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Mercedes-Benz revela ELF: veículo de Carregamento Experimental que redefine a mobilidade elétrica

O laboratório de carregamento móvel combina carregamento ultrarrápido (até 900 kW), tecnologias bidirecionais (V2H/V2G/V2L) e carregamento sem fio, explorando os limites da eficiência e sustentabilidade.

A Mercedes-Benz apresentou o ELF (Experimental-Lade-Fahrzeug), um veículo de carregamento experimental que atua como um laboratório móvel para a próxima geração de mobilidade elétrica. O projeto tem uma abordagem holística para tornar o carregamento mais eficiente, inteligente e sustentável. O ELF testa o carregamento rápido duplo (MCS e CCS a até 900 kW), o carregamento bidirecional (CA e CC) para devolver energia à casa ou à rede (V2H/V2G), além de pesquisar o carregamento indutivo (sem fio) e o condutivo automatizado. Os resultados do ELF e da tecnologia de alto desempenho testada no CONCEPT AMG GT XX, que atingiu 1.041 kW de pico de carregamento, serão incorporados em futuros modelos de série e na rede de carregamento rápido da Mercedes-Benz.

A Mercedes-Benz apresentou o ELF (Experimental-Lade-Fahrzeug), um Veículo de Carregamento Experimental que simboliza uma nova era na mobilidade elétrica. O projeto é um laboratório de carregamento móvel que une inovações veiculares e conceitos de infraestrutura para uma experiência de carregamento inteligente e contínua.

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O foco é garantir que o carregamento seja eficiente, inteligente e sustentável, complementando a condução local sem emissões de .

Carregamento Rápido: Explorando Limites

O ELF está equipado com dois sistemas de carregamento rápido para testar os limites do que é tecnicamente viável:

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  1. Conector MCS (Sistema de Carregamento de Megawatts): Originalmente para transporte pesado, é usado no ELF como ferramenta de pesquisa para testar a resiliência térmica e os limites de desempenho de baterias e eletrônica sob condições extremas. Os resultados serão aplicados em veículos de longa distância e frotas.
  2. Conector CCS (Sistema de Carregamento Combinado): Usado como padrão em automóveis, o ELF pode atingir uma capacidade de carga de até 900 kW. Isso significa carregar 100 kWh em 10 minutos. Os componentes testados (bateria, controle de carga) estão próximos da produção em série.
  • Destaque em Alto Desempenho: O conhecimento adquirido foi aplicado no protótipo CONCEPT AMG GT XX, que recarregou energia suficiente para 400 km (WLTP) em cinco minutos e atingiu um pico de carregamento de 1.041 kW durante testes de carregamento de megawatt.
  • Parceria: Em parceria com a Alpitronic, a Mercedes-Benz desenvolveu um protótipo de estação de carregamento de alto desempenho capaz de transmitir correntes de até 1.000 amperes via cabo CCS, o dobro do que era possível anteriormente.

Carregamento Bidirecional: O Veículo como Dispositivo de Armazenamento

O carregamento bidirecional é visto como uma alavanca estratégica para a transição energética. O ELF explora todo o potencial da tecnologia, que permite ao veículo não só absorver eletricidade, mas também fornecê-la:

  • V2H (Vehicle-to-Home): Fornecimento de energia para a residência. Uma bateria típica pode abastecer uma casa por dois a quatro dias.
  • V2G (Vehicle-to-Grid): Devolução de energia para a rede elétrica pública, crucial para a estabilidade da rede e melhor uso de energias renováveis.
  • V2L (Vehicle-to-Load): Fornecimento de energia diretamente para dispositivos elétricos.

O ELF testa carregamento bidirecional em CA (Corrente Alternada) e CC (Corrente Contínua).

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  • Lançamento em Série: O novo CLA totalmente elétrico e o novo GLC com Tecnologia EQ já estão tecnicamente equipados para carregamento bidirecional com uma wallbox CC compatível.
  • Serviços: A Mercedes-Benz lançará seus primeiros serviços de carregamento bidirecional na Alemanha, França e Reino Unido no decorrer de 2026.

Outras Tecnologias de Carregamento no ELF:

  1. Carregamento Indutivo (Sem Fio): Baseado no princípio da ressonância magnética, o ELF testa a transferência de energia sem conexão física. A potência atual é de 11 kW em CA, ideal para aplicações residenciais e de frotas.
  2. Carregamento Condutivo Automatizado: Utiliza placas de carregamento no piso que se comunicam com o veículo. A energia é transferida por conexão física direta com potência de 11 kW CA. A vantagem é a integração estética e a conveniência (sem cabos).
  3. Carregamento Automatizado (Robótica): Pesquisa de sistemas de carregamento assistidos por robôs para conectar os veículos à infraestrutura de forma precisa e segura, crucial para altas correntes e frotas.

Os clientes se beneficiarão diretamente, pois a Mercedes-Benz já integrou o serviço de carregamento público MB.CHARGE, que promove o Green Charging (uso de eletricidade de fontes renováveis) na Europa, Canadá e EUA.

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MCS (Megawatt Charging System) – Padrão de carregamento de alta potência, originalmente desenvolvido para caminhões, que permite capacidades na faixa de megawatt.

CCS (Combined Charging System) – Padrão de carregamento rápido em Corrente Contínua (CC) usado em veículos de passageiros.

V2H (Vehicle-to-Home) – Tecnologia de carregamento bidirecional que permite ao veículo elétrico fornecer energia para a casa.

V2G (Vehicle-to-Grid) – Tecnologia de carregamento bidirecional que permite ao veículo elétrico devolver energia para a rede elétrica pública.

Carregamento Indutivo – Carregamento sem fio baseado em ressonância magnética, onde a energia é transferida do solo para o veículo sem contato físico.

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