O melhor motorista do Brasil vai ganhar estrada agora com um extrapesado top de linha da Mercedes-Benz. Ao superar 22 concorrentes na finalíssima do “Concurso Caminhoneiro do Ano” da Caravana Siga Bem, Lucio Marcio Goldin, profissional autônomo da cidade Arapongas, no Paraná, conquistou a grande premiação da competição: o cavalo mecânico Actros 2546 6×2 Megaspace Segurança, que reúne avançadas tecnologias, proporcionando um elevado padrão de desempenho, conforto, segurança e produtividade.
Num clima de grande expectativa e euforia, os finalistas participaram do evento de premiação, ocorrido em São Paulo, na quarta-feira passada, 6 de abril, quando foi anunciada a conquista de Lucio Marcio Goldin. O segundo colocado, Alessandro Mileski, também de Arapongas, levou um automóvel smart para casa.
O “Caminhoneiro do Ano” não escondeu sua alegria e satisfação com o prêmio conquistado, ressaltando o que isso significa. “Logo de cara, fiquei muito bem impressionado com o nível de conforto e segurança do Actros Megaspace. Isso é essencial para quem roda 450 km por dia, como eu”, diz Lucio. “Trabalho com transporte de areia entre Arapongas e Nova Londrina, cidade próxima da divisa com o Mato Grosso e com o rio Paraná. Faço este percurso todos os dias, de segunda a sexta. Ter uma cabina como essa, com uma cama tão espaçosa, vai me trazer muito mais conforto, porque eu tanto descanso, quanto às vezes durmo no próprio caminhão”.
Lucio se mostrou muito entusiasmado com o alto padrão de segurança de seu novo caminhão. O Actros Megaspace Segurança vem equipado com Assistente Ativo de Frenagem (Active Brake Assist/ABA), Sistema de Orientação de Faixa de Rolagem (Lane Guidance System) e o Controle de Proximidade (Proximity Control System).
“Essas tecnologias vão me ajudar a trabalhar com mais tranquilidade e isso é muito importante para quem vive na estrada”, diz ele.
O vencedor do concurso “Caminhoneiro do Ano” conhece muito bem os veículos da marca Mercedes-Benz. Um de seus dois caminhões atuais é o cavalo mecânico 1935. “Eu comprei esse caminhão em 1997 e até hoje eu rodo com ele direto, 100% no trabalho. Só me deu alegria. Basta fazer as revisões e as manutenções. Cheguei a alcançar 1,3 milhão de km sem mexer no motor, só fazendo o básico”.
Com o novo Actros, Lucio passa a contar com mais um caminhão para transportar areia. “Chegou em boa hora, porque serviço tem. E o sonho não acaba nunca. A gente sempre quer melhorar de caminhão e de vida”.
A Mercedes-Benz está cada vez mais próxima dos motoristas
Para Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a participação da marca na Caravana Siga Bem reforça o objetivo da Empresa de estar ao lado dos caminhoneiros e dos autônomos onde quer que eles estejam.
“Desejamos estar sempre perto e ouvir cada vez mais aqueles que por décadas demonstram confiança e lealdade à nossa marca e veículos: os motoristas. Buscamos captar suas expectativas e necessidades, a fim de oferecer a eles caminhões com elevado padrão de conforto, desempenho e produtividade”.
O maior evento das estradas – A Caravana Siga Bem é o maior evento das estradas brasileiras. Com patrocínio máster da Mercedes-Benz e da Petrobras, a 9ª edição do programa, encerrada neste mês, trouxe para o caminhoneiro uma série de atividades, promoções, diversão, cultura, lazer, conhecimento e ações de responsabilidade social.
Ela partiu para os quatro cantos do Brasil com o objetivo de propagar a cidadania e promover o conhecimento e o entretenimento entre os participantes, como também aos moradores das comunidades abrangidas.
Nesta edição, a caravana duplicou seu tamanho. Foram doze caminhões Mercedes-Benz que puxaram as duas caravanas (Rota Sul e Rota Norte) e todos estavam disponíveis para test-drive.
O concurso “Caminhoneiro do Ano” estava voltado aos motoristas com habilitação C, D ou E com, no mínimo, 5 anos de carteira. Inicialmente, nas paradas da caravana, eles responderam questões sobre mecânica, leis de trânsito, segurança, proteção ao meio ambiente e responsabilidade social.
A partir disso, foram selecionados 23 participantes para disputar a etapa final, que envolveu provas teóricas e também uma avaliação prática de dirigibilidade com o caminhão Atego num campo de provas no interior de São Paulo.