Por Lucia Camargo Nunes* – A Leapmotor, marca chinesa de veículos elétricos fundada em 2015 e que tem como acionista estratégico o grupo Stellantis, inicia suas operações no Brasil com o lançamento dos SUVs C10 e B10, com versões elétricas e híbridas.
O C10 vem em duas versões: elétrica por R$ 189.990 e “ultra-híbrida” por R$ 199.990, sendo o primeiro no mercado brasileiro a oferecer tecnologia Reev, que mantém o motor a combustão apenas como gerador de energia.
O C10 híbrido avaliado possui tração traseira, motor elétrico de 218 cv, bateria LFP de 28,4 kWh, recarga rápida e diversos modos de condução. O SUV de porte grande apresenta acabamento sofisticado, interior minimalista com central multimídia de 14,6, sistemas avançados de assistência e segurança, além de suporte pós-venda com revisão de baixo custo e parcerias para recarga.
A Leapmotor também lançará em janeiro o SUV B10 elétrico, com preço de R$ 172.990 já disponível em pré-venda, voltado ao segmento de SUVs médios.
Geely EX2: tamanho de Dolphin, preço de Dolphin Mini
Mais um elétrico com preço competitivo chega ao Brasil. O Geely EX2 é uma combinação de elétrico tecnológico, com segurança avançada e praticidade para a mobilidade urbana. Sua cabine oferece bom espaço interno, recursos de conforto e conectividade e telas de alta resolução.
Equipado com baterias de 39,4 kWh, o EX2 alcança autonomia de até 289 km e apresenta alta eficiência energética, sendo o mais econômico do mercado nacional segundo o Inmetro. Com desempenho ágil, tração traseira, 30 modos de condução e suspensão independente, oferece ótima dirigibilidade na cidade.
O EX2 está disponível nas versões Pro (a partir de R$ 119.990) e Max (a partir de R$ 135.100), com diferentes níveis de tecnologia e itens de série e possuem garantia de 6 anos ou 150 mil km para o carro e oito anos para as baterias.
Entre os diferenciais estão sistemas de assistência ao motorista como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e câmeras de 540 graus.
O EX2 chega com porte de BYD Dolphin e preço de Dolphin Mini: respaldada pela estrutura da Renault, a nova marca chinesa pode anunciar em breve a produção nacional, que ao que tudo indica será do EX2.
Renault agora é Renault Geely do Brasil
Desde 1º de novembro, a Renault do Brasil passou a se chamar Renault Geely do Brasil, com a aquisição de 26,4% do seu capital pela Geely. Ariel Montenegro, novo presidente da Renault Geely Brasil, afirmou que a estrutura comercial e industrial agora atende às duas marcas, Renault e Geely.
A estratégia é semelhante à adotada na Coreia do Sul, onde a Geely também tem participações na Renault Korea Motors, compartilhando plataformas e produção. Na próxima semana haverá um anúncio oficial sobre a estratégia industrial, prevendo o compartilhamento de plataformas eletrificadas.
Renault lança o SUV médio Boreal
Depois do Kardian, a Renault dá mais um passo a uma ofensiva de novos produtos e lança o SUV médio Boreal, fabricado no Brasil.
Equipado com motor turbo 1.3 flex de 163 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem, recebeu nota A no Inmetro por sua eficiência energética e consumo de 11,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina.
O Boreal é o primeiro veículo produzido no Brasil com Google Automotive Services, incluindo Google Maps, Google Assistant e Google Play com mais de 100 aplicativos. O sistema permite atualizações over-the-air e integração com dispositivos Google Home.
O novo SUV ainda conta com até 24 sistemas de assistência ao motorista (Adas), conforme a versão, e entre os itens há controle de velocidade adaptativo, assistente de estacionamento semi-autônomo, câmera 360°, frenagem automática de emergência e alerta de ponto cego.
O interior traz telas duplas de 10 polegadas, iluminação ambiente de 48 cores e ar-condicionado dual-zone.
Com cinco anos de garantia sem limite de quilometragem, o Boreal está disponível em três versões: Evolution (R$ 179.990), Techno (R$ 199.990) e Iconic (R$ 214.990). O Brasil é o primeiro país a produzir e comercializar o modelo, que será exportado para 17 países latino-americanos em 2026.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: [email protected]
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