“Tecnologias como Start-Stop, freios com sistema “Multicollision Brake”, DLA – Dynamic Light Assist, entre outras inovações são destaques no modelo que chega em duas versões: Highline equipada com o novo e premiado motor 1.4L TSI de 140 cv e a GTI com motor 2.0 TSI de 220 cv”
A espera acabou! A Volkswagen resolveu trazer de volta ao mercado brasileiro um dos modelos mais desejados por seus clientes. Agora em sua sétima geração e importado da Alemanha, o Novo Golf já chega estabelecendo novos limites para o seu segmento, tendo nos itens de inovação tecnológica seu principal apelo para conquistar os novos clientes.
Para conhecer bem a novidade que chega por aqui em outubro, fomos até a matriz da Volkswagen na Alemanha, localizada em Wolfsburg, o local de nascimento do Novo Golf, atendendo o convite da filial brasileira.
Rodamos com o modelo em Berlim e também na pista de testes da ADAC – maior clube automobilístico da Alemanha, onde colocamos em prática os novos recursos tecnológicos. O resultado? Você conhece a partir de agora.
Até hoje, o Golf, incluindo seus derivados como o Cabriolet e a Variant, acumulou mais de 30 milhões de unidades vendidas desde 1974, sendo um dos automóveis mais bem sucedidos no mundo.
Os motores utilizados no Novo Golf são exclusivamente TSI, turbocomprimidos e com injeção direta (quatro válvulas por cilindro e quatro cilindros). Nesse primeiro momento teremos duas versões no mercado brasileiro: Highline e GTI.
A versão Highline 1.4 TSI BlueMotion Technology de 140 cv conta com opções de transmissão manual de seis velocidades ou transmissão automática DSG de sete velocidades com função Tiptronic.
Já a versão esportiva GTI é equipada com o motor 2.0 TSI de 220 cv e transmissão automática DSG de seis velocidades com função Tiptronic. Todos os modelos Golf da sétima geração vendidos serão equipados de série com sete airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais, 2 do tipo cortina e 1 de joelho para o motorista) e Controle Eletrônico de Estabilidade “ESC”.
São equipamentos de série em todos as configurações do Novo Golf os freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem “EBD” e controle de tração “ASR”.
Também são equipamentos de série o novo sistema de infotainment de última geração com rádio CD Player, Bluetooth, tela sensível ao toque (touchscreen) de 5,8″, freio de estacionamento com função “Auto Hold”, bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”, alerta de perda de pressão dos pneus e sistema Start-Stop.
Uma boa novidade é o sistema de seleção do perfil de condução (opcional). Por meio da tecla “Mode”, localizada ao lado da alavanca de câmbio, é possível selecionar quatro modos de condução: Eco, Sport, Normal e Individual.
Totalmente novo, o Golf será o primeiro veículo desenvolvido com a nova estratégia modular MQB, já utilizada na Audi, a ser comercializado pela Volkswagen no Brasil. O modelo foi completamente reprojetado em várias áreas – carroceria, interior, motores, recursos de infotainment e sistemas de assistência ao motorista.
Vídeo referente à reportagem do Mecânica Online, sobre o Novo Golf – Parte 1: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=GC_NRORUPsg
Design – A atualização de estilo que um modelo vai ganhando ao passar de geração não é uma tarefa fácil para a equipe de design. É preciso manter suas características ao mesmo tempo em que o desenho evolui.
Nesse processo, os designers da Volkswagen deram continuamente uma nova perspectiva às características do Golf. Isso inclui as típicas colunas traseiras “C”, a linha de teto alongada e as marcantes partes dianteira e traseira.
“A linguagem das formas é lógica, sólida, focada no produto, pura e precisa, refletindo o DNA de design da marca como um modelo de criatividade perfeito. Assim, a arquitetura básica do novo Golf é inconfundível”, diz Klaus Bischoff, designer-chefe da marca Volkswagen.
“Ela surge simples, forte, compreensível, confiável e segura. Começando pelos elementos dessa arquitetura básica bem definida, detalhes como o uso econômico e o posicionamento de linhas esculturais são como toques refinados.
Outro ponto extremamente importante é o fato de que, com a sétima geração, as proporções do Golf foram completamente modificadas, tornando o visual do carro mais requintado do que nunca!”, complementa Bischoff.
Mecânica Online® – A versão Highline traz o motor 1.4L TSI BlueMotion Technology, considerado o “Engine of the Year” em sua categoria, que gera 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 mkgf na extensa faixa de 1.500 rpm a 3.500 rpm.
Esse motor pode ser combinado à transmissão manual de seis velocidades ou à transmissão automática DSG de 7 marchas, com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante).
Independentemente da transmissão, o Novo Golf Highline acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e alcança 212 km/h de velocidade máxima. O comportamento da versão 1.4 é mais do que justa.
O motor responde rapidamente ao pisar do acelerador e a sensação que o carro está sempre no controle do motorista resulta em mais segurança e disposição para ir mais longe. O sistema de injeção duplo escolhe livremente o tipo de injeção ideal para cada momento, permite reduzir as emissões de partículas numa ampla gama de utilizações, reduzindo simultaneamente o consumo de combustível.
O novo sistema de resfriamento totalmente eletrônico do TSI permite um gerenciamento térmico significativamente melhor, com fase de aquecimento mais curta. Isso reduz as perdas por atrito, melhorando a economia de combustível.
A carroceria tem que ser forte e rígida para garantir o máximo de segurança e conforto. Apesar disso, sua estrutura tem que permanecer de forma que o veículo inteiro seja leve e eficiente. É por isso que a Volkswagen opta pelas sinergias da nova estratégia modular MQB, a utilização inovadora de aços de alta resistência e métodos de produção avançados.
Uma diminuição de peso de até 100 kg com exigências mais severas quanto a colisões e rigidez, assim como maiores dimensões do veículo demonstra que isso pode ser conseguido. Comparada ao Golf de sexta geração, a distância entre-eixos aumentou 53 mm, para 2.631 mm, enquanto o balanço dianteiro encurtou 12 mm.
Paralelamente, a coluna dianteira “A” movimentou-se mais para trás, tornando o capô mais longo e deslocando toda a cabine também para trás. O comprimento do carro aumentou 55 mm, para 4.268 mm, e a largura cresceu 13 mm, para 1.799 mm.
A altura do Novo Golf é de 1.468 mm. Os aumentos no comprimento e largura, assim como a maior distância entre-eixos e as bitolas otimizadas, têm reflexos perceptíveis no espaço interno da cabine, que cresceu 14 mm (1.750 mm) em comparação ao Golf de sexta geração.
Os passageiros de trás têm agora 15 mm mais de espaço para as pernas. O espaço para os ombros passou a ser de 1.420 mm, 31 mm maior. O espaço para os cotovelos aumentou 22 mm, atingindo 1.469 mm.
O espaço para ombros e cotovelos também cresceu na traseira, aumentando 30 mm e 20 mm, respectivamente. O banco traseiro é bipartido e rebatível na proporção 60:40. Quando ele é dobrado, é criada uma superfície de carga quase nivelada com 1.558 mm de comprimento.
Amplo pacote de tecnologias – DLA – Dynamic Light Assist (Assistente de luz dinâmica) – Por meio de uma câmera instalada no para-brisa, o sistema analisa o tráfego à frente e no sentido contrário. Com base nesses dados, o farol alto é acionado automaticamente.
O Dynamic Light Assist trabalha assim: com a ajuda da câmera, o sistema mascara o facho dos faróis bixenônio com lâmpadas de curva dinâmicas nas áreas em que considera que, potencialmente, podem perturbar outros usuários da via.
Essa função é realizada por uma abertura pivotada entre o refletor com filamento de xenônio e a lente. Juntamente com a oscilação lateral de todo o módulo e o controle independente dos faróis esquerdo e direito, é possível ajustar a fonte de luz, evitando ofuscar quem anda à frente ou vem em sentido contrário.
Park Assist 2.0 – Outra exclusividade do Novo Golf em seu segmento. A mais nova versão do sistema de assistência ao estacionamento, agora facilita parar não apenas em vagas paralelas à via, mas também parar de ré em vagas perpendiculares.
Adicionalmente, o Park Assist 2.0 também é equipado com função de frenagem e saída da vaga de estacionamento. Adicionalmente, o Novo Golf traz o sistema “Park Pilot” com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
ACC – Adaptive Cruise Control (Controle adaptativo de velocidade e distância) – Até agora, o controle adaptativo de velocidade e distância era restrito a veículos de segmentos superiores, como o Volkswagen CC, por exemplo.
Com o Golf, agora o ACC chega à categoria dos hatches médios. O sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do carro. Nos veículos com transmissão automática DSG, o Adaptive Cruise Control intervém de tal forma que, dependendo da situação, o carro pode chegar a parar e, no modo Stop and Go, arrancar automaticamente.
O ACC mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito (de maneira que a distância sempre prevalece sobre a velocidade, garantindo a segurança).
A dinâmica do sistema pode ser modificada individualmente pela seleção de um dos programas de direção do seletor de perfis de condução oferecido no Novo Golf. Front Assist – Esse recurso funciona como o ACC com o sensor de radar integrado à frente do carro, que monitora permanentemente a distância do tráfego à frente.
Mesmo com o ACC desligado, o Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais visual ou sonoro quando for necessária uma reação.
Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão.
City Emergency Brake (Frenagem urbana de emergência) – A função City Emergency Brake, pela primeira vez oferecida no Golf, é uma extensão do sistema Front Assist. O novo sistema funciona em velocidades abaixo de 30 km/h.
Se houver perigo de colisão com um veículo andando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist. Se necessário o recurso inicia a aplicação total dos freios para diminuir a gravidade do impacto.
Detector de fadiga – Esse sistema, introduzido primeiramente no atual Passat, detecta a perda de concentração do motorista e o alerta por meio de um sinal sonoro durante cinco segundos. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando uma parada para descanso.
Se o motorista não parar dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido. Sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros) – A Volkswagen implementou o sistema de proteção proativa dos ocupantes inicialmente no Touareg.
Agora, o sistema (opcional) está fazendo sua estreia no Novo Golf, tornando-o um dos poucos veículos de sua categoria no mundo a oferecer esse tipo de sistema de proteção.
Caso o sistema proativo de proteção aos ocupantes detecte uma situação de potencial acidente – como pelo início de uma forte frenagem por meio da ativação de um assistente de frenagem – os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelo airbag e sistema de cintos.
Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada, as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados.
Potência de sobra – Até hoje, cerca de 2 milhões de unidades do Golf GTI foram produzidas na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg e vendidas em todo o mundo. Em 1976, quando o GTI foi criado, ninguém poderia prever tamanho sucesso.
O planejamento previa fabricar 5 mil unidades, de um carro que se tornou o maior sucesso de seu tipo em todo o mundo. Um fenômeno. O Novo Golf GTI se distingue dos outros carros da série por vários itens adicionais e pelo emblema GTI.
No exterior, eles incluem pinças de freios exclusivas na cor vermelha e lanternas traseiras com iluminação em LED, assim como ponteira do escapamento, (uma à direita e outra à esquerda) com “design GTI”.
Também de série no Golf GTI mais potente, rápido e econômico de todos os tempos são as novas rodas de liga leve aro 17 – “Brooklin” com pneus 225/45 R17. O Novo Golf GTI é equipado com um avançado motor TSI – um motor a gasolina de dois litros de cilindrada, turboalimentado e com injeção direta.
O 2.0 TSI gera 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm. A conhecida agilidade do Golf GTI foi elevada mais uma vez, em relação ao modelo anterior. Resultados: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos e a velocidade máxima é de 244 km/h.
O comportamento do GTI quando pegamos a Autobahn – autoestrada em alemão, com sua fama de rodovia sem limite de velocidade – mostrou que sobra disposição no Novo Golf. Basta acelerar que o carro responde de forma rápida e progressiva.
O motorista tem bom acesso aos controles e fica muito bem acomodado junto ao banco, aumentando ainda mais a sensação de segurança com velocidade. Sistema infotainment de última geração – A Volkswagen está equipando o Novo Golf com um novo sistema infotainment de última geração com rádios e sistema de navegação com estilos completamente novos.
Todos os sistemas têm Bluetooth e tela sensível ao toque (touchscreen). Essa nova geração é oferecida em três opções e telas de dois tamanhos diferentes: 5,8 e 8 polegadas.
Pela primeira vez, a Volkswagen está introduzindo telas com sensores de aproximação: assim que o motorista ou o passageiro da frente movimentam a mão próximo à tela sensível ao toque (touchscreeen), o sistema automaticamente passa do modo display para o de entrada.
O modo display mostra uma tela reduzida apenas ao essencial. No modo operacional, por outro lado, os elementos que podem ser ativados através de toques são destacados para simplificar a utilização intuitiva.
As telas também têm uma função que permite que as listagens sejam roladas ou que as capas dos CDs na biblioteca de mídia sejam selecionadas rapidamente. Sistema Infotainment “Discover Pro” com rádio DVD-Player, tela touchscreen de 8″ e sistema de navegação – Sua tela colorida de 8 polegadas (opcional) é dotada de um sensor de aproximação integrado à área sob o display.
O display também responde a gestos de virar páginas ou zoom, como ocorre nos telefones celulares modernos. O sistema traz rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, leitor de DVD, comando de voz, sistema Bluetooth e memória interna de 60 GB (compatível com MP3).
Além disso, esse sistema de som oferece entradas SD-Card e interface para iPod / iPhone. Outro diferencial do Novo Golf são as atualizações dos mapas de navegação incluídas no preço em todas as unidades com módulos de navegação, por um período de três anos.
Preço – A versão de entrada do Novo Golf que traz de série ar condicionado digital de duas zonas, sete airbags, ABS e ESP, som com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas, sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro), rodas de liga aro 16″ e sistema start-stop tem preço de R$ 67.990, diferença de R$ 3.500 a mais quando comparado ao Cruze hatchback na configuração LT.
Caso você deseje a versão manual completa, similar a comercializada na Alemanha, a Volkswagen também vai fornecer no Brasil. O pacote Premium de equipamentos chega próximo dos 25 mil reais além do valor de entrada.
Quer mais? A central multimídia com tela de 8″ sensível ao toque custa R$ 6.730, o sistema Park Assist 2.0 vale R$ 3.730 e o teto-solar R$ 4.500, além da pintura metálica, o que pode fazer do Golf um veículo acima de 107 mil reais.
O ACC, sistema que controla a velocidade e distância – um piloto automático inteligente – só chega como opcional em 2014. Já a versão GTI tem preço de largada de R$ 94.990 e já vem com transmissão DSG (seis marchas) e toda potência do 2.0 turbo de 220 cv.
Veja abaixo todos os preços do novo Volkswagen Golf no Brasil:
Highline 1.4 TSI turbo de 140 cv, câmbio manual (6 velocidades) – Standard (entrada): R$ 67.990
Pacote Elegance: R$ 72.990
Pacote Exclusive: R$ 82.990
Pacote Premium: R$ 92.990
Vídeo referente à reportagem do Mecânica Online, sobre o Novo Golf – Parte 2: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=kGyNfRGn0po
Opcionais:
– transmissão automatizada DSG de 7 velocidades (R$ 7 mil);
– teto solar elétrico: R$ 4.500;
– rodas de liga leve aro 17 “Geneva” com pneus 225/45 R17: R$ 950 para versão Standard;
– rodas de liga leve aro 17 “Madrid” com pneus 225/45 R17: R$ 280;
– sistema de entretenimento e conectividade com rádio, DVD, tela de 8 polegadas sensível ao toque e HD de 60 GB: R$ 6.730;
– assistente de estacionamento com câmera de ré: R$ 3.730. GTI 2.0 turbo de 220 cv, câmbio automatizado DSG (6 velocidades);
– entrada: R$ 94.990;
– pacote Exclusive: R$ 110.990
– pacote Premium: R$ 125.990;
Opcional: – teto solar elétrico: R$ 4.500.
Vídeo – Novo Golf- Release.