A Porsche está ampliando sua linha de SUVs compactos com a introdução do novo modelo de entrada do Macan. O motor quatro cilindros turbo foi especificamente adequado a este veículo, que é o carro esportivo do segmento SUV. Ao mesmo tempo, o Cayenne agora será equipado com a última geração do Porsche Communication Management (PCM – gerenciamento de comunicações).
O motor de dois litros turboalimentado do Macan desenvolve 185 kW (252 cv) entre 5.000 e 6.800 rpm e vem acompanhado de série por uma transmissão PDK de sete velocidades com dupla embreagem, como ocorre em todos os modelos do Macan.
O resultado é que o utilitário esportivo tem uma impressionante aceleração: é capaz de atingir 100 km/h em 6,7 segundos. Se for equipado com o pacote opcional Sport Chrono, o tempo é reduzido para 6,5 segundos. A velocidade máxima é 229 km/h.
Em termos de consumo, o Macan mostra ser muito eficiente: dependendo da combinação de rodas e pneus com que é equipado, consome entre 7,4 l/100 km e 7,2 l/100 km, segundo os padrões NEDC.
Quatro cilindros esportivo turboalimentado – O motor de quatro cilindros em linha é projetado para ser especialmente esportivo e eficiente: ele opera com pressão de sobrealimentação de até dois bar e conta com resfriamento do ar de alimentação, injeção direta de gasolina e comando de válvulas variável.
O VarioCam Plus adapta continuamente os eixos de comando das válvulas de admissão e exaustão e também controla a elevação das válvulas de escape. Seus poderosos 370 Nm de torque, por exemplo, estão disponíveis entre 1.600 rpm e 4.500 rpm e permitem rápidas manobras de ultrapassagem.
Como é típico de todos os modelos Porsche, o Macan é capaz de converter a força de seu motor numa dinâmica de condução excepcionalmente esportiva. Isto é garantido pelo sistema ativo Porsche Traction Management (PTM) de gerenciamento da tração nas quatro rodas de série, trabalhando junto com uma ágil suspensão e uma direção extremamente precisa.
Um sistema de suspensão a ar com controle de nivelamento, incluindo o PASM (Porsche Active Suspension Management – gerenciamento ativo da suspensão) com amortecedores adaptativos é disponibilizado como opção. Com peso em ordem de marcha de 1.770 quilogramas, o Macan é o SUV mais leve feito pela Porsche, o que se traduz numa ágil dirigibilidade.
Amplo nível de equipamentos de série – Visualmente e em outros itens particulares, o novo modelo de entrada se diferencia dos outros modelos mais potentes apenas em detalhes. As características diferenciadas externas são os frisos das janelas laterais em preto, as pinças também pretas dos freios nas rodas de 18 pole-gadas* e o sistema de escapamento com duas ponteiras simples feitas de aço inoxidável escovado.
Muitos dos itens de série do veículo são os mesmos presentes nos modelos S. Por exemplo, o Macan tem assentos-conforto com oito regulagens elétricas no lado do motorista, painéis centrais dos bancos em Alcantara, a última geração do Porsche Communication Management (PCM), um sistema de alerta de saída da faixa de rolagem e tampa do porta-malas elétrica.
O Macan já está disponível para encomendas e seus preços começam em 55.669 euros na Alemanha, incluindo o VAT (imposto de valor adicionado) e os equipamentos obrigatórios para o mercado alemão. O lançamento no mercado ocorrerá em junho de 2016.
A previsão de chegada deste modelo no Brasil será para o segundo semestre de 2016 e o pacote e preço local ainda não estão definidos.
Maior conectividade: o Cayenne oferece agora o mais novo sistema de informação e entretenimento
O elemento central do futuro sistema Porsche Communication Management (PCM – gerenciamento de comunicação) que será equipamento de série em todos os modelos Cayenne é uma nova tela de toque de alta resolução com sete polegadas.
A interface com o usuário reprojetada possibilita operação intuitiva, semelhante à de um smartfone. Quando o sensor de proximidade detecta a intenção do usuário, são mostrados os conteúdos correspondentes dos menus, que o motorista pode controlar através de múltiplos toques.
Interfaces Bluetooth, USB e SD card possibilitam integrar smartfones e mídias com memória. Outra novidade é a opção de conectar um iPhone ao PCM para utilizar o Apple CarPlay.
O novo módulo de navegação está incluído de série no Cayenne. Ele impressiona pelo mostrador de mapas de alta resolução e, pela primeira vez, pela representação em 3D disponível em algumas regiões. A navegação também pode ser iniciada através do controle por voz.
O módulo opcional Connect Plus** aumenta consideravelmente a dinâmica da navegação através do uso de informações de trânsito em tempo real. Os serviços online Google Street View e Google Earth podem ser usados para visualização precisa de detalhes ao longo das estradas e em áreas urbanizadas.
O uso do PCM como um ponto de Wi-Fi e a integração ainda mais ampla com smartfones não deixa nada a desejar em termos de conectividade. O Porsche Connect app** também faz é novidade. Para começar, ele permite que o usuário transfira destinos para o PCM diretamente de um smartfone, para iniciar a navegação.
O já conhecido aplicativo Porsche Car Connect** também está incluído no módulo Connect Plus. Ele permite que os usuários controlem certas funções do veículo remotamente a partir de um smartfone e o acesso a dados como o nível do tanque de combustível do carro.
O novo PCM no Cayenne estará disponível para o mercado Brasileiro no segundo semestre de 2016.
Todas as linhas de modelos da Porsche agora estão perfeitamente conectadas – A nova geração do PCM foi apresentadda pela primeira vez no novo Porsche 911 (991 II) e é equipamento de série em todos os modelos 911.
Além dos modelos Carrera, os Targa e as versões topo de linha 911 Turbo são equipadas com o novo sistema de infotaiment. O novo módulo é equipamento de série também no novo ano-modelo do Macan.
A nova linha de modelos 718 também usará o novo sistema de informação e entretenimento. Dependendo do modelo do veículo, o novo PCM vem com um diferente nível de itens de série e pacotes opcionais.
*Pacote Brasil trará rodas 19 polegadas
**Sistemas ainda não disponíveis para o mercado Brasileiro