quinta-feira, 20 junho , 2024
28 C
Recife

Congresso e ExpoAlumínio confirmam a importância do metal para a indústria mundial

Os três dias que permearam o 7º Congresso Internacional do Alumínio e a 6ª edição da ExpoAlumínio deram luz a questões centrais para a cadeia produtiva do alumínio e seus mercados consumidores.

- Publicidade -

Mais de 930 congressistas assistiram às palestras e painéis divididos em mais de 90 temas, além da cerimônia de abertura e a apresentação de trabalhos e pôsteres, com o propósito de demonstrar como o alumínio contribui para incrementar a sustentabilidade e a competitividade de quem trabalha ou utiliza o metal.
“O alumínio é o futuro para diversas indústrias, como a automotiva, por exemplo. E durante esses três dias foi possível comprovar seus benefícios e aplicações, além de proporcionar a troca de experiências e conhecimento aos mais diferentes agentes dessa cadeia que tem enorme potencial para se expandir no Brasil e em outros mercados, como da América Latina. Nossa indústria está pronta para contribuir com a retomada do crescimento da economia nacional”, reflete Ayrton Filleti, presidente emérito da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio), idealizadora do evento.
As seções que abordaram o uso do alumínio em segmentos como os de embalagens, construção civil e indústria automobilística foram das mais concorridas, sempre permeadas por conceitos como inovação e sustentabilidade.

Afinal, são mercados com grande potencial de crescimento para o uso do alumínio, seja na carroceria de automóveis, nas embalagens cada vez mais compactas ou nos painéis fotovoltaicos.
Por seu caráter internacional, o Congresso trouxe especialistas de diferentes entidades e nacionalidades, como o vice-secretário geral do IAI – International Aluminium Institute, Chris Bayliss, que abordou o manejo de resíduos da mineração, bem como Eric Thurston, gerente de Reciclagem de Metais da Tomra Sorting, que explanou sobre as soluções que a empresa utiliza para a separação da sucata de alumínio utilizada em automóveis.

Ou, ainda, o diretor da Global Aluminium FoilRollerInitiative (GLAFRI), Stefan Glimm, que apontou formas para impulsionar o crescimento de embalagens metálicas por meios de iniciativas globais.
Conteúdos sobre fundição, novas normas técnicas, extrusão, refratários e utilidades domésticas também fizeram parte da programação do evento que se consolida como o principal do setor nas Américas.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente