A Harley-Davidson produz muito mais do que motocicletas. Ao adquirir um modelo, o cliente passa a fazer parte do estilo de vida e de liberdade da icônica marca norte-americana e, nesse combo, estão incluídos itens que compõem o universo exclusivo de quem vive e também admira o espírito Harley.
Dentro disso está a linha de roupas e vestuário MotorClothes® e também uma linha de Riding Gear que, além de retratar o universo H-D, são desenvolvidas com foco no conforto e na segurança do condutor no momento da pilotagem.
A primeira vestimenta conhecida apareceu no catálogo de acessórios da HDMC (Harley-Davidson Motor Company) em 1912. As roupas anunciadas fizeram tanto sucesso na época que a empresa teve que repor o estoque três vezes.
Com a queda nas temperaturas no Brasil na chegada da estação mais fria do ano, a nova coleção de inverno da linha MotorClothes® já está disponível em todas as concessionárias no País.
A marca apresenta camisetas, suéteres, jaquetas de diversos tipos de couro e de algodão, e ainda itens como copos, canecas, cantis, kit vinho, abridores de garrafas e relógios de parede.
Como não poderia deixar de ser, as coleções criadas especialmente para as mulheres chegam com força total para a estação, com acessórios como bolsas, braceletes, colares, brincos, anéis, além de camisetas e jaquetas exclusivas.
Para todo o público, a marca oferece a linha de inverno 2016 totalmente inspirada no estilo de vida Harley-Davidson, mantendo-se exclusiva e desenvolvida para agregar ainda mais personalidade aos motociclistas brasileiros.
Além do conforto e do design exclusivo, as MotorClothes® também prezam, principalmente, pela segurança. Desenvolvidas para pilotagem, as roupas funcionais são produzidas com tecnologias de ponta pensando na proteção do piloto contra as condições climáticas adversas, por exemplo.
Impermeáveis, diversas jaquetas contam com sistema de ventilação para garantir ao condutor a melhor experiência sobre duas rodas. O Triple Vent System foi desenhado por pilotos, para pilotos.
Essa linha foi criada com foco nas motos Harley-Davidson com carenagem e para-brisa, para assegurar que o ar flua vigorosamente através da jaqueta do piloto e do passageiro.
A ventilação se extende pela parte interna do braço, maximizando o fluxo de ar quando em alta velocidade e permitindo respiração quando em baixa velocidade. O Triple Vent System fornece uma área 50% maior de ventilação do que as jaquetas Harley-Davidson tradicionais.
A Harley-Davidson conta com roupas esportivas, peças funcionais e acessórios (uma linha completa que atende “on e off the bike”). Há, ainda, as linhas exclusivas Pink Label e Black Label, com design único e despojado para os públicos feminino e masculino. Parte do dinheiro arrecadado com a linha feminina é revertido em prol de pesquisas contra o câncer de mama.
Todos os fãs e entusiastas têm inúmeras opções para comporem seus looks, como camisas, calças, coletes, cintos, relógios, bonés, gorros, capuzes, carteiras, chaveiros, meias, malas e mochilas. Para decoração, e uso residencial, os itens disponíveis são relógios de parede, placas e quadros decorativos, porta-retratos, abridores de garrafas, kit de vinhos, copos e canecas.
CRONOLOGIA DA HISTÓRIA DE MOTORCLOTHES® – Na década de 1912 surgiu a primeira linha oficial de roupas e acessórios da marca Harley-Davidson. Cinco anos antes já eram comercializados óculos de proteção, casacos à prova d’água, casacos de linho e botas.
Em 1927 uma jaqueta de couro fez a primeira aparição como item de vestuário da marca, que também passou a comercializar um casaco de couro de três quartos de comprimento para ocasiões de frio intenso.
Já no ano de 1947, a Harley-Davidson começou a vender o que se tornou a clássica jaqueta de couro preta, com sua cintura fina, mangas longas, tachas decorativas, tudo projetado pensando no motociclista. Em 1958 os primeiros capacetes são adicionados à linha da marca.
Mais e mais recursos funcionais passam a ser comuns durante as décadas de 1960 e 1970, como entradas de ar e zíperes à prova de vento para diferentes condições climáticas. Mas outros recursos como “Bolsos-D” foram praticamente interrompidos com o design clássico da jaqueta.
Coletes pretos de couro foram parte do vestuário dos motociclistas em meados da década de 1960, o que levou a Harley-Davidson a criar a sua própria coleção em 1973.
Em 1980 a linha de roupas foi expandida para incluir peças de couro com apelo mais fashion. E no ano de 1986, mais de dois milhões de camisetas com a logomarca Harley-Davidson foram vendidas sob licença.
Neste mesmo ano, um programa de assistência aos concessionários para reforma dos locais foi instituído com o intuito de tornar mais atrativo o local onde as roupas e acessórios ficavam em exposição.
Mas foi em 1989 que a marca Harley-Davidson MotorClothes® foi criada e a coleção foi expandida para incluir jaquetas de couro masculinas, femininas e infantis, roupas esporte casuais e pequenos artigos de couro.
Em 1991 registrou-se a venda de mais de três milhões de MotorClothes®. A Harley-Davidson recebeu o prêmio do Conselho de Designers de Moda por trazer o estilo do motociclista para o mercado do dia a dia.
O jeans azul foi introduzido em 1994. As vendas anuais cresceram 33% em comparação a 1993, com mais de sete milhões de peças vendidas. A H-D passa a vender 70 mil motocicletas por ano.
O ano de 1995 foi um marco para a HDMC, pois a linha de MotorClothes® foi disponibilizada em 600 concessionárias Harley-Davidson nos EUA.
Em 2000, as MotorClothes® e os Produtos Licenciados começam um esforço concentrado para desenvolver uma linha que reflete as preferências culturais e de estilos internacionais. Em 2009 a linha Dark Custom™ de motocicletas é lançada com uma gama de roupas Black Label.
Há seis anos, em 2010, acontece o lançamento da linha Pink Label – a primeira coleção de roupas exclusivas para mulheres. Parte do valor das vendas é revertido em prol de instituições que realizam pesquisas de combate ao câncer de mama. E em 2012 a Harley-Davidson celebrou 100 anos de suas roupas.