Em 2015, os emplacamentos de veículos de passeio e utilitários do Grupo Renault em nível mundial tiveram nova alta de 3,3%, para um total de 2,8 milhões de veículos, em um mercado que avançou 1,6%. Este crescimento dos emplacamentos pelo terceiro ano consecutivo permitiu que o grupo conquistasse um novo recorde de vendas. A participação de mercado mundial do Grupo totaliza agora 3,2%. A marca Renault se mantém como primeira marca francesa no mundo e a Dacia bateu novo recorde de vendas.
O Grupo continua a se beneficiar do dinamismo do mercado automobilístico europeu (+9,4%), com progressão de emplacamentos da ordem de 10,2%, com 1.613.499 veículos, para uma participação de mercado de 10,1%. A Renault é líder do mercado de veículos elétricos na Europa e líder do mercado de veículos utilitários pelo 18º ano consecutivo.
Fora da Europa, apesar da crise econômica na Rússia e América Latina, o Grupo resiste e apresenta ganhos de participação de mercado na África / Oriente Médio / Índia e Eurásia.
“Mais uma vez as vendas do Grupo Renault estiveram em alta em 2015 e batemos um novo recorde. Apesar das situações econômicas ainda desiguais de uma região para a outra, nossa progressão se mantém constante, validando a estratégia de diversificação geográfica iniciada há alguns anos”, destaca Thierry Koskas, Diretor Comercial do Grupo.
GRUPO TIRA PARTIDO DE LANÇAMENTOS NA EUROPA – Na Europa, a participação de mercado de veículos de passeio e utilitários do Grupo Renault aumentou para 10,1% com uma progressão dos emplacamentos de 10,2%, com 1.613.499 veículos. O Grupo apresenta vendas em alta na totalidade dos países da região, principalmente com excelentes performances na Espanha (+ 22,3%), Reino Unido (+17,7%) e Itália (+18%), com uma participação de mercado recorde de 9,1%.
A marca Renault registrou um novo ano de crescimento, sendo a que mais avançou em 2015. Com 1.238.711 emplacamentos (+ 12,3%), a participação de mercado atingiu 7,8%, contra 7,6% em 2014 e 7,4% em 2013; o Clio se mantém como veículo mais vendido na Europa, considerando todos os segmentos.
No mercado de veículos de passeio, a Renault (+11,1% com 969.508 veículos) mantém sua posição de líder no segmento dos compactos urbanos (segmentos A + B), graças ao sucesso persistente dos modelos Clio e Captur, que é líder do segmento, com 194.703 emplacamentos (23,7% do segmento).
O sucesso dos lançamentos de 2015 se confirma. O Kadjar teve 49.016 unidades vendidas e o Novo Espace teve 20.930 emplacamentos, o triplo de sua versão anterior em 2014.
Em veículos utilitários, a marca Renault se mantém na liderança pelo 18º ano consecutivo, com 269.203 emplacamentos (+16,9%) e ganho de participação de mercado de 0,7 ponto.
Dez anos após seu lançamento na Europa, a marca Dacia apresenta novo aumento de emplacamentos em 2015 (+3,6%) e recorde de vendas, com 374.458 emplacamentos no ano.
A Renault é líder no mercado de veículos elétricos na Europa. As vendas do Grupo aumentaram fortemente (+49%), com 23.086 veículos (exceto Twizy). O ZOE se tornou líder no mercado de veículos de passeio, com 18.453 emplacamentos no ano (+68%).
Na França, a Renault fortalece sua posição de primeira marca de automóveis e o Clio se mantém como veículo mais vendido do mercado. Os modelos Clio, Captur, Twingo e Espace são líderes em seus segmentos respectivos. Os utilitários Trafic, Master e Kangoo estão igualmente na liderança de seus segmentos. O ZOE tem participação de 60% do mercado veículos elétricos de passeio.
GRUPO RESISTE NOS MERCADOS INTERNACIONAIS – Nos mercados internacionais, apesar de uma situação econômica desigual conforme o país e a região, o Grupo Renault conseguiu manter estável ou até fortalecer suas posições.
Na Eurásia, a participação de mercado do Grupo avançou 1,6 ponto, ficando em 11,9%, principalmente graças ao dinamismo na Turquia (+21.7%), onde bateu novo recorde de vendas. O crescimento na maioria dos países da região permite compensar as consequências da crise econômica na Rússia, onde o mercado está em queda de mais de 35% e os emplacamentos do Grupo Renault atingiram 38,1%. A participação de mercado se mantém praticamente estável em 7,5%, resultado de uma política de preservação das margens.
Na região África / Oriente Médio / Índia, os emplacamentos do Grupo estão em alta de aproximadamente 17%, para uma participação de mercado de 4,5% (+0,7 ponto). O Grupo responde por mais de um terço do mercado no Norte da África.
Recorde de participação de mercado (35,6%) na Argélia, com ganho significativo de 8,7 pontos, resultado da produção local do Symbol em Orã.
As marcas Dacia e Renault ocupam respectivamente a primeira e segunda posição no Marrocos, onde os emplacamentos avançaram 11,5%. A participação de mercado do Grupo atingiu 38,2% (+1,2 ponto).
As vendas avançaram 73,8% e a participação de mercado alcançou 7,5% (+ 3,4 pontos) no Egito, segundo mercado da África.
Na Índia, a Renault se mantém como primeira marca europeia de automóveis, com vendas em progressão de 20,1%. O lançamento do Kwid foi bastante promissor, com mais de 80.000 pedidos recebidos desde o lançamento, em setembro.
Na região Américas (355.151 emplacamentos, em queda de 14,8%), o Grupo resiste às dificuldades econômicas, com uma participação de mercado que alcançou 6,3% (-0,1 ponto).
No Brasil, 2º mercado do Grupo, a participação de mercado aumentou 0,2 ponto, em um nível jamais atingido de 7,3%, em um mercado em recuo de 25,5%.
Na Argentina, o Grupo conteve o recuo de seus emplacamentos para -6,5% graças à performance registrada no último trimestre, com participação de mercado de 14,7% (12,7% no ano).
Na Colômbia, a Renault fortaleceu claramente suas posições, com participação de mercado em progressão de 2 pontos, ficando em 18,6%.
Com comercialização iniciada no final do ano, a picape Duster Oroch já está em segundo lugar em seu segmento no Brasil. A aceleração da Renault neste segmento deve manter o crescimento na região durante os próximos meses.
Na Ásia Pacífico, houve uma estabilização do nível de vendas após a forte progressão registrada em 2014 na Coreia, primeiro mercado do Grupo na região.
Na China, em 2015 foi dada prioridade ao lançamento da versão chinesa do Kadjar, primeiro veículo produzido localmente pela joint venture Dongfeng Renault.
PERSPECTIVAS COMERCIAIS PARA O GRUPO RENAULT EM 2016’ – Em 2016, o mercado mundial deve ter crescimento de 1 a 2% em relação a 2015. O mercado europeu deve registrar alta de 2%, com progressão de 2% na França.
Nos mercados internacionais, os mercados brasileiro e russo devem continuar em recuo de 6% e 12%, respectivamente. Por outro lado, a China (+4 a 5%) e a Índia (+8%) devem manter uma dinâmica de crescimento.
Neste contexto, com um planejamento de produto bastante importante neste ano, a progressão na Índia e a nova ofensiva na China, o Grupo Renault prevê:
– aceleração do crescimento das vendas mundiais
– fortalecimento da marca Renault na Europa
– progressão em cada uma de suas cinco regiões
“Nosso crescimento vai acelerar em 2016 e vamos progredir em nossas regiões, apoiados pela dinâmica comercial dos três últimos anos, uma gama de produtos amplamente renovada em 2015 e 2016 e nossa expansão na Índia e na China”, afirma Thierry Koskas.
Total de vendas do Grupo: veículos de passeio e utilitários por região
Acumulado ao final de dezembro* |
|||
2015 |
2014 |
% variação |
|
França |
607.173 |
577.606 |
5,10% |
Europa** (exceto França) |
1.006.326 |
887.179 |
13,40% |
Total França + Europa |
1.613.499 |
1.464.785 |
10,20% |
África / Oriente Médio / Índia |
359.858 |
307.927 |
16,90% |
Eurásia |
356.216 |
389.704 |
-8,60% |
Américas |
355.151 |
416.914 |
-14,80% |
Ásia-Pacífico |
116.868 |
133.197 |
-12,30% |
Total exceto França + Europa |
1.188.093 |
1.247.742 |
-4,80% |
Mundo |
2.801.592 |
2.712.527 |
3,30% |
* Vendas
** Europa = União Europeia, Islândia, Noruega & Suíça.
Total de vendas por marca
Acumulado ao final de dezembro* |
|||
|
2015 |
2014 |
% variação |
RENAULT | |||
Veículos de passeio |
1.822.965 |
1.811.443 |
0,60% |
Veículos utilitários |
347.679 |
307.582 |
13,00% |
Veículos de passeio + utilitários |
2.170.644 |
2.119.025 |
2,40% |
RENAULT SAMSUNG MOTORS |
. |
. |
|
Veículos de passeio |
80.028 |
82.123 |
-2,60% |
DACIA |
. |
. |
|
Veículos de passeio |
511.510 |
474.623 |
7,80% |
Veículos utilitários |
39.410 |
36.756 |
7,20% |
Veículos de passeio + utilitários |
550.920 |
511.379 |
7,70% |
GRUPO RENAULT |
. |
. |
|
Veículos de passeio |
2.414.503 |
2.368.189 |
2,00% |
Veículos utilitários |
387.089 |
344.338 |
12,40% |
Veículos de passeio + utilitários |
2.801.592 |
2.712.527 |
3,30% |
15 principais mercados do Grupo Renault ao final de dezembro de 2015
Volumes 2015* |
Penetração: veículos de passeio + utilitários em 2015 |
||
(em unidades) |
(em % ) |
||
1 | FRANÇA |
607.173 |
26,4 |
2 | Brasil |
181.504 |
7,3 |
3 | ALEMANHA |
177.787 |
5,2 |
4 | TURQUIA |
162.175 |
16,8 |
5 | ESPANHA |
156.108 |
13,1 |
6 | ITÁLIA |
154.730 |
9,1 |
7 | REINO UNIDO |
128.269 |
4,3 |
8 | RÚSSIA |
120.411 |
7,5 |
9 | ARGÉLIA |
90.182 |
35,6 |
10 | BÉLGICA + LUXEMBURGO |
82.374 |
13,3 |
11 | COREIA DO SUL |
80.017 |
4,4 |
12 | ARGENTINA |
79.383 |
12,7 |
13 | ÍNDIA |
53.848 |
1,7 |
14 | IRÃ |
51.500 |
4,8 |
15 | MARROCOS |
50.369 |
38,2 |
* Números ao final de dezembro 2015 (vendas), exceto Twizy.
5 melhores vendas de veículos de passeio do Grupo ao final de dezembro de 2015
Total |
Renault |
Dacia |
RSM |
|
Clio 4 |
372.062 |
372.062 |
. |
. |
Duster |
331.238 |
168.900 |
162.338 |
. |
Sandero 2 |
326.712 |
141.354 |
185.358 |
. |
Logan 2 |
251.030 |
151.949 |
99.081 |
. |
Captur / QM3 |
245.126 |
220.567 |
. |
24.559 |
Todos os números deste documento foram levantados em 12 de janeiro de 2016.