Os últimos resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, foram apresentados hoje em Assunção, Paraguai, no âmbito do Congresso Americano da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Os resultados continuam a decepcionar com um novo resultado zero estrela, e uma estrela apenas para um modelo líder de vendas na região.
A versão mais básica de equipamento de segurança do BYD F0 decepcionou ao obter zero estrela para o ocupante adulto, e apenas uma estrela para o ocupante infantil.
O modelo, similar ao reconhecido Peugeot 107, apresentou estrutura estável no impacto frontal, mas registrou lesões de elevado perigo nos dummies adultos (bonecos usados nos testes), possivelmente devido à carência de airbags.
O Fiat New Palio ganhou apenas uma estrela para o ocupante adulto e três estrelas para a proteção do ocupante infantil. A baixa qualificação do adulto decorreu dos registros no peito do dummy no impacto lateral, apesar do bom desempenho da estrutura nesse impacto.
Em proteção infantil, o modelo obteve proteção máxima em impacto lateral.
María Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP, comentou: “Estes resultados do Latin NCAP evidenciam, mais uma vez, como alguns fabricantes da região ainda não levam em conta a segurança, mais especificamente a segurança infantil, como uma prioridade. Como consumidores, pedimos que os governos e fabricantes trabalhem junto conosco e com outras organizações para conseguir democratizar a segurança nos automóveis, para todos os países poderem oferecer os mesmos níveis de segurança a todos os habitantes da região, iguais aos níveis oferecidos na Europa, no Japão, na Austrália e nos EUA”.
Jorge Tomasi, Presidente da FIA Região IV, manifestou: “Estes novos resultados do Latin NCAP são decepcionantes, já que continuamos a encontrar veículos populares, líderes em vendas, com níveis muito baixos de proteção tanto para adultos quanto para crianças. A FIA e, em particular, a Região IV trabalham para promover a segurança viária na América Latina e no Caribe, e temos certeza de que apoiando iniciativas como a do Latin NCAP a mudança em direção a carros mais seguros é possível. Os consumidores de nossa região precisam acessar veículos com os mesmos padrões de segurança que os de outras regiões sem ter que pagar mais por isso”.
A respeito dos últimos resultados, Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse: “É uma grande preocupação para o Latin NCAP o fato de que ainda em 2016 continuem a ser vendidos modelos sem airbags. O BYD F0 imita o Peugeot 107, um modelo lançado no mercado com airbag em todas as unidades. O Latin NCAP considera que o importante seria incorporar o mesmo equipamento de segurança se o F0 queria ser similar ao 107. Apesar do fraco resultado para a proteção do ocupante adulto do Fiat New Palio, o desempenho da estrutura lateral foi uma surpresa positiva; conseguindo um bom desempenho para um modelo popular desenvolvido localmente”.
O Latin NCAP informa que os próximos resultados serão apresentados no mês de setembro.
BYD F0 – O BYD F0, fabricado na China, foi testado na versão mais básica de segurança disponibilizada nos mercados do Latin NCAP. A falta de airbags explica o resultado pobre no teste, já que a estrutura foi classificada como estável no impacto frontal.
A baixa qualificação para proteção do ocupante infantil é devido às leituras elevadas nos dummies durante o teste, a falta de cintos de segurança de três pontos em todas as posições, instruções escassas no manual em referência à proteção infantil e pontuação baixa quanto a instalação dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI).
O F0 não foi testado em impacto lateral, já que no impacto frontal obteve zero estrela. Contudo, oferece proteção básica estrutural e interior para o impacto lateral como reforços de portas.
Nesse aspecto se assemelha ao Fiat New Palio e o Kia Picanto. Em contraste com o mais caro e também testado neste ano, o Peugeot 208
Veja o vídeo do teste de colisão
Fiat New Palio – O Latin NCAP testou a versão mais básica de segurança do Fiat New Palio em impacto frontal em 2014 e 2015. Na época, conforme os protocolos do Latin NCAP, os veículos eram testados apenas no impacto frontal e o modelo ganhou quatro estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o ocupante infantil.
O Latin NCAP testou agora o modelo no impacto lateral para obter o resultado conforme os últimos protocolos, mais rígidos. A configuração do teste de impacto frontal é a mesma de 2014 e 2015.
O modelo não conta com airbags laterais; porém, mostrou uma estrutura lateral capaz de proporcionar boa proteção lateral e pouca penetração na área dos ocupantes. A falta de airbags explica a baixa proteção lateral.
Veja o vídeo do teste de colisão