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CLA estabelece nova referência mundial em eficiência aerodinâmica

Chega agora ao mercado brasileiro a edição especial de lançamento do coupé de quatro portas, da Mercedes-Benz, CLA 200 Turbo, que tem no design seu principal trunfo para conquistar mais diretamente novos consumidores para a fabricante alemã em nosso País.

Depois do lançamento do Classe B em outubro de 2012 e do Classe A em abril de 2013, chega o terceiro modelo da nova geração de carros compactos da Mercedes-Benz, intitulado pela própria fabricante como “O Mercedes que o seu pai talvez não dirigiria”, e você vai entender por todos os lados quais as razões dessa escolha, ou não para o modelo.

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Que brasileiro gosta mesmo de design, ninguém duvida. Como bem falou o design da Hyundai, Casey Hyun, que desenvolveu o modelo HB20, todas as análises de nosso mercado apontaram esportividade como característica forte na escolha de um modelo pelos consumidores brasileiros. Essa é a mesma aposta do Mercedes CLA: design avançado e principalmente, esportivo.

Então meu amigo, certamente seu pai dirigiria sim o CLA, pois a esportividade está no sangue do nosso povo. Combinando linhas agressivas e dinâmicas com detalhes de estilo que deixam claro seu DNA, como o sofisticado design da grade dianteira.

Esteticamente impactante, o design também é paralelamente funcional. O meticuloso desenvolvimento do modelo garantiu a ele o menor coeficiente aerodinâmico do mundo entre veículos produzidos em série (Cd=0,23), um dos fatores a contribuir para a eficiência no consumo e baixas emissões de CO2.

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A ausência da coluna central entre as janelas laterais e o perfeito jogo entre superfícies côncavas e convexas dão a este cupê com quatro portas um visual inconfundível.

As características marcantes do veículo incluem o capô com saliências destacadas incorporado na dianteira e a grade com contorno em forma de diamante. Os faróis bi xenônio e os LEDs das luzes de condução diurna posicionados dentro do conjunto ótico criam um efeito único de difusão luminosa.

À noite, eles geram uma assinatura que define a aparência energética do carro e, durante o dia, proporcionam uma jovem expressão facial.

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Três linhas proeminentes dão estrutura ao veículo quando visto de lado: a borda estrutural dianteira sobre as molduras das rodas flui na direção da traseira em uma linha descendente característica.

Outra linha, mais sinuosa, marca a musculatura dos “ombros” acima do eixo traseiro, enquanto a terceira se estende em uma curva envolvente desde a roda dianteira para trás. Juntas, estas linhas dão força, profundidade e dinamismo ao perfil lateral, ressaltado também pelas rodas de liga leve de 18 polegadas com cinco raios duplos.

As linhas da traseira reforçam a impressão de largura, mostrando força e disposição atlética por meio do jogo entre a curvatura das superfícies e bordas. O contorno do teto suavemente inclinado e a marcante curvatura da janela traseira proporcionam ao CLA um caráter bastante esportivo.

A impressão dinâmica da parte posterior resulta principalmente do recuo das colunas C e da musculatura dos ombros sobre as molduras das rodas traseiras. As lanternas, dispostas em forma de flecha, são envolvidas pelas linhas dos ombros que se estendem para dentro da traseira e sua orientação horizontal acentua a força estética do conjunto traseiro.

As duas saídas cromadas do escapamento, uma de cada lado, são um toque esportivo adicional.

O grande teto solar panorâmico deslizante/oscilante reforça o estilo jovem do CLA com um toque de elegância e requinte. O conjunto consiste de uma cobertura fixa de policarbonato na dianteira, um elemento móvel de cristal mineral e frisos laterais combinando com o visual do vidro.

A superfície transparente se estende do para-brisa dianteiro à janela traseira de forma natural, como um elemento de estilo totalmente integrado ao design do carro. Caso deseje, o motorista pode proteger o interior dos raios solares acionando uma tela de isolamento, ao toque de apenas uma tecla.

A continuidade do design externo acontece no interior do modelo. Não há como negar a beleza do modelo e a qualidade dos itens de acabamento. Todas as superfícies de acabamento são galvanizadas em prata escurecido, resultando em uma aparência metálica elegantemente descontraída.

O painel de instrumentos incorpora cinco saídas de ar redondas, lembrando turbinas a jato, uma reminiscência do superesportivo SLS 63 AMG. A direção do fluxo de ar é controlada por um inserto galvanizado que demonstra uma meticulosa atenção aos detalhes.

O display com 17,8 cm, que se eleva ao centro, tem painel dianteiro em laca preto-piano e moldura prateada e, além de permitir controlar várias funções do carro, como o ar-condicionado digital, integra o Comand Online, que oferece navegação por GPS e acesso à internet por meio de browser e aplicativos especiais da Mercedes-Benz.

O sistema multimídia aceita DVD, CDs, dispositivos USB e SD-card. A conexão Bluetooth permite integrar todas as funcionalidades de telefones celulares e a execução de músicas por meio de streaming.

O CLA 200 Turbo 1st Edition é equipado com bancos integrais na frente e atrás, com acabamento em couro sintético ÁRTICO e tecido, reforçando seu caráter esportivo. O assento traseiro privilegia os espaços laterais (tipo 2+1). Costura pespontada colorida é disponibilizada de acordo com as opções selecionadas para o acabamento interno.

O padrão de acabamento dos bancos é replicado nos painéis internos das portas, que combina o couro sintético ÁRTICO com frisos cromados. A forração do teto é preta, criando um ambiente simultaneamente acolhedor e ainda mais esportivo.

O CLA vem equipado com um pacote de luzes internas com 17 pontos de iluminação estrategicamente escolhidos, com destaque para as soleiras em alumínio iluminadas. A tonalidade quente é proposital, buscando aproximar o interior do veículo do aconchego de uma sala de estar.

Aerodinâmico – Entre os diferenciais tecnológicos do CLA, merece destaque o Cd (coeficiente aerodinâmico) de 0,23, um novo recorde mundial em aerodinâmica para automóveis produzidos em série. A área de arrasto, Cd x A, que é crucial para a resistência aerodinâmica, também é a melhor, com 0,51 m².

As boas características do fluxo de ar, importante fator para o baixo consumo de combustível do veículo em condições normais de uso, resultam de numerosas medidas para otimização da aerodinâmica.

Entre elas, estão o baixo ombro da coluna A com uma geometria especialmente adaptada, espelhos retrovisores externos aerodinamicamente otimizados, o desenho das rodas desenvolvido para reduzir o arrasto aerodinâmico e defletores serrilhados nas molduras de rodas dianteiras e traseiras.

A preocupação com a aerodinâmica também está em áreas não visíveis, a começar pelo fluxo de ar dentro do capô dianteiro. Ao mesmo tempo, a ampla cobertura da parte inferior do assoalho, com painéis adicionais na área central do eixo traseiro com sulcos especiais e o silenciador traseiro aerodinamicamente desenvolvido, seguido pelo difusor, dinamiza o fluxo de ar sob o carro.

Mecânica Online® – O CLA 200 Turbo 1st Edition dispõe de suspensão dianteira tipo McPherson e suspensão traseira independente com braços múltiplos em alumínio, com três elementos de controle e um braço de arrasto por roda. Isso permite que as movimentações longitudinais e laterais sejam virtualmente independentes entre si.

Uma característica específica do CLA é a separação flexível do suporte do eixo traseiro, que beneficia o conforto de rodagem. Os cubos de rodas e suportes de molas são de alumínio, para reduzir as massas não suspensas.

Outro importante item é a direção eletromecânica Direct Steer. Esse sistema de assistência de direção proporciona melhor sensibilidade ao condutor em comparação com sistemas tradicionais na maioria das situações de uso e contribui de forma decisiva para melhorar a eficiência total do veículo, já que a assistência só é acionada, consumindo energia, quando o volante é efetivamente girado.

O sistema também dá espaço para várias funções de assistência de direção ativadas pela unidade de controle do ESP (electronic stability control – programa eletrônico de estabilidade). Entre elas estão o contra esterço em caso de saída de traseira, correção da direção em frenagens em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução da influência da tração dianteira na direção e compensação de ventos laterais e inclinação lateral da estrada.

Numerosos sistemas de assistência dão apoio ao motorista no CLA e reduzem a necessidade de esforço. O sistema de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST (assistente de atenção) alerta o motorista quando percebe sinais de desatenção ao conduzir, sugerindo uma parada para descanso.

Fundamental para a segurança do veículo, o sistema de frenagem adaptativo concentra, além de suas funções básicas, o controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em subidas, pré-carregamento em situações de emergência, secagem automática na chuva e a função HOLD, que mantém o carro parado no tráfego sem necessidade de o motorista manter o pedal do freio acionado.

A segurança passiva em caso de colisões é assegurada por um conjunto composto de sete airbags. Além dos dois dianteiros, para o motorista e o passageiro, há dois airbags laterais na frente, airbags tipo cortina, que protegem as 4 janelas do veículo, e um airbag especial para proteger os joelhos do motorista.

A estrutura da carroceria, que utiliza 66% de aço de alta e ultra alta resistência, também é fundamental para garantir ótima proteção aos ocupantes do veículo.

Apesar do amplo pacote tecnológico anunciado pela Mercedes-Benz, sentimos falta durante nossa avaliação do modelo por cerca de 180 quilômetros em São Paulo. E por isso, talvez sejam esses os motivos que a Mercedes afirma que “seu pai não dirigiria o modelo”.

O CLA 200 Turbo 1st Edition já está disponível na rede de concessionários no Brasil por R$ 150.500. O valor pode ser considerado salgado, mas a Mercedes-Benz aposta na exclusividade e claro, na presença literalmente da estrela, que encanta logo de chegada.

Considerando um veículo desse valor, a falta de itens como sensores de estacionamento e câmera traseira para manobras, assim como itens de conforto normalmente encontrados nessa faixa de preço, como ajuste elétrico dos bancos, além do display que não é sensível ao toque, para controlar o sistema multimídia, acesso ao telefone e o GPS, sendo preciso girar um botão na parte debaixo do console central e o ar condicionado que possui sistema analógico de zona única. Essas características podem sim ser fatores que distanciem o modelo do seu pai.

O design muito acertado com seu aspecto aerodinâmico tão eficiente, não deixa fácil a manobrar com o modelo, ou seja, a visibilidade, exigindo movimentos de cabeça para visualizar pontos cegos na lateral. Mais um item de tecnologia que poderia contar no CLA: monitoramento de ponto cego.

O que esperar do mercado? Não tem como negar o acerto aerodinâmico, estilo e design do CLA. O modelo chama atenção por onde passa. A tendência é de queda para o valor do modelo com a chegada de versões menos equipadas – o teto-solar panorâmico é um dos itens que podem se tornar opcionais.

E a vida não está fácil para ninguém. As rivais alemãs estão próximas com opções similares, como o Audi A3 Sedã, que começou a ser vendido este mês por R$ 116 mil – vamos acompanhar o lançamento oficial do modelo essa semana, dia 30 de janeiro, e o BMW Série 2, que desembarca no Brasil ainda neste ano.

No quesito preço, o CLA 200 First Edition ainda perde para o Classe C (a partir de R$ 125 mil) e BMW Série 3 (a partir de R$ 119 mil).

Mas a força da Mercedes-Benz é a garantia da qualidade junto aos clientes. Com projeção de 1.400 unidades para serem vendidas em 2014, o sucesso do CLA será facilmente alcançado. Na concessionária Delta em Recife, a disputa pelo modelo entre os clientes é forte, e talvez a limitação na disponibilidade de mais unidades seja um entrave a ser vencido pela marca.

Ficha técnica

Mercedes-Benz CLA 200 Turbo 1st Edition

Motor: 1.595 cm³ (4 cilindro em linha)

Potência: 156 cv

Câmbio: 7G DCT

0-100 km/h: 8s5

Vel. Máxima: 223 km/h

Pneus: 225/40 R18

Porta-malas: 470 litros

Peso: 1.430 kg

Itens de série: airbags dianteiros, laterais e de joelho para motorista e passageiro, banco esportivos em couro, computador de bordo, conectividade via Bluetooth, freio de estacionamento elétrico, freios adaptive brake (ABR), controle eletrônico de estabilidade (ESP), distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), sistema anti-bloqueio dos freios (ABS), controle de tração na aceleração (ASR), tração eletrônica em cada roda (ETS), assistente de freio (BAS), assistente de partida na subida (HSA), direção elétrica, acabamento do volante em couro, sensor de chuva, teto solar panorâmico, controle de cruzeiro, aviso de perda de pressão nos pneus, GPS, attention assist, ar-condicionado, limpadores de faróis, faróis bi xenônio, Eco Start/Stop, pneus run flat.

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