A Jaguar Land Rover planeja criar uma frota de mais de 100 veículos de pesquisa ao longo dos próximos quatro anos para desenvolver e testar uma ampla gama de tecnologias de condução conectada e autônoma ( Connected Autonomous Vehicle – CAV).
Os primeiros testes do gênero estão programados para ocorrer ainda este ano em um percurso de 41 milhas (66 quilômetros) nas estradas e vias urbanas em torno de
Coventry e Solihull, onde estão situadas duas fábricas da empresa. Os testes iniciais envolverão tecnologias que permitem a comunicação de veículo para veículo, permitindo alertas sobre interferências em rodovias, canteiros de obras, semáforos, entre outros.
O compartilhamento de informações entre dois ou mais veículos permitiria que, no futuro, ações como mudança de faixas e tráfego em cruzamentos sejam realizados de forma fácil e mais segura.
Tony Harper, chefe de pesquisa da Jaguar Land Rover, disse: “Estamos desenvolvendo uma enorme gama de tecnologias para suportar tanto o carro dirigido quanto o autônomo. Todas elas visam ajudar a melhorar o fluxo de tráfego, cortar congestionamentos e reduzir o potencial de acidentes. Também queremos com elas melhorar a experiência de condução, com motoristas capazes de escolher o quanto de apoio e assistência eles necessitam. No trânsito, por exemplo, o motorista pode escolher autonomia para evitar as ações tediosas ao volante e poder relaxar durante uma viagem ou mesmo realizar algum tipo de trabalho enquanto ele é conduzido em seu veículo”.
“Mesmo quando o motorista optar por assumir o controle de seu veículo e desfrutar toda a emoção de pegar uma etsrada, essas tecnologias que estamos desenvolvendo irão agir em segundo plano para garantir que os ocupantes do veículo estejam sempre seguros”.
O veículo inteligente estará sempre alerta e nunca fica distraído. Ele pode levar seus ocupantes com segurança, mesmo quando percorre caminhos em meio à obras rodoviárias e impedir uma colisão contra o veículo à sua frente.
“Se você é um motorista sagaz, imagine ser capaz de receber um aviso de que há um perigo fora de seu ponto de visão ou ao fim de uma curva cega. Quer seja um carro mal estacionado ou uma ambulância indo em sua direção, você pode desacelerar, passar pela região de perigo sem problemas e continuar a sua viagem.”
ROADWORK ASSIST – É uma tecnologia que, por meio de câmeras stereo, é capaz de gerar uma visualização 3D da estrada à frente e, em conjunto com um software avançado de processamento de imagem, é capaz de reconhecer cones e barreiras.
O sistema poderá detectar quando o veículo se aproxima do início de um trecho em obras, identificar o caminho ideal e mais seguro entre lugares em construção e contrafluxos, além de informar o condutor de que seu caminho adiante apresenta alguma situação de risco.
Tony Harper disse: “Dirigir por estradas congestionadas pode ser uma experiência estressante para muitas pessoas – especialmente quando as pistas são estreitas, se há necessidade de uma mudança para o outro lado da estrada, se as marcações da estrada são fracas, disfarçadas ou mesmo faltantes. Para superar tudo isso, o nosso sistema protótipo irá guiar o veículo para o centro da pista estreita, reduzindo a carga de trabalho do condutor e seu stress. Com mais pesquisas, no futuro este sistema pode permitir que o carro seja conduzido de forma autônima mesmo em trechos em que existam obras rodoviárias”.
SAFE PULLAWAY: Ficar muito perto do veículo à frente em engarrafamentos ou ao trafegar por cruzamentos é uma causa muito comum de acidentes de trânsito.
Colisões a baixas velocidades como pequenas batidas nas paredes durante uma manobra de estacionamento em garagens apertadas também.
Como forma de evitar esse tipo de situação, a Jaguar Land Rover também trabalha no desenvolvimento de um sistema de assistência ao motorista Pullaway Safe, que utiliza a câmera stereo dos veículos para monitorar a área imediatamente à sua frente.
Se objetos como outros veículos ou paredes são detectados, o sistema monitora os níveis de aceleração do veículo ou mesmo a marcha atual, analisa essas informações, julga se há risco de colisão e, se sim, pode acionar automaticamente os freios do modelo e enviar um aviso sonoro de perigo ao motorista.
OVER THE HORIZON WARNING é parte de um projeto de pesquisa de teste de dispositivos que usam sinais de rádio para transmitir dados relevantes de um veículo para outro.
Se os automóveis forem capazes de se comunicar de forma independente entre si, motoristas e carros autônomos poderiam ser avisados dos perigos e obstáculos ao longo do caminho ou em curvas cegas.
Tony Harper disse: ” O sistema Over The Horizon vai permitir uma condução mais segura e poderia ajudar a evitar engarrafamentos e acidentes. Fornecendo a informação certa no momento certo ele ajudará a permitir uma melhor e mais segura de tomada de decisão, sendo o veículo guiado de forma autônoma ou não”.
Se um veículo trafegar com velocidade bastante reduzida ou mesmo estiver parado em uma via, ele representa um risco aos demais motoristas.
Se caso ele pudesse informar outros veículos ao seu redor sobre seu estado, essa informação seria útil aos demais modelos na tomada de precauções de forma a se evitar acidentes.
Emergency Vehicle Warning permite que ambulâncias, carros de polícia ou carros de bombeiros se comuniquem com outros veículos na estrada.
Essa transmissão de informações entre veículos permitiria que os demais condutores liberassem o tráfego para emergência ou tomassem decisões com maior antecedência antes mesmo de ouvir as sirenes ou visualizarem as luzes de alerta de uma ambulância, o que torna uma situação como essa muito mais segura para todos.
Nota para editores:
· Jaguar Land Rover emprega nove mil engenheiros e tecnólogos com base em dois centros de desenvolvimento de produtos do Reino Unido em Gaydon e Whitley, e por um Centro de Pesquisa Avançada da Universidade de Warwick.
· Nos últimos cinco anos, a Jaguar Land Rover dobrou vendas e emprego, bem como triplicou o volume de negócios e investiu mais de £ 12 bilhões em novos produtos e despesas de capital.
· A Jaguar Land Rover produziu mais de 500 mil automóveis e veículos em 2015 em suas três fábricas de veículos em Solihull, Birmingham e Liverpool.