Instalação de filtro de areia, reposicionamento de esguichos e instalação de canaleta permitiram o reaproveitamento da água utilizada na cabine do Centro de Testes de Veículos, da Qualidade Assegurada, onde são realizados os testes que verificam a vedação dos veículos – A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté adotou medidas que proporcionaram a economia de 250.000 litros de água anualmente no Centro de Testes de Veículos.
A ação está alinhada ao programa global “Think Blue. Factory.”, que visa a redução de 25% no consumo de energia e água e na geração de resíduos, CO2 e solventes, até 2018, de todas as fábricas do Grupo Volkswagen. Para chegar a esse resultado, o processo foi aperfeiçoado, com a realização de três ações: a instalação de um filtro de areia, a modernização de esguichos e a instalação de uma nova canaleta.
Diariamente, são realizados de 3 a 4 testes na cabine, com a utilização de aproximadamente 10 mil litros de água por avaliação. Além da instalação do filtro de areia, que proporciona uma água permanentemente limpa, pronta para reúso na cabine de testes de estanqueidade, a entrada da cabine recebeu a instalação de uma nova canaleta que permite o escoamento do excesso de água direto para o tanque de reúso, no subsolo da cabine.
Outra ação que contribuiu para a redução foi a modernização dos esguichos que liberam a água utilizada no teste. Com o novo dispositivo, os jatos d’água são direcionados na pressão e vazão adequadas e menos pulverizados, gerando menos névoa e possibilitando a avaliação da estanqueidade dos veículos com a utilização de um menor volume de água.
“A Volkswagen do Brasil tem como compromisso incentivar atitudes ambientalmente corretas dentro e fora de suas fábricas. Iniciativas como essa, que visam a economia de recursos nos processos, agregam ainda mais valor à gestão de nossos negócios, contribuindo diretamente para um crescimento sustentável da empresa”, destaca o diretor da Qualidade Assegurada da Volkswagen do Brasil, Richard Schwarzwald.
Sistema de reúso
Nos últimos 11 anos, graças ao sistema de reaproveitamento de água industrial, que recupera e reutiliza a água usada em suas instalações, a fábrica de Taubaté fez o reúso de cerca de 3,38 bilhões de litros do recurso.
A quantidade de água reciclada pela Volkswagen em Taubaté equivale ao consumo de aproximadamente 50 mil pessoas por ano, quantidade que seria capaz de abastecer por cerca de um ano uma cidade como Campos do Jordão (SP), considerando o consumo médio de água por habitante no Estado de São Paulo, de 187,97 litros por dia, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Ministério das Cidades referente a 2013.
“Think Blue.”
Com a meta de se tornar a fabricante de veículos mais sustentável do mundo, a Volkswagen lançou em 2010 a iniciativa global “Think Blue.”, que incorpora o objetivo de criar soluções e produtos ecologicamente corretos. Com o conceito “Think Blue.”, a Volkswagen também pretende influenciar a consciência pública sobre a importância da sustentabilidade. O conceito “Think Blue.” tem como proposta tornar a mobilidade mais eficiente e sustentável, acessível a todos e se aplica em tecnologias ambientais, como por exemplo o desenvolvimento de carros cada vez mais eficientes.
O conceito “Think Blue. Factory.”, por sua vez, é aplicado ao processo produtivo da empresa e que tem como metas a redução de 25% no consumo de energia elétrica e térmica, água, geração de resíduos, CO2 e solventes, até 2018, de todas as fábricas do Grupo Volkswagen.
Sustentabilidade na fábrica de Taubaté – Há mais de 10 anos a fábrica conta com a certificação de gestão ambiental ISO 14.001 que permite constantes avaliações no processo produtivo com o objetivo de identificar e aproveitar todas as oportunidades de redução do impacto ambiental, incluindo o consumo de recursos hídricos.
Além disso, em 2014 a unidade colocou em prática um estudo que economizou sete toneladas de plástico em um ano. Os sacos destinados à embalagem das peças do conjunto elétrico do up!, Gol e Voyage foram substituídos por uma espécie de caixa com divisórias no formato de colmeia.
Já a Nova Pintura, em operação desde 2013, estabeleceu novos padrões de tecnologia e proteção ambiental, sendo referência na indústria automobilística brasileira. As inovações tornaram o processo produtivo ecológico, permitindo reduções de 30% no consumo de energia e de 20% no consumo de água por veículo produzido, em comparação a um processo de pintura convencional. Aliada a equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energético, a unidade também utiliza tintas à base d’água, permitindo uso mínimo de solventes e de gás natural em sua operação.
Volkswagen do Brasil em Taubaté – Em 39 anos de atividades, a fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté passou por inúmeras transformações tecnológicas desde 1976, quando iniciou a produção de peças plásticas injetadas, peças estampadas e tapeçaria para atender a produção da fábrica de São Bernardo do Campo. A pouco mais de um ano, é a responsável pela produção do Volkswagen up!, eleito o carro mais seguro da categoria pelo Latin NCAP, organização independente de proteção ao consumidor, que avalia a segurança dos veículos comercializados na América Latina.
O modelo representou uma nova fase de inovações tecnológicas e desafios para a unidade, uma vez que foram investidos R$ 1,2 bilhão em tecnologias de processo produtivo inovadoras com foco em proteção ambiental, além de qualificação profissional dos empregados, para a implantação da linha de produção do up!. O processo de globalização tecnológica que a fábrica de Taubaté recebeu a equiparou às unidades mais avançadas do Grupo Volkswagen no mundo.
Com isso, a fábrica de Taubaté é a única do País a produzir todas as versões do up! e o Voyage, além do Gol (que também é produzido na unidade da Anchieta), atendendo os mercados interno e externo, principalmente os países da América Latina. Desde 1978, quando a unidade começou a fabricar automóveis completos, já foram produzidos mais de 6,3 milhões de veículos, entre eles Passat, Saveiro, Parati e todas as gerações do Gol.