Durante nosso curto teste drive com o agitado percurso urbano da capital paulista, identificamos que a dirigibilidade é muito similar entre o Mobi e o Uno.
Apesar da Fiat afirmar que apenas a parede de fogo (a divisão entre o cofre do motor e a cabine) do Novo Uno é aplicada no Mobi, como peça semelhante, assim como a motorização, o comportamento foi bastante parecido.
[box type=”warning” align=”aligncenter” ]O Uno Vivace deixa de ser oferecido com a chegada do Mobi. A versão Attractive 1.0 passa a ser a nova opção de entrada para o Uno.[/box]
O visual do Mobi vai de encontro com seu tamanho reduzido. Muitas das peças parecem ter ficado maior que o proporcional esperado, o que termina ampliando a sensação de robustez que o pequeno modelo oferece.
Enquanto a Volks preferiu não oferecer a tampa em vidro do Up! no mercado brasileiro, a Fiat resolveu ter esse diferencial. Sem qualquer estrutura metálica, os braços da porta, trinco e amortecedores são fixados diretamente na peça.
A dúvida no aspecto da segurança e resistência logo é provocada junto à área de engenharia da Fiat, que reforça não apenas o aspecto de durabilidade, como também na espessura do vidro aplicado, de 5 milímetros, medida superior ao das janelas comuns.
Não será fácil transportar cinco pessoas no Mobi, como é a proposta da Fiat. Observamos durante o teste drive, inclusive, que alguns colegas precisaram tirar a trava do banco dianteiro do motorista, para encontrar a melhor posição de condução, levando o banco ainda mais para trás.
Todo Mobi tem banco traseiro bipartido de série, podendo ser rebatido só em um dos lados ou nos dois, aumentando o volume para bagagem. Ainda é possível ampliar o espaço do porta-malas com as duas posições do encosto do banco traseiro.
[box type=”info” align=”aligncenter” ]Atrás, o maior destaque do Mobi é a tampa do porta-malas, uma peça única e resistente de vidro preto. Exclusividade entre os carros nacionais, ela deixa em evidência a tipologia do logo da Fiat, aumentando a elegância do conjunto. Assim como os faróis, as lanternas têm máscara negra e exibem volumes que acompanham a lateral da carroceria.[/box]
O acabamento do Mobi está adequado para sua proposta. O quadro de instrumentos com iluminação a LED e display de 3,5 polegadas permite boa visualização das informações, como o nível do tanque de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento do motor.
Possui ainda indicação para a troca de marcha (Shift Up/Down), instruindo o motorista para uma condução mais econômica. Simultaneamente, mostra hora, hodômetros parcial e total, além da indicação do nível de combustível e temperatura do motor. E pode ser equipado com conta-giros e computador de bordo.
Dois dos principais pontos de interação do motorista com a cabine, a manopla de câmbio e o volante (que pode abrigar comandos de som e computador de bordo), são outros focos de atratividade.
A garantia total é de três anos. A vivência do pós-venda também será facilitada para o cliente com contratos e serviços Mopar. Ele poderá optar por pacotes de revisões programadas já no momento da aquisição do veículo, da mesma forma que acontece com o recém-lançado Fiat Toro, que estreou essa modalidade – a Revisão sob Medida.
Assim, abre-se a possibilidade de diluir os valores da quantidade de revisões que o consumidor desejar nas parcelas do financiamento, caso seja essa a forma de compra.
Também para o Fiat Mobi será oferecida garantia estendida diretamente da fábrica. O cliente poderá adquirir 12 ou 24 meses a mais de garantia, além da contratual do veículo. E ainda contar com os benefícios do Confiat durante a garantia, como carro reserva, reboque, socorro mecânico e hospedagem.
O rodar com o modelo foi muito rápido. A impressão é que o Mobi não é pequeno apenas no nome, mas em todo o seu conceito, faltando apenas uma motorização também pequena, mas com melhor e eficiência mais moderna.
Levar cinco pessoas não é recomendável, quatro ainda assim, vão reclamando, pois é muito pequeno o espaço entre o banco dianteiro e o traseiro.
Talvez pelo tamanho e falta de inovações (uma nova motorização 1.0 litro de três cilindros seria, sim, uma excelente novidade), fazem do Mobi um veículo novo, mas com características já superadas pelo mercado.
O consumidor, principalmente o mais jovem e urbano, procura sim toda mobilidade e dinâmica que a Fiat diz oferecer com o Mobi, mas talvez não seja o Mobi a melhor opção entre as já oferecidas no mercado nacional.
Para lançar o modelo e tentar alcançar um público mais diferenciado, jovem, alternativo, a Fiat realizou uma grande festa de lançamento e convidou muitos influenciadores de blogs ou redes sociais, por exemplo, mas você leitor do Mecânica Online®, sabe que análise com crítica, conteúdo e fundamentos, você encontra por aqui.
Agora é aguardar o modelo para uma avaliação com mais tempo para analisarmos o comportamento nas mais diversas situações do dia-a-dia.