domingo, 5 maio , 2024
28 C
Recife

Após 80 anos, GM fecha fábrica na Indonésia

General Motors desiste de fabricar automóveis na maior economia  do Sudeste da Ásia – A General Motors resolveu jogar a toalha na fabricação de automóveis na Indonésia. O principal desafio era lutar contra os japoneses na liderança ampla do mercado.

- Publicidade -

Para você ter uma ideia, em todo o ano passado a marca vendeu apenas 11 mil veículos, com presença de mercado inferior a 1%. Já a Toyota e sua afiliada Daihatsu vendeu mais de 578 mil veículos e, juntamente com outros fabricantes japoneses, controlam mais de 90% do mercado.

A marca que fez história no país, ao ser a primeira a se instalar 80 anos atrás, abandona cerca de 500 postos de trabalho e vai focar sua marca apenas em SUVs.

Para o Vice-presidente executivo, Stefan Jacoby, que supervisiona os mercados para Américas, Europa e China, reconheceu que a empresa não entendeu o mercado por lá, onde os japoneses chamam a Indonésia de seu quintal

A última tentativa da General Motors na Indonésia foi o lançamento do Spin, modelo também lançado com êxito no Brasil, mas que ficou caro para ser produzido no mercado asiático, principalmente pelo alto custo de importação das peças.

- Publicidade -

O Spin não decolou e transformou a planta de Bekasi, perto de Jacarta, em um encargo financeiro. A produção no ano passado foi inferior a 25% da capacidade anual de 40.000 veículos, com apenas 8.412 unidades comercializadas do Spin em 2014, e 3.000 modelos exportados.

Ainda asssim, a GM vai manter a produção do Spin até o final do mês de junho, quando então, terá apenas uma unidade de venda no País. A marca também pode utilizar seu parceiro chinês SAIC para buscar uma nova formação na região.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais