Apresentado na noite de 24 de novembro de 2025, o BYD Atto 8 surge com 488 cv combinados, plataforma DM-P e performance de destaque entre os eletrificados. A estreia incluiu pocket show de Nattan e descumpriu normas do evento, segundo a própria BYD. O Mecânica Online® é Media Partner do Salão do Automóvel de São Paulo.
O BYD Atto 8 foi apresentado oficialmente na noite de segunda-feira, 24 de novembro de 2025, em um grande evento realizado no estande da marca no 31º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.
A entrada teatral do Atto 8 ampliou a visibilidade do modelo, que inaugura no Brasil a plataforma DM-P (Dual Mode Performance), tecnologia voltada a alta performance dentro da linha híbrida plug-in da marca. O lançamento ocorre em um momento de forte expansão da BYD, que já superou 180 mil veículos eletrificados vendidos no país em pouco mais de três anos.

A estreia reforça a ambição da BYD no mercado brasileiro e trouxe um detalhe polêmico: mesmo com o regulamento proibindo shows musicais dentro dos pavilhões, a marca realizou um pocket show do cantor Nattan (Nattanzinho) – que inclusive, passa a ser o novo embaixador da marca. Em tom descontraído, executivos da BYD afirmaram que o valor da multa já estava previsto no pacote de lançamento do novo SUV híbrido plug-in.
Posicionado no segmento de SUVs grandes eletrificados, o Atto 8 concorre com modelos como GWM Tank 500 híbrido, além de disputar espaço com SUVs híbridos e elétricos de marcas tradicionais e premium. Sua proposta combina desempenho elevado, espaço interno e tecnologia embarcada.
O modelo possui 5,04 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,76 m de altura e entre-eixos de 2,95 m, medidas que o colocam acima da média dos híbridos plug-in oferecidos no país. O porta-malas varia de 270 a 1.960 litros, dependendo da configuração dos sete lugares.
A mecânica é o destaque central. Combinando motor a combustão e propulsores elétricos, o Atto 8 entrega 488 cv de potência combinada, acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge velocidade máxima limitada de 200 km/h. São números que colocam o SUV entre os modelos eletrificados mais potentes e rápidos atualmente à venda no Brasil.
A plataforma DM-P reforça o foco da marca em tração elétrica de alta capacidade, ampliando a atuação do motor elétrico em acelerações, retomadas e uso cotidiano. A tecnologia também busca entregar maior eficiência energética, característica que se torna diferencial para clientes que conciliam uso urbano e viagens.
Em segurança e conforto dinâmico, o SUV estreia a suspensão eletrônica DiSus-C, sistema que promove supressão de rolamento lateral, controle de inclinação longitudinal e isolamento de vibração vertical. Isso contribui para maior estabilidade em curvas, redução das oscilações da carroceria e menor transferência de impactos para o habitáculo.
Com 6 anos para o veículo e 8 anos para a bateria (sem limite de quilometragem), a BYD reafirma sua confiança na durabilidade dos produtos. Mantendo a relação custo-benefício que consagrou a marca, o BYD Atto 8 chega ao mercado brasileiro com o preço público (PPS) de R$ 399.990,00.
A estratégia da BYD com o Atto 8 inclui fortalecer sua presença no segmento de SUVs grandes eletrificados, área que cresce no país mas ainda enfrenta desafios de aceitação do público. Entre os diferenciais do modelo estão tecnologia avançada, desempenho elevado e oferta de sete lugares — um conjunto ainda pouco explorado entre SUVs híbridos plug-in.
Por outro lado, o segmento exige preços competitivos e boa comunicação dos benefícios da tecnologia híbrida plug-in, ponto que a BYD tem trabalhado ao expandir sua rede de concessionárias e reforçar a presença em grandes eventos como o Salão do Automóvel, onde o Mecânica Online® é Media Partner.
A apresentação do Atto 8, marcada pela ousadia do pocket show e pela afirmação da própria marca de que arcaria com a multa prevista, reforça a estratégia da BYD de combinar impacto, inovação e protagonismo no maior evento automotivo do país.
Dimensões, peso e capacidades:
- 5,04 m de comprimento
- 2,95 m de entre-eixos
- 1,76 m de altura
- 1,99 m de largura
- Peso em ordem de marcha: 2.650 kg
- Porta-malas: 270 litros (7 lugares), 960 litros (5 lugares), 1960 litros (2 lugares)
Funcionalidades:
- Plataforma DM-P: sistema híbrido com foco na performance, integrando dois motores elétricos de alta eficiência, com potências equivalentes nos eixos dianteiro e traseiro
- Dois motores elétricos, sendo o motor dianteiro com 200 kW e 315 Nm de torque; e motor traseiro com 159 kW e 360 Nm de torque
- Motor à combustão Xiaoyun 1,5 litro turbo com 165 cv (115 kW) e 225 Nm de toque, com 45,3% de eficiência térmica
- Potência combinada de 488 cv
- Bateria de 35,6 kWh – carregamento de 30% a 80% em 20 minutos (DC – até 72 kW)
- Tração integral inteligente (AWD)
- Autonomia combinada de até 900 km (ciclo NEDC)
- Autonomia em modo puramente elétrico de até 152 km (NEDC)
- Aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos
- Velocidade máxima de 200 km/h
- 6 modos de condução: Normal, ECO, Sport, Neve, Areia e Lama
Conforto Premium:
- Sistema de áudio premium Dynaudio com 21 alto-falantes
- Teto solar panorâmico
- Bancos de couro ecológico, sendo os dianteiros com ajustes elétricos de 10 vias. As duas primeiras fileiras dispõem de aquecimento dos bancos e massagem e o motorista e passageiro contam, ainda, com ventilação dos assentos
Inteligência & Tecnologia:
- Sistema de cockpit inteligente ICS, com comando de voz “OK Google”
- Acesso inteligente NFC e Bluetooth
- Duas telas embarcadas: central multimídia (15,6″), painel de instrumentos (10,25″) e head-up display
- Google Automotive System
Segurança
- Suspensão DiSUS-C
- 9 airbags de série
- Pacote ADAS 2, com 11 recursos – aviso de colisão frontal (FCW), detecção de ponto cego (BSD), freio automático de emergência (AEB), controle de cruzeiro adaptativo com Stop&Go (ICC), controle inteligente de limite de velocidade (ISLC), reconhecimento de sinais de trânsito (TSR), aviso de colisão traseira (RCW), alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA) e três assistências de faixa: assistente de manutenção (LKA), alerta de saída (LDA) e assistência de centralização (LCA)
Cores – São quatro opções de cores externas: Ink Cyan, Galaxy Gray, Obsidian Black, Snow White
PLATAFORMA DM-P (DUAL MODE PERFORMANCE)
Estreando no Brasil com o BYD Atto 8, a principal característica da plataforma DM-P é a performance. Com tração integral (AWD), o conjunto é formado por dois motores elétricos.
No caso do BYD Atto 8, o motor dianteiro possui potência de 200 kW e o motor traseiro de 159 kW, combinadas ao motor 1.5 turbo Xioayun de 156 cv (115 kW). Elas têm como principal função servir, quando necessário, de gerador para a bateria de 35,6 kWh, capaz de um alcance elétrico de 156 km (no ciclo NEDC). A autonomia total é de até 900 km, permitindo longas viagens com muito conforto e desempenho.
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Plataforma híbrida plug-in (PHEV)
Combina motor a combustão com motores elétricos e permite carregamento externo. Garante maior uso de energia elétrica em trajetos urbanos e melhora o consumo em comparação com híbridos convencionais.
Suspensão eletrônica ativa
Sistema que ajusta continuamente os amortecedores e parâmetros da suspensão, reduzindo balanços, inclinações e vibrações da carroceria. Melhora conforto e estabilidade em curvas e pisos irregulares.
Potência combinada
É o resultado da atuação conjunta dos motores elétricos e do motor a combustão. Não é uma simples soma aritmética, pois depende da integração dos sistemas e da capacidade de entrega simultânea de torque e potência.
