O CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) realizou , em sua sede, em São Paulo (SP), o 14º Encontro CERTA (Centro de Referência Técnica Automotiva), que tem como objetivo estimular o debate e a disseminação de informações técnicas e de qualidade ao mercado automotivo.
O tema deste ano foi o aumento da rentabilidade em um ano desafiador. Os painéis foram comandados por especialistas, que discutiram as possibilidades no mercado de reparação, gestão e métodos para alavancar os negócios em meio ao cenário econômico desafiador.
Na abertura do evento, o professor universitário e consultor financeiro do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Silvano França, palestrou sobre finanças na ponta do lápis e a importância de se criar o hábito de criar a gestão financeira nas oficinas mecânicas.
Além disso, o especialista abordou assuntos como controle financeiro, custos, despesas, fluxo de caixa e demonstrativos financeiros que fazem parta do dia a dia de toda oficina mecânica.
“Em momentos de crise financeira todo planejamento organizacional precisa ser repensado. Esse procedimento pode mostrar novas oportunidades de administração e de negócios”,conta.
Para falar sobre métodos de gestão e processos em oficinas, o gerente de Certificação de Serviços do Instituo de Qualidade Automotiva (IQA),Sergio Ricardo, contou que os mecânicos, atualmente, precisam se adaptar e adotar medidas de grandes gestores para transformar e profissionalizar ainda mais o seu negócio.
“Cada vez mais os veículos já estão saindo de fábrica com mais equipamentos e novas tecnologias. Essa atualização constante demanda a necessidade das oficinas em se modernizar nos processos de reparação, adquirir ferramentas corretas para cada tipo de reparo e o mais importante, que é buscar mão de obra qualificada”, afirma.
Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), apenas 27% da frota de veículos que estão rodando no país têm, em média, três anos de uso.
De acordo com Ricardo, “dados como este apenas reforçam a importância da reparação e as oportunidades de crescimento presentes no mercado. Hoje, as oficinas podem planejar e pensar em novos serviços,além de encontrar maneiras de fidelizar o seu relacionamento com o cliente”,completa.
Em seguida, Ricardo Nogueira, consultor do CONSTAR (Consultoria Técnica e Administrativa Setor Automobilístico), palestrou sobre o perfil e o papel do orçamentista nas oficinas.
“Toda oficina deveria ter um orçamentista dedicado, que pudesse acompanhar os processos que os veículos passam dentro da oficina. Com uma estrutura correta para diagnosticar as reparações necessárias nos carros, o orçamentista pode apresentar ao cliente final um diagnóstico mais correto, justo e fiel ao tipo de reparação necessária”, explica.
O coordenador técnico do CESVI BRASIL, Gerson Burin, encerrou o evento ao apresentar o resultado prévio do estudo promovido pelo Centro sobre a análise da capacidade produtiva em pintura de profissionais qualificados e não qualificados.
“Para que cada oficina tenha sucesso no seu processo de reparação em pintura, por exemplo, a capacitação correta dos profissionais leva os pintores a conhecerem novas ferramentas, tecnologias e até mesmo novos métodos de aplicações nos processos de pintura. Entre os resultados que apuramos, a oficina obtém uma melhoria de até 61% da qualidade com o profissional devidamente capacitado”, finaliza.