A Volkswagen Caminhões e Ônibus participa do programa global Laneshift Rio, liderado pela C40 Cities e The Climate Pledge, que prevê a instalação de 15 novos eletropostos públicos até 2028 e o fortalecimento da infraestrutura de recarga elétrica para o transporte de carga no Rio de Janeiro.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), referência em eletromobilidade no transporte de carga, deu mais um passo em sua estratégia de sustentabilidade ao ingressar na City-Business Alliance (CBA) como única montadora participante do projeto internacional Laneshift Rio. A iniciativa global é liderada pela C40 Cities e pela The Climate Pledge e tem como objetivo acelerar a descarbonização da logística urbana por meio da criação de uma rede pública de eletropostos de grande porte na cidade do Rio de Janeiro.
A montadora brasileira, integrante do Grupo Volkswagen, oferecerá consultoria técnica e apoio estratégico para a implantação dos eletropostos, compartilhando sua experiência adquirida com o e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido e produzido no Brasil, lançado em 2021.
A parceria pretende criar uma infraestrutura robusta e acessível de recarga, especialmente voltada ao transporte de cargas e frotas comerciais, reduzindo a dependência de instalações privadas e viabilizando a expansão dos veículos elétricos em operações urbanas.
“A colaboração entre setor público e privado é essencial para acelerar a descarbonização do transporte de carga. Com o Laneshift, temos a oportunidade de testar modelos reais de recarga pública e contribuir com nossa experiência para tornar essa transição uma realidade concreta nas cidades brasileiras”, destaca Roberto Cortes, CEO e presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Desde julho de 2025, a aliança opera um projeto demonstrativo de recarga pública no Rio, com dois pontos já em funcionamento: o Eletroposto Carioca, localizado na Barra da Tijuca, primeiro hub público da cidade, e outro ponto na Avenida Brasil. Ambos funcionam como laboratórios urbanos, onde são testadas soluções de integração energética, interoperabilidade e tempo de recarga para veículos de carga.
Esses espaços contam com a participação ativa da VWCO, que fornece dados e suporte técnico para aprimorar a eficiência operacional dos eletropostos.
Os resultados iniciais são promissores: o projeto já contabiliza mais de 1.000 sessões de recarga e 35 MWh de energia consumidos. Atualmente, cerca de 20% de todas as recargas públicas da cidade são destinadas a veículos de carga elétricos. As informações obtidas nessa fase servirão de base para o Plano Estratégico 2025-2028 da cidade, que prevê 15 novos eletropostos públicos até 2028.
“A colaboração entre governos, empresas e sociedade é a chave para construir um futuro mais limpo e sustentável, garantindo a redução da poluição e novas oportunidades econômicas”, afirma Gabriel Tenenbaum, diretor de implementação para a América Latina da C40.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus vem se destacando no segmento de transporte elétrico, consolidando uma posição de liderança entre os fabricantes nacionais. O VW e-Delivery, disponível nas versões de 11 e 14 toneladas, é produzido em Resende (RJ) e já roda em operações de logística urbana em todo o país, sendo adotado por empresas como Ambev, DHL e Grupo Pão de Açúcar.
Com autonomia superior a 200 km e opções de recarga rápida, o modelo foi projetado para atender às demandas de centros urbanos com zero emissão de CO₂, tornando-se um referencial de inovação no mercado de caminhões elétricos da América Latina.
Além de impulsionar o uso de energia limpa, o projeto Laneshift Rio fortalece a integração entre a indústria automotiva, o setor público e a infraestrutura energética, um movimento essencial para viabilizar a logística urbana sustentável em larga escala.
Enquanto outras cidades brasileiras — como São Paulo e Curitiba — ainda avançam em fases experimentais de eletromobilidade, o Rio de Janeiro se destaca por sediar um projeto pioneiro de recarga pública voltado ao transporte de carga pesada, um dos principais desafios na transição energética do setor.
A participação da VWCO também reforça o posicionamento da marca dentro do grupo Volkswagen, que globalmente investe em tecnologias de propulsão elétrica e infraestrutura verde, com foco em alcançar a neutralidade de carbono até 2040.
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Eletroposto: ponto de recarga pública ou privada para veículos elétricos, que fornece energia por meio de corrente contínua (DC) ou alternada (AC).
Hub de recarga: estação com múltiplos pontos de recarga rápida, voltada para atender veículos comerciais ou frotas simultaneamente.
Descarbonização: processo de redução ou eliminação de emissões de dióxido de carbono (CO₂) na produção e uso de energia, essencial para combater as mudanças climáticas.
e-Delivery: caminhão elétrico da Volkswagen desenvolvido no Brasil, com baterias modulares e recarga rápida, voltado ao transporte urbano de curta e média distância.
