segunda-feira, 17 novembro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Estudo aponta necessidade urgente de restringir veículos poluentes para melhorar a qualidade do ar em São Paulo

Relatório internacional indica que carros antigos e veículos de uso intensivo são responsáveis pela maior parte das emissões na Região Metropolitana e defende ações imediatas de renovação da frota e eletrificação.

Um novo estudo mostra que os veículos mais antigos e os de uso intensivo respondem pela maior parte da poluição atmosférica em São Paulo, reforçando a necessidade de retirar modelos ultrapassados de circulação, atualizar o PROCONVE e acelerar a eletrificação da frota.

A crise de qualidade do ar na Região Metropolitana de São Paulo tem como principal agente os sete milhões de veículos que circulam diariamente pela cidade e entorno. O novo relatório da iniciativa TRUE – The Real Urban Emissions Initiative, divulgado em parceria com a CETESB e a CET, indica que os níveis de dióxido de nitrogênio (NO₂) e material particulado (MP) frequentemente ultrapassam as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), contribuindo para impactos diretos na saúde pública.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O estudo utilizou 323 mil medições de emissões coletadas entre maio e julho de 2024 em nove pontos da cidade, com tecnologia de sensoriamento remoto capaz de avaliar poluentes como CO, HC, NH₃, NOₓ, além de detecção por ultravioleta — indicador de material particulado.

Os resultados revelam que os automóveis de passeio com mais de 18 anos, embora representem menos de 7% da frota, são os principais emissores. Modelos a gasolina da fase L3 do PROCONVE apresentaram emissões 19 vezes maiores para HC, quatro vezes para CO e o dobro para NOₓ em comparação aos limites oficiais.

Nos caminhões a diesel anteriores à fase P3, as emissões reais chegaram a ser cinco vezes maiores para NOₓ e 12 vezes maiores para MP do que nos veículos mais novos. Mesmo os modelos recentes ainda superaram os limites definidos pelo próprio programa.

- Publicidade -

O relatório também aponta que táxis e veículos de aplicativo, quase 30% da amostra, emitiram o dobro de HC, CO e NOₓ em relação aos carros particulares. Já os veículos de carga urbana, fundamentais nas entregas de última milha, tiveram emissões 30% superiores às de caminhões convencionais de longa distância.

Grupos específicos também se destacaram negativamente. Os automóveis com motores Fiat 1.0L e Chevrolet 1.8L, certificados pela fase L6, registraram emissões até 3,4 vezes superiores aos limites de HC, 1,5 vez para CO e 2,5 vezes para NOₓ. No uso intensivo — táxis e aplicativos — esses mesmos motores chegaram a emitir 12 vezes os limites de HC, duas vezes os de CO e quase quatro vezes os de NOₓ.

As recomendações incluem retirar progressivamente de circulação os veículos mais antigos, criar programas de sucateamento, estimular a eletrificação de táxis, carros de aplicativo e caminhões urbanos, e atualizar o PROCONVE com base no desempenho real das emissões. O estudo também defende uma inspeção nacional de manutenção veicular, uma vez que 35% das emissões medidas vieram de veículos não registrados na RMSP.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A Diretora de Qualidade Ambiental da CETESB, Maria Helena Martins, alerta que, apesar dos avanços, novas políticas são indispensáveis para reduzir o impacto da frota. A avaliação em condições reais, segundo ela, fornece dados fundamentais para orientar ações governamentais.

Para o ICCT, representado por Marcel Martin, a parceria produz insumos valiosos para políticas públicas efetivas de mitigação. Já Sheila Watson, da FIA Foundation, afirma que o desafio exige respostas urgentes, sobretudo para veículos antigos e de uso intensivo, ao mesmo tempo em que destaca a necessidade de ações nacionais para monitoramento, eletrificação e enfrentamento dos fatores ambientais que agravam o ozônio troposférico.

Com o relatório “Assessment of real-world vehicle emissions in São Paulo”, os autores reforçam que o caminho para um ar mais limpo passa pela combinação entre renovação da frota, fiscalização eficiente e transição acelerada para tecnologias mais limpas.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.

PROCONVE: programa brasileiro que define limites de emissões para veículos. Suas fases (L para leves e P para pesados) representam níveis progressivamente mais rigorosos para controle da poluição.

Material particulado (MP): conjunto de partículas sólidas extremamente pequenas resultantes da queima incompleta de combustíveis. Podem penetrar no sistema respiratório e agravar doenças.

Sensoriamento remoto de emissões: técnica que mede a poluição emitida por veículos em uso real, sem necessidade de parada, permitindo avaliar grandes frotas com precisão.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Serviço Premiado Chevrolet

Mais recentes

Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn