A Ford registrou um marco relevante no setor automotivo ao completar 5 anos de venda ininterrupta do seu modelo Fusion Hybrid no Brasil. Adotando uma tecnologia atual na área da eletrificação, o modelo é o campeão de economia de combustível e o que apresenta a melhor eficiência energética do mercado.
O Fusion Hybrid funciona no modo elétrico a até 100 km/h e acima dessa velocidade aciona o motor a combustão, numa equação favorável para o uso nas cidades e rodovias.
“Temos a satisfação de oferecer um veículo com essa tecnologia em escala comercial regular. Mais que o volume total de 1.600 unidades vendidas desde 2011, o modelo híbrido da Ford representa um pioneirismo no processo de eletrificação dos veículos, um tema sempre muito discutido, mas ainda pouco difundido por outras marcas. Associamos a um automóvel eficiente e limpo, de sucesso internacional, muito conforto, design, desempenho e segurança”, ressalta Fernando Pfeiffer, gerente do Produto da Ford.
Significando um novo paradigma de consumo de veículos, o Fusion Hybrid, mesmo com esse volume, é líder absoluto desse segmento no País. As vendas ganharam um impulso maior recentemente com a adoção de medidas oficiais para estimular esse tipo de veículo, principalmente em cidades de grande densidade urbana como São Paulo.
“O aumento do foco em eficiência energética e sustentabilidade tem incentivado o crescimento no uso de veículos híbridos e elétricos em vários mercados. O Fusion Hybrid já se beneficia, por exemplo, da lei criada pela Prefeitura de São Paulo no ano passado que dá desconto no IPVA e isenta os veículos híbridos e elétricos do rodízio municipal”, acrescenta o executivo.
Tecnologia comprovada – O Fusion Hybrid é uma vitrine de inovações tecnológicas da Ford. Entre elas, estão a bateria de íons de lítio leve e potente, o motor 2.0 a gasolina de ciclo Atkinson, um avançado motor elétrico, com potência combinada de 190 cv, e a transmissão continuamente variável e-CVT controlada eletronicamente.
Além disso, o painel de instrumentos “Smartgauge” com duas telas de LCD configuráveis ensina o motorista a dirigir de modo mais econômico, usando desenhos de folhas.
Primeiro híbrido total do País, combina um motor elétrico e outro a gasolina que, além de impulsionar as rodas quando necessário, faz o papel de gerador para alimentar as baterias. O sistema de frenagem regenerativo também recupera até 95% da energia perdida nos freios.
O resultado faz com que o Ford Fusion Hybrid encabece a lista de 693 veículos que compõem hoje o ranking de eficiência energética do Inmetro/Conpet, com um rendimento de 16,6 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada com gasolina.