sábado, 20 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Artigo | Carros inteligentes: o futuro chegou

*Todd Barrett – Com carros e caminhões ficando cada vez mais inteligentes, que lugar melhor para testar a próxima geração de veículos conectados à internet do que uma cidade que o Fórum de Comunidades Inteligentes classificou em 2011, 2012, e 2013 entre as 7 Comunidades Mais Inteligentes do Ano? Estamos falando de Stratford, em Ontário, no Canadá.

A alta classificação de Stratford entre as cidades mais inteligentes é baseada em parte na oferta de rede Wi-Fi gratuita por toda a cidade. Uma infraestrutura digital tão extensa assim é incomum, mesmo no coração de um cluster de alta tecnologia como o sudeste de Ontário.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Essa particularidade torna Stratford um local ideal para testar nas ruas os veículos conectados à internet e carregados com sensores, câmeras de detecção de proximidade e tecnologias anticolisão.

A Associação de Fabricantes de Peças Automotivas (APMA) é um parceiro importante no projeto piloto em desenvolvimento. As tecnologias para veículos conectados são um foco crescente para muitos membros do órgão, e é consequência da estrutura industrial única de Ontário, único lugar na América do Norte onde é possível encontrar clusters de classe mundial – tanto automotivos quanto de TI.

Para Stratford, onde atualmente 60% dos empregos de manufatura estão ligados ao setor automotivo, o projeto oferece a oportunidade de buscar o potencial de crescimento econômico de tecnologias de carros conectados e de veículos autônomos.

- Publicidade -

Ao todo são mais de 60 empresas já interessadas na iniciativa, além dela ter o apoio da Universidade de Waterloo, líder norte-americana em engenharia de tecnologia.

A Green and Intelligent Automotive (GAIA), instalação de pesquisa do conjunto propulsor da universidade, recém-lançada e avaliada em US$ 10 milhões, está focada no desenvolvimento de tecnologias automotivas mais inteligentes que irão minimizar o consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa.

Financiada em parte por uma doação de US$ 1 milhão da Toyota, a GAIA faz parte do Centro de Pesquisa Automotiva de Waterloo (WatCAR, sigla em inglês), o maior polo de pesquisa acadêmica para o setor automotivo do Canadá.

- Publicidade - Ofertas FIAT

É importante ressaltar, no entanto, que há limites para o que pode ser alcançado até mesmo nos mais sofisticados laboratórios de pesquisa. Somente com testes nas ruas, em condições do mundo real, os desenvolvedores podem ganhar a confiança que necessitam para levar tecnologias inovadoras de carros conectados para o mercado.

O governo do Ontário foi pioneiro com projetos-piloto em outubro de 2015, ao anunciar que iria permitir testes nas ruas para as tecnologias de veículos autônomos.

As expectativas de que dados valiosos vão surgir a partir do projeto piloto são altas. Embora possa levar anos para que os veículos verdadeira e totalmente autônomos tenham permissão para trafegar nas ruas, os projetos-piloto, como este agora em desenvolvimento em Stratford, representam marcos importantes nesta trajetória.

*Todd Barrett é Cônsul Comercial de Ontário, Canadá, no Brasil.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil