Ao reunir os principais players do mercado de alumínio para o Brasil e toda América Latina, e as mais importantes tecnologias para esse setor industrial, a ExpoAlumínio 2016 – Exposição Internacional do Alumínio transformou o São Paulo Expo no maior polo de especialistas, compradores e fornecedores para diversos segmentos como embalagens, construção civil, transportes, máquinas e equipamentos, bens de consumo, entre outros.
Neste ano, mais de 10.200 mil visitantes entraram em contato com mais de 160 marcas nacionais e internacionais, nos três dias de evento.
Idealizada pela ABAL– Associação Brasileira do Alumínio e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a ExpoAlumínio é um evento de negócios que faz parte do portfólio global de alumínio da empresa, conectando-se com feiras realizadas na Alemanha, China, Índia e Oriente Médio.
Para o diretor da feira, Alexandre Telles, a qualificação do público visitante foi um elemento vital para o sucesso dessa edição.
“Recebemos durante esses três dias um público de alto conhecimento técnico, com interesse de levar as mais modernas tecnologias e produtos para dentro de suas empresas. Participar de um evento como a ExpoAlumínio é ter certeza de retorno em negócios”.
Prova da relevância da ExpoAlumínio, o evento recebeu patrocínio máster da Alcoa, CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Hydro e Novelis e apoio de mais de 30 associações do mercado. Entre elas, a AFEAL – Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio.
“O objetivo da entidade, hoje com mais de 230 empresas associadas, é difundir as normas técnicas e contribuir com a qualidade de toda a cadeia produtiva do alumínio. Durante a Feira, tivemos a oportunidade de ampliar os contatos com os profissionais da área”, opinou Antonio Junior, representante da entidade.
Para outros expositores, a geração de contatos que podem transformar-se em bons negócios foi uma constante. “Estamos no Brasil há quatro anos e sentimos a necessidade de vir à ExpoAlumínio para apresentar a empresa, cuja matriz é italiana – explicou Rodolfo Mancia, diretor de Vendas da Profilglass – Estamos muito satisfeitos com o retorno de visitação, 80% dos contatos feitos devem gerar novos negócios. Voltaremos em 2018”.
Ao participar do congresso e exposição, a Tomra obteve retorno positivo em duas frentes, de acordo com a gerente de vendas Carina Arita.
“O Brasil tem muito potencial para aumentar a reciclagem do alumínio. Por isso, estar na ExpoAlumínio é interessante, pois apresentamos nossas soluções em triagem e seleção automática de sucata. Recebemos clientes de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Argentina e Venezuela. Além disso, participamos do Congresso e foi espetacular a resposta que tivemos”.
“Ficamos surpresos com o volume de visitantes e com a nova estrutura do Pavilhão. Estamos implantando uma fábrica no Pará para atender o mercado local (70%) e também externo (30%). A ExpoAlumínio abre oportunidade para novos negócios”, avaliou o diretor da Alloys Marcel Popovici.
Para a Novelis, o evento, combinação de exposição e congresso, proporciona networking interessante, com troca de informações que podem gerar novos projetos.
“Além de encontrar os clientes, também temos contato com especialistas do setor e acesso a cases, como os que foram apresentados no painel de Transportes, durante o Congresso. Indiretamente, a Feira ajuda a impulsionar negócios e fortalece a marca”, acredita Fernando Wongtschowski, gerente de Marketing e Desenvolvimento de Produtos.