O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo técnico especializado no setor, oferece agora certificação para os centros de reciclagem automotiva, os antigos desmanches. Esta certificação, a primeira desenvolvida para o segmento no Brasil, é baseada na lei federal 12.977/ 2014, que normatiza a desmontagem de veículos no País.
[box type=”info” align=”aligncenter” ]Além de atender necessidade deste novo mercado, a certificação acompanha tendência de qualidade total em todas as áreas do serviço automotivo.[/box]
As empresas certificadas devem atender as legislações e cumprir os rigorosos processos da qualidade para a melhoria da eficiência operacional. “O novo serviço visa a melhoria do atendimento ao consumidor, agora mais exigente, com a regulamentação deste novo tipo de negócio”, afirma Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA.
Com a adoção da certificação, que verifica somente o processo de gestão do negócio, o empresário deste segmento passa a ter mais controles, o que garante um acompanhamento mais criterioso, que vai desde o recebimento dos veículos até a venda das peças desmontadas, para assegurar aos clientes produtos com garantia de procedência e qualidade. “Ele começa a pensar como gestor do negócio, que busca eficiência e lucratividade”, diz Sérgio Fabiano.
Pioneiras, a JR Diesel e a Renova Eco Peças participaram do projeto piloto do IQA para o desenvolvimento da nova certificação. “As duas empresas auxiliaram o Instituto a ajustar os processos conforme as necessidades deste novo mercado em expansão. Foram mais de 12 meses entre pesquisa, desenvolvimento e validação”, conta o gerente de Serviços Automotivos.
Durante o processo de certificação, são checados procedimentos, ferramentais e estruturas para as diversas atividades do centro de reciclagem, a começar pelo recebimento dos veículos, etapa em que se verificam os registros e controles de entrada junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), documentação que garante a legalidade das peças. São checadas também as atividades de descontaminação, desmontagem dos veículos, embalagem dos produtos, sistema de registro de estoque e o processo de venda das peças.
Outro requisito para a certificação é atender todas as exigências no âmbito da preservação ambiental com o descarte dos resíduos sólidos e líquidos, realizado por meio de empresas especializadas e credenciadas pelos órgãos ambientais, e com o uso dos equipamentos necessários na área de lavagem para evitar a contaminação do esgoto com resíduos de óleo.
Além de atender necessidades do mercado, a certificação acompanha a tendência de qualidade total em todas as áreas do serviço automotivo. “Desde a criação do IQA, o que nos motiva é a necessidade de orientar o setor a buscar a qualidade como excelência. Desenvolver esta nova certificação reafirma este espírito”, avalia Sérgio Fabiano.
Para mais informações sobre a Certificação para Centros de Reciclagem, basta contatar o IQA por meio do telefone (11) 5091-4545 ou e-mail servicos@iqa.org.br.