sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

IQA lança plataforma online para auxiliar empresas na gestão da Agenda ESG

Plataforma do Instituto da Qualidade Automotiva possibilita que as organizações preencham relatórios de Sustentabilidade, buscando o aprimoramento na gestão ESG.

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva acaba de lançar uma plataforma online destinada às empresas do setor automotivo permitindo a gestão das práticas da Agenda ESG. A iniciativa faz parte do projeto IQA DS, sigla de Desenvolvimento Sustentável para Mobilidade, novo programa da instituição que visa apoiar o segmento na disseminação e aprimoramento das estratégias de sustentabilidade corporativa do setor.

- Publicidade -

A plataforma possibilita que as organizações preencham seus projetos, metas e indicadores que terão gráficos automáticos para possibilitar análise e comparativos de períodos, além de possibilitar o link direto com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Princípios do Pacto Global, sendo possível emitir o relatório de sustentabilidade de forma prática. Além disso, a plataforma traz métricas alinhadas com o setor automotivo, baseadas em padrões nacionais e internacionais, além do próprio estudo do IQA, são 3 eixos, 14 temas e 45 critérios para o setor automotivo.

Toda a plataforma foi desenvolvida visando apoiar as organizações em suas estratégias ESG, além de aumentar a transparência e gestão de responsabilidade corporativa perante os stakeholders, além de auxiliar na identificação de oportunidades de aperfeiçoamento.

Independentemente do porte (grande, médias, pequenas e micro), todas empresas, sejam de manufatura ou serviços, com envolvimento no setor automotivo, poderão utilizar a plataforma. Dessa maneira, as organizações poderão inserir ações, certificações e indicadores que compõem a Agenda ESG de sua organização e dos seus fornecedores, gerando um dashboard automático para avaliar indicadores quantitativos e qualitativos.

“Como serviço adicional, o IQA realizará uma auditoria deste relatório para validar as informações, visando auxiliar as empresas a evitarem práticas como greenwashing, socialwashing e outras que mascaram as verdadeiras métricas sociais, ambientais e financeiras”, explica a gerente comercial e de marketing do IQA e responsável pelo desenvolvimento da área IQA DS, Marina Nomura.

- Publicidade -

A plataforma oferece funcionalidades para uma gestão ESG 360º. Entre elas, métricas, estratégias, estruturas de sustentabilidade, cronogramas, segurança da informação, controle das métricas, treinamentos, emissão de relatórios, gestão de cadeia de fornecedores, objetivos e documentos

Segundo Marina Nomura, o IQA DS vai impactar diretamente o mercado automotivo nacional composto por diversas empresas, entre montadoras, fabricantes, oficinas mecânicas, concessionárias, comércios, locadoras de veículos, dentre outros elos da cadeia automotiva.

Soluções práticas – Além da plataforma, o IQA DS oferece uma trilha de sustentabilidade completa que oferece soluções práticas e personalizadas para adequação das empresas à Agenda ESG. Como treinamentos e capacitações para líderes e responsáveis pela execução dos pilares de responsabilidade social, ambiental e governança na organização.

As empresas contarão com um guia de suporte para a construção da Matriz de Materialidade, identificando os principais temas a serem abordados com maior ênfase perante seus stakeholders.

“Empresas enfrentam muitos desafios ao avaliar, medir e validar práticas de ESG, que têm uma relação direta com a Qualidade. Nesse sentido, o IQA DS oferece soluções prontas e validadas, adequadas às necessidades de cada organização”, declarou o superintendente, Alexandre Xavier

- Publicidade -

Outro serviço disponibilizado é o diagnóstico que avalia a aderência da empresa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pegada de carbono, plano de ações, análise de impacto, gestão de fornecedores, palestras, ações e workshops com o foco em criar um entendimento sobre a importância do tema e seus reais impactos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança