O novo Tiguan, previsto para 2026, será construído sobre a plataforma MQB Evo e terá versões eletrificadas, incluindo híbrido leve (MHEV) e híbrido plug-in (PHEV). O modelo deixará de oferecer a configuração de sete lugares no Brasil e reforçará a estratégia da Volkswagen de eletrificação, posicionando-se na faixa de R$ 300 mil.
Coluna Via Digital – Por Lucia Camargo Nunes* – A Volkswagen anunciou que o próximo Tiguan, previsto para 2026, será uma novidade mundial, construído sobre a plataforma MQB Evo, utilizada no Golf de oitava geração.
Com isso, a marca deixará de oferecer a versão de sete lugares no Brasil. O novo Tiguan deve contar com sistemas eletrificados, como híbrido leve (MHEV) ou plug-in (PHEV), adotando o motor 1.5 turbo de 150 cv, evoluído do atual. O sistema MHEV utilizaria baterias de 48 Volts para funções de “velejar” com o motor desligado, reduzindo poluentes e consumo, enquanto o PHEV teria baterias de 19,7 kWh, permitindo cerca de 120 km de autonomia. As versões PHEV podem oferecer até 272 cv e tração 4Motion.
A estratégia confirma o compromisso da Volkswagen de eletrificar seus lançamentos futuros no Brasil, fortalecendo o Tiguan frente à crescente oferta de SUVs híbridos e elétricos na faixa de preço de R$ 300 mil.
Shark tem edição limitada à venda
A BYD lança a Shark Edição Embaixador, uma versão especial da sua primeira picape híbrida plug-in no Brasil, criada em parceria com o embaixador Gusttavo Lima, com apenas 30 unidades personalizadas em cores preta e verde, por R$ 359.990.
Essa edição limitada apresenta design exclusivo, tecnologia híbrida com motor 1.5 turbo, dois motores elétricos e bateria de 29,6 kWh, permitindo rodar até 100 km somente com energia elétrica. Ela acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, tem capacidade de reboque de até 2.500 kg e espaço interno amplo.
As picapes podem ser adquiridas sob encomenda nas mais de 200 concessionárias no País.
Novo programa de blindagem mantém cobertura de fábrica
A Lexus lançou seu primeiro programa mundial de certificação de blindagem, garantindo que veículos blindados atendam a altos padrões de qualidade e segurança da marca.
O programa valida processos, materiais e testes utilizados na blindagem, mantendo a garantia estendida do programa LexusCare, desde que cumpram certos requisitos.
A certificação é válida apenas para veículos adquiridos na rede autorizada a partir de 22 de dezembro de 2025, inicialmente para os modelos Lexus NX 350h Luxury, NX 350h F-Sport e NX 450h+, blindados pela parceira homologada Blindadora Avallon.
Ela também se aplica a veículos seminovos dessas especificações, desde que avaliados pela concessionária. Este é o primeiro projeto de certificação de blindagem da Lexus no mundo, iniciado no Brasil, seguindo protocolos técnicos que preservam os atributos originais do carro.
Centro de desmontagem produziu 6 mil peças em 100 dias
O Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças da Stellantis, inaugurado em agosto, obteve resultados expressivos em seus primeiros 100 dias, desmontando 370 veículos e produzindo mais de 6 mil peças usadas para venda.
Destes, mais de 1,6 mil peças foram comercializadas por canais físicos e digitais, com destaque para o Mercado Livre, responsável por 66% das vendas, e a loja física de Osasco (SP), com 34%. O estoque inicial conta com mais de 4 mil peças.
A operação reforçou a presença digital da empresa, com milhares de seguidores e interações nas redes sociais, além de promovê-la como parte da estratégia de sustentabilidade e economia circular da Stellantis na América do Sul.
Foram recicladas 246 toneladas de aço e alumínio, 16 toneladas de plástico e uma tonelada de cobre, evidenciando o impacto ambiental positivo.
Os veículos desmontados passam por processos regulados que garantem a rastreabilidade e a qualidade das peças, facilitando a reutilização e certificação, com controles rigorosos para assegurar a procedência.
A iniciativa integra ações de descarbonização, redução de resíduos e estímulo ao consumo consciente, além de ampliar o acesso a componentes certificados por meio de canais digitais, incluindo futuramente um e-commerce próprio.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: [email protected]
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MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle): Sistema híbrido leve que utiliza bateria de 48 Volts para reduzir consumo e emissões.
PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle): Veículo híbrido recarregável em tomada, com maior autonomia elétrica e potência combinada.
Economia circular: Modelo de produção que reaproveita materiais e componentes, reduzindo resíduos e impacto ambiental.
