sábado, 23 novembro , 2024
28 C
Recife

Ele vem para o Brasil: novo Renault Koleos

O Novo KOLEOS foi revelado no último Salão do Automóvel de Pequim, mostrando a visão do topo de linha da Renault nos mercados onde os SUV estão em alta. O Novo KOLEOS tem tudo o que se espera de um SUV do segmento:
Linhas externas musculosas e elegantes, Inigualável tecnologia AWD,
Capacidades 4×4 e distância do solo de 210 mm.

Know-how da Renault em destaque:

- Publicidade -

Interior refinado e confortável, com bancos cuja tecnologia e design estão entre os melhores da categoria,

Melhor espaço interno da categoria, com 289 mm de espaço para os joelhos na traseira,

Sistemas que equipam outros modelos topo de linha da Renault, como o tablet multimídia R-LINK 2.

- Publicidade -

O Novo KOLEOS mescla os atributos de um SUV à sofisticação dos grandes sedãs.

O Novo KOLEOS apresenta motorizações e tecnologias consagradas. A gama de motores a gasolina e diesel – combinados a um câmbio manual ou à transmissão automática X-Tronic – foi pensada para satisfazer as necessidades e expectativas dos motoristas dos mercados onde será comercializado.

O Novo KOLEOS é um carro mundial, e será vendido em alguns países latino-americanos, asiáticos, do Oriente Médio e na Turquia. O Novo KOLEOS faz parte do plano de desenvolvimento internacional da Renault, que prevê a ampliação de sua gama de produtos e a expansão de sua presença em todo o mundo.

- Publicidade -

Para a Renault, o Novo KOLEOS chega em um momento em que os SUVs desfrutam de grande crescimento em vários mercados, configurando a primeira experiência de muitos consumidores com a marca Renault no segmento.

A Renault apresenta design diferenciado para novo SUV, que é carro-chefe da marca –  “O Novo KOLEOS completa o renascimento do estilo da gama Renault, que começou com o novo Clio, em 2012. Como designer, meu desafio era imaginar um SUV que fosse ao mesmo tempo elegante, moderno e dinâmico. Para isso, decidimos não diluir as características tradicionalmente associadas aos SUVs. Pelo contrário, acentuamos os atributos típicos do segmento por meio de uma carroceria musculosa, linhas horizontais bem marcadas, além de uma distância do solo mais alta, transmitindo a força interior do Novo KOLEOS. Um SUV em cada detalhe, que tem a Renault em cada detalhe.”
Laurens van den Acker – Vice-Presidente Sênior Mundial de Design.
O visual, a qualidade e os atributos esperados de um SUV – Design externo potente e atlético – O Novo KOLEOS é um SUV que tem todas as características de estilo e potência associadas ao segmento.

Seguindo a estratégia de design da Renault lançada por Laurens van den Acker, o Novo KOLEOS representa o pilar ‘EXPLORAR’ do design, associado à robustez e ao prazer da aventura.

Inspirados nestas qualidades, os designers da Renault criaram as linhas musculosas, potentes e tensas do Novo KOLEOS.

O Novo KOLEOS apresenta os traços típicos do design de um SUV: molduras de proteção das portas, rodas de diâmetro maior (até 19 polegadas) e barras de teto de alumínio.

Já a combinação de uma distância do solo mais alta (210 mm) a ângulos de ataque e saída de 19 e 26 graus, respectivamente, são um convite para enfrentar qualquer terreno.

Estilosas, as cores disponíveis para a carroceria e as rodas do Novo KOLEOS conferem ainda mais elegância ao modelo:
Sete opções de cores: Ultra Silver, Universal White, Metallic Grey, Metallic Black, Mineral Beige, Meissen Blue e Solid White.

Quatro opções de rodas: Silver Grey Esquis (17 polegadas), Silver Grey Taranis (18 polegadas), Erbé Grey Argonaute (18 polegadas, com efeito diamantado), Erbé Grey Proteus (19 polegadas, com efeito diamantado).

Um interior que protege – O DNA de SUV do Novo KOLEOS fica evidente também do lado de dentro. Remetendo ao conforto, qualidade e força, o interior elegante e protetor se harmoniza perfeitamente com o design externo do modelo.

A posição de dirigir mais alta oferece excelente visibilidade. Em comparação com um sedã tradicional, a posição de dirigir do Novo KOLEOS é 150 mm mais alta, uma característica que aumenta a segurança e é bastante apreciada pelos compradores de SUVs.

Já o painel alto e largo proporciona uma sensação de segurança e proteção ao motorista e ao passageiro dianteiro.

Os apoios dos dois lados do console central remetem ao mundo off-road, conferindo um toque de esportividade.

Linha de acessórios destaca estilo robusto do Novo KOLEOS – O Novo KOLEOS apresenta uma ampla gama de acessórios práticos e inteligentes, que conferem ainda mais robustez ao estilo do modelo, acentuando sua personalidade marcante:

Jogo de soleiras totalmente integradas,

Engate de reboque removível (dispensa ferramentas),

Linha de acessórios de carga para o teto, incluindo as barras de teto QuickFix,

Capas cromadas para os retrovisores externos, defletores de ar dianteiros e traseiros,

Protetores para as soleiras das portas e do porta-malas,

Ampla linha de itens para organizar o porta-malas, acessórios para proteção da carga.

O Novo KOLEOS exibe com orgulho as características de estilo da Renault

Inspirado no topo de linha da Renault – As semelhanças com o estilo do Talisman – o novo sedã da Renault para toda a família – ficam imediatamente evidentes, mas por uma boa razão.

O design externo de ambos os modelos foi criado em paralelo.

Com isso, o Novo KOLEOS é imediatamente reconhecido como um modelo topo de linha da Renault, graças principalmente ao design da frente, que dá destaque ao logo da Renault no centro da ampla grade cromada.

As linhas do porta-malas contribuem para o design envolvente do veículo, acentuadas pela presença de várias molduras cromadas, como os frisos que se estendem desde os faróis, contornando os para-lamas e dando uma impressão de dinamismo e elegância à frente.

Única no segmento, esta característica destaca o Novo KOLEOS no segmento SUV.

Já a distância entre eixos de 2,705 mm – para um comprimento total de 4,673 mm – é uma das maiores da categoria, proporcionando ao Novo KOLEOS um espaço interno inigualável no segmento D da categoria de SUVs.

O estilo marcante da Renault também recebe destaque na traseira. Dispostas horizontalmente e mais largas, as lanternas aumentam a impressão da largura da carroceria (1.843 mm), atraindo o olhar para o logo da Renault na tampa do porta-malas.

Molduras cromadas localizadas na parte inferior do para-choque traseiro assumem a forma de ponteiras duplas de escapamento, um detalhe que arremata o design externo do Novo KOLEOS.

Assinatura luminosa em full LED remete aos últimos modelos da Renault
O design harmonioso do modelo também se estende aos faróis dianteiros e traseiros:

A assinatura luminosa do Novo KOLEOS remete aos modelos mais recentes da Renault,

Os faróis Pure Vision do tipo full LED (conforme a versão) são 20% mais potentes em comparação com os faróis alógenos, melhorando a visão noturna,

Já os Faróis de Rodagem Diurna (DRL) conferem a ele um aspecto único e penetrante,

Sempre ligadas, as lanternas traseiras de LED contam com a tecnologia Edge Light, proporcionando um efeito 3D claro e brilhante.
Interior sofisticado do Novo KOLEOS tem equipamentos de alto nível, com muito espaço para todos os ocupantes

“O design do Novo KOLEOS foi pensado para atender as necessidades dos compradores de SUVs em todo o mundo, cujo resultado se encaixa perfeitamente no topo de linha da Renault. Com um espaço interno digno de quebrar recordes na categoria, uma ampla oferta de acessórios e acabamentos esmerados, o Novo KOLEOS se torna a referência do segmento em termos de conforto e sofisticação.”  Ali Kassaï – Diretor de Planejamento de Produto

Melhor espaço interno da categoria para ainda mais conforto – Bancos dianteiros entre os mais confortáveis do segmento – Os bancos dianteiros do Novo KOLEOS são inspirados no Talisman, o grande sedã da Renault:

Design acolhedor e envolvente,

Dimensões que o colocam entre os melhores de sua categoria,

Espuma de densidade variável proporciona ainda mais conforto.

Dependendo da versão, os bancos dianteiros do Novo KOLEOS contam com:

Seis opções de ajustes por comando elétrico,
Ajuste elétrico do encosto,
Assentos e encostos aquecidos, com duas opções de temperatura,
Ventilação integrada, com duas opções de configuração, proporcionando mais frescor no verão,
Seleção de acabamentos: tecido (Titan Black ou Platine Grey), tecido misto / TEP (Titan Black), ou couro (Titan Black, Platine Grey ou Siena Brown).

A parte posterior do banco em forma de concha oferece ainda mais espaço para os passageiros traseiros, contribuindo para deixar o design ainda mais leve.

Melhor espaço da categoria para os passageiros traseiros

Com 289 mm de espaço para os joelhos, o Novo KOLEOS não apenas supera seus rivais, mas também proporciona excelente espaço para a cabeça dos passageiros acomodados no banco de trás, além de um espaço generoso para os ombros e cotovelos.

Os bancos traseiros podem ser aquecidos por meio de duas opções de temperatura.

Porta-malas configurável – Além do espaço interno que passa a ser a referência da categoria, o Novo KOLEOS conta com um amplo porta-malas modular e práticas soluções de armazenagem.

Porta-malas com capacidade para 550 dm3 VDA (equivalente a 600 litros), cujo assoalho removível se posiciona na mesma altura do porta-malas, formando uma superfície contínua.
“Easy Break”: sistema de alças localizadas dentro do porta-malas, para rebater o banco traseiro em 60/40 de forma rápida, liberando um espaço de carga de 1.690 cm3 VDA.
35 litros de espaço de armazenagem adicional, incluindo um porta-luvas de 11-litros e um recipiente de 7 litros no console central.

O Novo KOLEOS trata bem tanto o motorista quanto os passageiros – Interior cuidadosamente equipado – O interior do Novo KOLEOS harmoniza as características de um SUV robusto com o aspecto de qualidade esperado de um grande sedã, graças ao uso de materiais atraentes e resistentes a riscos, como o cromado acetinado presente no volante, na alavanca de marchas e nas molduras das saídas de ar.

O console central é coberto por um filme de proteção, ao mesmo tempo resistente e agradável ao toque.

Os materiais com revestimento acolchoado do painel de bordo e das portas também contribuem para o ambiente acolhedor da cabine, enquanto que os revestimentos de couro dos bancos e dos apoios de braços exibem pespontos em tons contrastantes.
O conforto de condução é acentuado pela iluminação interna de LED, podendo ser customizada através de uma paleta de cores que vai de verde e azul ao vermelho alaranjado e violeta, conforme o estado de espírito dos ocupantes.
Já o amplo teto solar móvel (0,80 m2) se estende até os bancos traseiros, tornando o interior do Novo KOLEOS ainda mais iluminado.
Sistemas multimídia conectados e personalizáveis – A versão de entrada do Novo KOLEOS vem de fábrica com um sistema de áudio que conta com uma tela de 4.2’’ (11 cm) em formato paisagem, oferecendo conexão Bluetooth® para o uso de celulares na opção mãos-livres, streaming das músicas armazenadas em smartphones, além de um rádio digital (conforme o mercado), oferecendo um som de qualidade digital, sem interferências.

Completam o sistema as entradas USB e AUX de 3,5 mm. A partir da segunda versão de equipamentos, o Novo KOLEOS vem equipado com o sistema multimídia R-LINK 2, um tablet conectado que figura em vários modelos topo de linha da Renault.

O sistema controla funções de entretenimento, navegação, telefonia tipo mãos-livres, rádio e os sistemas avançados de assistência ao motorista, cujas principais funcionalidades incluem:
Dois formatos de tela disponíveis: 7’’ paisagem e 8.7’’ retrato,
Mesmas funções táteis de um tablet (zoom com dois dedos, rolagem de página, arrastar e soltar etc.),
Display de navegação realista, com representação das construções em 3D,
Opções de carregamento e conectividade, como Bluetooth® para uso do streaming de áudio e do sistema de telefonia no modo mãos-livres, entrada USB e AUX de 3,5 mm, tomada de 12 V e, dependendo da versão, entrada para cartão de memória,
Reconhecimento de fala, para instruções de navegação e uso do sistema de telefonia, sendo também possível ler e-mails em voz alta,
Quatro telas de início customizáveis, com widgets para um acesso rápido às funções mais utilizadas,
Ampla oferta de aplicativos especialmente desenvolvidos para o uso automotivo, disponíveis através da loja R-LINK Store.
Já os dados de condução (velocidade, RPM, consumo de combustível etc.) são exibidos em uma tela colorida personalizável de 7’’ localizada atrás do volante, bem no campo de visão do motorista.

Do lado de dentro – As portas largas tornam mais fáceis os movimentos de entrar e sair, com ângulos de abertura de 70 e 77 graus na frente e atrás, respectivamente, posicionando o Novo KOLEOS entre os melhores SUVs da categoria.

O design das portas evita que as soleiras fiquem sujas. Estas têm uma largura que também facilitam os movimentos para entrar e sair.

O dispositivo elétrico de abertura da tampa do porta-malas permite uma abertura mais fácil e sem o uso das mãos, bastando fazer um movimento com o pé sob o para-choque.

Inovações relevantes para os mercados de comercialização – As especificações dos equipamentos do Novo KOLEOS permitem uma adaptação a cada mercado de comercialização, em qualquer continente, independentemente do clima ou localização.

Em climas mais frios, por exemplo, ele recebe como especificação o volante e o para-brisa aquecidos, permitindo um descongelamento fácil e rápido.

A partida no modo remoto permite que os ocupantes encontrem um ambiente aquecido mediante o acionamento do dispositivo, funções que podem ser pré-programadas por meio do sistema R-LINK 2.

Também dependendo do mercado ou região, o Novo KOLEOS pode ser equipado com um filtro de cabine para reduzir o nível pólen, poeira e odores indesejáveis em 60%.

Feito e equipado para uma direção segura – O Novo KOLEOS se beneficia da longa experiência da Renault em segurança passiva, com o objetivo de se destacar nos testes independentes NCAP, graças aos seguintes equipamentos oferecidos de série em todas as versões:

Dois airbags adaptativos para condutor e passageiro dianteiro, que são acionados conforme o tipo de impacto e a posição do ocupante,

Dois airbags laterais de tórax / ombro para os passageiros dianteiros,

Dois airbags de cortina,

Encostos de cabeça que protegem contra lesões por golpe de chicote nos bancos dianteiros e traseiros,

Bancos dianteiros antimergulho,

Sistemas ISOFIX de acordo com o padrão europeu i-Size,

Todos os cintos de segurança são equipados com pretensionadores e limitadores de esforço.

O uso de aço com alto limite de elasticidade no compartimento do motor, bem como aço de alta dureza na célula de proteção dos ocupantes são especificações que protegem a cabine no caso de impactos maiores.

Em termos de segurança ativa, o Novo KOLEOS conta com sistemas como o controle eletrônico de estabilidade (ESC) de última geração, controle de tração, assistência à frenagem, distribuição eletrônica da frenagem e assistência de partida em ladeira. Todos estes equipamentos são de série.
Conforme o mercado, o novo KOLEOS vem com uma série de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), que podem ser controlados pelo tablet R-LINK 2:

Maior tranquilidade, com o Sistema de Frenagem Automática de Emergência (AEBS),

Sempre alerta, com o Alerta de Saída de Faixa (LDW), Alerta de Pontos Cegos (BSW), Detector de Fadiga (UTA),

Assistência à condução: câmera de ré, acendimento automático dos faróis baixo ou alto (AHL), sensores de estacionamento (traseiro e laterais) e sistema de estacionamento tipo mãos-livres (Easy Park Assist).

Bose® surround sound: sistema de áudio premium sob medida

Desde 2008, a Bose® e a Renault têm trabalhado juntas para criar e adaptar sistemas de áudio de alta qualidade para os modelos topo de linha da marca.

A qualidade da tecnologia Bose® proporciona um som perfeito, comparável a um show ao vivo, graças à tecnologia Bose Centerpoint® 2, que envolve todos os ocupantes em um ambiente sonoro rico e equilibrado, independentemente do local onde estão acomodados na cabine.

O sistema inclui um processador digital de sinais embaixo do banco do passageiro dianteiro e um equalizador com sete canais independentes, proporcionando um som de altíssima fidelidade em um sistema de som criado sob medida, que foi pensado especialmente para as propriedades acústicas da cabine do novo KOLEOS.

Além disso, o sistema integra 13 alto-falantes de alto desempenho:

Um alto-falante de alto-médio alcance de 8 cm no painel,

Dois tweeters de neodímio de 2,5 cm no quadro de instrumentos,

Dois alto-falantes de longo alcançe de 16,5 cm nas portas dianteiras,

Dois tweeters de neodímio de 2,5 cm nas portas traseiras,

Dois alto-falantes de longo alcance de 16,5 cm nas portas traseiras,

Dois alto-falantes de alto-médio alcance de 7 cm no tampão do porta-malas,

Dois subwoofers de 11,5 cm localizados junto ao compartimento do estepe.

Chassi e motorizações testadas e adaptadas às necessidades dos mercados do Novo Koleos
“Criado para ser vendido em mais de 80 países nos 5 continentes, o Novo KOLEOS conta com a expertise da Aliança Renault-Nissan no desenvolvimento e produção de SUVs. O modelo tem arquitetura e motorizações consagradas em termos de performance e confiabilidade. Durante o desenvolvimento, o Novo KOLEOS foi testado por milhões de quilômetros em condições reais de uso, cujo projeto envolveu centros de tecnologia do Grupo Renault em diversas partes do mundo.”
Philippe Brunet – Diretor de Programa – Segmento D
Nova aplicação para a arquitetura CMF C/D da Aliança
Arquitetura reconhecidamente versátil
O Novo KOLEOS foi desenvolvido com base na arquitetura CMF-C/D da Aliança, a mesma dos modelos Renault Espace, Talisman e Kadjar, além dos modelos Nissan X-Trail / Rogue e Qashqai.

A arquitetura comum é resultado da experiência da Aliança em carrocerias do tipo sedã, crossover e SUV.

Os veículos baseados nesta arquitetura compartilham componentes que não são visíveis ao cliente, enquanto que o design e a identidade de cada marca são diferenciados, permitindo economias de escala que são reinvestidas em atributos valorizados pelos clientes.
Fábrica de montagem reconhecida na Aliança Renault-Nissan – O Novo KOLEOS é montado na fábrica coreana de Busan para todos os mercados, exceto a China.

Esta fábrica conta com ferramental eficiente e flexível, além de atender aos rigorosos padrões de qualidade da Renault, produzindo veículos baseados na arquitetura CMF-C/D para as marcas do Grupo Renault e de sua parceira Nissan.
Motorizações para atender as necessidades de cada mercado do Novo KOLEOS – As motorizações e os sistemas de transmissão do Novo KOLEOS foram especialmente desenvolvidos para atender as necessidades e expectativas dos mercados onde o modelo será comercializado.

Com duas opções a gasolina e duas opções a diesel conforme o país, as motorizações entregam uma potência de 130 a 175 cv (96 a 127 kW), associadas a um câmbio manual de 6 velocidades ou à transmissão automática X-Tronic.
Duas motorizações a gasolina – Motor a gasolina 2.0 (145 cv) ou 2.5 (170 cv), disponível para o Novo KOLEOS conforme o mercado.
Com bloco de alumínio leve e compacto, o motor atmosférico 2.0 a gasolina de 4 cilindros e 16 válvulas, duplo comando de válvulas e injeção direta entrega 145 cv (106 kW) a 6.000 rpm e torque máximo de 200 Nm a 4.400 rpm.

Com mais de 80% do torque disponível a partir de 2.400 rpm, este motor combina acelerações ágeis a um baixo consumo de combustível.

Conforme o mercado, ele pode ser associado a um câmbio manual de 6 velocidades (apenas nas versões 2WD) ou a transmissão automática X-Tronic (versões 2WD ou 4WD).
Já o motor atmosférico 2.5 a gasolina de16 válvulas, 4 cilindros e duplo comando de válvulas entrega uma potência máxima de 170 cv (126 kW) a 6.000 rpm, com torque máximo de 233 Nm a 4.000 rpm.

Foi dada atenção especial à redução do atrito, aumentando a performance e otimizando o consumo de combustível.

Com seus 200 Nm de torque disponíveis a partir de 1.800 rpm, o motor é extremamente ágil em rotações baixas e médias, tornando-o particularmente adaptado ao uso com reboque (até duas toneladas, dependendo do mercado).

Conforme o país, o modelo pode estar disponível com tração em duas ou quatro rodas, neste caso associado à transmissão automática X-Tronic.

Motor a diesel 1.6 e 2.0 – Os dois motores a diesel atendem à norma Euro 6 e são equipados com Stop & Start, catalisador-acumulador de NOx e filtro de partículas.
O motor 1.6 dCi é reconhecido pelo prazer de dirigir e eficiência proporcionados. Com potência máxima de 130 cv (96 kW) a 4.000 rpm e torque máximo de 320 Nm de 1.750 a 2.250 rpm, ele se beneficia de um projeto particularmente eficiente (downsizing, arquitetura do tipo “quadrada” – diâmetro dos cilindros igual ao curso dos pistões –, turbocharger) fruto da expertise da Renault em motores acumulada graças à sua tradição no automobilismo esportivo, especialmente na Fórmula 1.

Este motor só pode ser associado a uma tração em duas rodas, mas pode ser acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades ou à transmissão automática X-Tronic, conforme o mercado.
O motor 2.0 a diesel é o propulsor mais potente oferecido pelo Novo KOLEOS. Equipado com um turbo de geometria variável, injeção direta ‘common rail’ de 1.600 bares e injetores piezelétricos, ele entrega uma potência máxima de 175 cv (127 kW) a 3.750 rpm e torque máximo de 380 Nm disponível a partir de 2.000 a 3.000 rpm.

Este motor proporciona uma resposta mais dinâmica em rotações médias, graças à disponibilidade do torque em uma ampla faixa de rotações, podendo ser acoplado à transmissão automática X-Tronic (versões 2WD e 4WD) ou ao câmbio manual de 6 velocidades (apenas para as versões 4WD), conforme o mercado.
Câmbio automático X-Tronic – Conforme o mercado, o câmbio automático X-Tronic pode ser especificado tanto no motor a diesel como a gasolina, seja com tração em duas ou quatro rodas.

A transmissão foi desenvolvida para proporcionar maior prazer de dirigir e reduzir o consumo de combustível, em comparação com as transmissões automáticas convencionais.
Ao contrário das gerações anteriores da transmissão CVT, o câmbio automático X-Tronic do Novo KOLEOS tem um desempenho mais parecido com o de uma transmissão automática do tipo multi-ratio quando o motorista precisa acelerar mais forte.

Entretanto, esta transmissão continuamente variável oferece trocas de marchas suaves nas acelerações, por meio de um número infinito de engates, fazendo com que as rotações do motor e o esforço sejam constantemente otimizados para proporcionar melhor consumo do combustível, maior conforto de condução e menor nível de ruído em velocidade constante.

O motorista também pode selecionar o modo sequencial de 7 velocidades para usufruir do freio motor. Assim, a transmissão X-Tronic oferece todos os benefícios das transmissões automáticas convencionais, mas sem os seus inconvenientes.

Tecnologia 4×4 inigualável e fácil de usar – A transmissão ALL MODE 4×4-i disponível para o Novo KOLEOS conta com tecnologia comprovada em milhões de veículos vendidos pela Aliança em todo o mundo.

O sistema AWD monitora permanentemente os níveis de aderência, para garantir uma tração ideal em qualquer terreno.
Fácil de usar, o sistema é acionado por meio de um botão localizado à esquerda do volante, permitindo que o motorista selecione um dos 3 modos: 2WD, 4WD AUTO ou 4WD LOCK.

2WD: funcionamento com tração em 2 rodas, independentemente das condições.
4WD AUTO: o sistema ALL MODE 4×4-i monitora permanentemente as condições de rodagem e os níveis de aderência, utilizando as informações fornecidas por sensores para calcular a melhor distribuição do torque entre a dianteira e a traseira.

Até 50% do torque disponível pode ser transmitido às rodas traseiras, se necessário.

4WD LOCK: Para dirigir em condições off-road ou melhorar as condições de aderência, como na neve, lama, areia ou estrada de terra, permitindo que o motorista se mantenha permanentemente no modo 4×4 em velocidade inferior a 40 km/h, com uma distribuição equilibrada do torque entre a frente e a traseira (50/50).

Este modo é automaticamente desativado quando o veículo atinge velocidades superiores a 40 km/h, ou quando o motor é religado.
Além de melhorar as capacidades off-road do Novo KOLEOS, o sistema ALL MODE 4×4-i proporciona um desempenho ainda melhor, além de maior estabilidade e segurança.

Sensores monitoram permanentemente a aceleração longitudinal e lateral, bem como a taxa de guinada e ângulo de esterçamento, otimizando a distribuição do torque na dianteira e na traseira para assegurar a melhor aderência possível, reduzindo sobresterços e subesterços.

O Novo Koleos também estará disponível com transmissão em duas rodas, para atender as necessidades de diferentes mercados e regiões de comercialização.

Milhões de quilômetros de testes em condições reais de uso

Um trabalho de especialistas do Grupo Renault de várias partes do mundo – O projeto do Novo KOLEOS envolveu o trabalho de equipes do Grupo Renault de várias partes do mundo.

Centros de engenharia e testes da Renault espalhados pelo planeta contribuíram para o desenvolvimento e design do modelo, incluindo o Technocentre e os centros de tecnologia de Aubevoye e Lardy (França), bem como o centro tecnológico da Renault Samsung Motors (Coreia).

Os engenheiros e especialistas de desenvolvimento da Renault também testaram o Novo KOLEOS em pistas na Lapônia e em estradas com condições precárias na Rússia.

Testado para durar – O Novo KOLEOS passou por rigorosos testes dinâmicos e estáticos para satisfazer os exigentes padrões da Renault e garantir uma confiabilidade excepcional, para ser comercializado nos 5 continentes.

Por isso, o Novo KOLEOS atende as expectativas de motoristas em qualquer clima e em qualquer condição de rodagem.

Para garantir a durabilidade, antes do seu lançamento o Novo KOLEOS passou por 1.100.000 km de testes intensos nos centros de testes da Renault, o que equivale a um desgaste de mais de 3.300.000 km de rodagem em condições reais de uso.

Mais de 1 milhão de quilômetros foram rodados por 20 unidades de pré-produção, com o objetivo de revelar qualquer defeito em potencial, permitindo que fossem implementadas as ações corretivas necessárias.

Além destes testes dinâmicos, a Renault desenvolveu uma série de testes estáticos para colocar a resistência ao desgaste do modelo à prova (Teste EDAU de Durabilidade, Aspecto e Uso).

Este procedimento consiste na manipulação dos bancos, vidros elétricos, cintos de segurança, alavanca de câmbio e do freio, além dos mecanismos das portas por centenas de vezes, 24 horas por dia.

Assim, em apenas algumas semanas, é simulado um desgaste equivalente a vários anos de uso.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn