sábado, 18 maio , 2024
28 C
Recife

Após 80 anos, GM fecha fábrica na Indonésia

General Motors desiste de fabricar automóveis na maior economia  do Sudeste da Ásia – A General Motors resolveu jogar a toalha na fabricação de automóveis na Indonésia. O principal desafio era lutar contra os japoneses na liderança ampla do mercado.

- Publicidade -

Para você ter uma ideia, em todo o ano passado a marca vendeu apenas 11 mil veículos, com presença de mercado inferior a 1%. Já a Toyota e sua afiliada Daihatsu vendeu mais de 578 mil veículos e, juntamente com outros fabricantes japoneses, controlam mais de 90% do mercado.

A marca que fez história no país, ao ser a primeira a se instalar 80 anos atrás, abandona cerca de 500 postos de trabalho e vai focar sua marca apenas em SUVs.

Para o Vice-presidente executivo, Stefan Jacoby, que supervisiona os mercados para Américas, Europa e China, reconheceu que a empresa não entendeu o mercado por lá, onde os japoneses chamam a Indonésia de seu quintal

A última tentativa da General Motors na Indonésia foi o lançamento do Spin, modelo também lançado com êxito no Brasil, mas que ficou caro para ser produzido no mercado asiático, principalmente pelo alto custo de importação das peças.

- Publicidade -

O Spin não decolou e transformou a planta de Bekasi, perto de Jacarta, em um encargo financeiro. A produção no ano passado foi inferior a 25% da capacidade anual de 40.000 veículos, com apenas 8.412 unidades comercializadas do Spin em 2014, e 3.000 modelos exportados.

Ainda asssim, a GM vai manter a produção do Spin até o final do mês de junho, quando então, terá apenas uma unidade de venda no País. A marca também pode utilizar seu parceiro chinês SAIC para buscar uma nova formação na região.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Fiat Toro

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais