possui infraestrutura completa para pesquisas envolvendo toda a cadeia do hidrogênio, desde a produção e armazenamento ao abastecimento e uso final.
O laboratório conta com duas Hydrogen Refueling Stations (HRS), ou estações de abastecimento de hidrogênio: uma de 700 bar para veículos leves e outra de 350 bar para veículos pesados, como caminhões e ônibus.
Com a inauguração do laboratório e a disponibilização da HRS de 350 bar, a GWM terá um local para o abastecimento do seu caminhão a hidrogênio em São Paulo.
Isso irá fomentar e acelerar o processo de viabilização do projeto da mobilidade a hidrogênio em veículos pesados no país.
A colaboração entre GWM e IPT abre caminho para novas frentes de Pesquisa e Desenvolvimento, incluindo testes de tanques de alta pressão e estudos de segurança e eficiência energética.
A GWM e a FTXT estão focadas na criação de um ecossistema sustentável de energia limpa e mobilidade inteligente, posicionando o Brasil como protagonista regional na transição para o hidrogênio.
O acordo está alinhado às diretrizes do Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2), que incentiva o fortalecimento das bases tecnológicas e a cooperação entre setor público e privado.
João Carlos Sávio Cordeiro, Diretor da Unidade de Energia do IPT, ressaltou que a parceria demonstra a importância de aproximar a indústria do ambiente de pesquisa para desenvolver soluções que viabilizem uma mobilidade limpa e segura.
A iniciativa da GWM e IPT coloca o Brasil na vanguarda da tecnologia do hidrogênio para veículos pesados na América Latina, um segmento crucial para a redução de emissões no transporte de cargas.
Embora o mercado de caminhões elétricos a bateria esteja crescendo, a solução de célula de combustível a hidrogênio da GWM se destaca por oferecer alta autonomia e recarga rápida, atributos essenciais para longas distâncias.
A capacidade do LabH2 de abastecer veículos pesados a 350 bar é um fator crítico para a viabilidade desse tipo de veículo, diferenciando o projeto da GWM de outras abordagens focadas apenas em veículos leves ou elétricos a bateria.
A parceria com o IPT garante a validação técnica e a segurança da tecnologia em conformidade com as necessidades e regulamentações brasileiras, criando uma vantagem competitiva de longo prazo contra concorrentes que ainda não possuem um ecossistema de testes local tão robusto.
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Célula de Combustível a Hidrogênio (FCEV) – Tecnologia que utiliza o hidrogênio e o oxigênio para gerar eletricidade em uma reação eletroquímica, alimentando o motor elétrico do veículo e emitindo apenas vapor d’água.
Hidrogênio Verde – Hidrogênio produzido por meio da eletrólise da água, utilizando energia elétrica proveniente de fontes renováveis, resultando em um combustível com zero emissão de carbono no processo de produção.
Hydrogen Refueling Station (HRS) – Estação de abastecimento de hidrogênio, ou posto de hidrogênio, que armazena e distribui o gás pressurizado para o abastecimento de veículos FCEV.
350 bar/700 bar – Unidades de pressão (bar) que indicam a pressão de armazenamento e abastecimento do hidrogênio gasoso nos tanques dos veículos, sendo 350 bar mais comum para veículos pesados e 700 bar para veículos leves.