quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Primeiro modelo BYD avaliado obtém zero estrela e o Fiat New Palio cai para uma estrela conforme novo protocolo de avaliação

Os últimos resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, foram apresentados hoje em Assunção, Paraguai, no âmbito do Congresso Americano da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Os resultados continuam a decepcionar com um novo resultado zero estrela, e uma estrela apenas para um modelo líder de vendas na região.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A versão mais básica de equipamento de segurança do BYD F0 decepcionou ao obter zero estrela para o ocupante adulto, e apenas uma estrela para o ocupante infantil.

O modelo, similar ao reconhecido Peugeot 107, apresentou estrutura estável no impacto frontal, mas registrou lesões de elevado perigo nos dummies adultos (bonecos usados nos testes), possivelmente devido à carência de airbags.

Fiat New Palio ganhou apenas uma estrela para o ocupante adulto e três estrelas para a proteção do ocupante infantil. A baixa qualificação do adulto decorreu dos registros no peito do dummy no impacto lateral, apesar do bom desempenho da estrutura nesse impacto.

- Publicidade -

Em proteção infantil, o modelo obteve proteção máxima em impacto lateral.

María Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP, comentou: “Estes resultados do Latin NCAP evidenciam, mais uma vez, como alguns fabricantes da região ainda não levam em conta a segurança, mais especificamente a segurança infantil, como uma prioridade. Como consumidores, pedimos que os governos e fabricantes trabalhem junto conosco e com outras organizações para conseguir democratizar a segurança nos automóveis, para todos os países poderem oferecer os mesmos níveis de segurança a todos os habitantes da região, iguais aos níveis oferecidos na Europa, no Japão, na Austrália e nos EUA”.

Jorge Tomasi, Presidente da FIA Região IV, manifestou: “Estes novos resultados do Latin NCAP são decepcionantes, já que continuamos a encontrar veículos populares, líderes em vendas, com níveis muito baixos de proteção tanto para adultos quanto para crianças. A FIA e, em particular, a Região IV trabalham para promover a segurança viária na América Latina e no Caribe, e temos certeza de que apoiando iniciativas como a do Latin NCAP a mudança em direção a carros mais seguros é possível. Os consumidores de nossa região precisam acessar veículos com os mesmos padrões de segurança que os de outras regiões sem ter que pagar mais por isso”.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A respeito dos últimos resultados, Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse: “É uma grande preocupação para o Latin NCAP o fato de que ainda em 2016 continuem a ser vendidos modelos sem airbags. O BYD F0 imita o Peugeot 107, um modelo lançado no mercado com airbag em todas as unidades. O Latin NCAP considera que o importante seria incorporar o mesmo equipamento de segurança se o F0 queria ser similar ao 107. Apesar do fraco resultado para a proteção do ocupante adulto do Fiat New Palio, o desempenho da estrutura lateral foi uma surpresa positiva; conseguindo um bom desempenho para um modelo popular desenvolvido localmente”.

O Latin NCAP informa que os próximos resultados serão apresentados no mês de setembro.

BYD F0 – O BYD F0, fabricado na China, foi testado na versão mais básica de segurança disponibilizada nos mercados do Latin NCAP. A falta de airbags explica o resultado pobre no teste, já que a estrutura foi classificada como estável no impacto frontal.

A baixa qualificação para proteção do ocupante infantil é devido às leituras elevadas nos dummies durante o teste, a falta de cintos de segurança de três pontos em todas as posições, instruções escassas no manual em referência à proteção infantil e pontuação baixa quanto a instalação dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI).

O F0 não foi testado em impacto lateral, já que no impacto frontal obteve zero estrela. Contudo, oferece proteção básica estrutural e interior para o impacto lateral como reforços de portas.

Nesse aspecto se assemelha ao Fiat New Palio e o Kia Picanto. Em contraste com o mais caro e também testado neste ano, o Peugeot 208

Veja o vídeo do teste de colisão

Fiat New Palio – O Latin NCAP testou a versão mais básica de segurança do Fiat New Palio em impacto frontal em 2014 e 2015. Na época, conforme os protocolos do Latin NCAP, os veículos eram testados apenas no impacto frontal e o modelo ganhou quatro estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o ocupante infantil.

O Latin NCAP testou agora o modelo no impacto lateral para obter o resultado conforme os últimos protocolos, mais rígidos. A configuração do teste de impacto frontal é a mesma de 2014 e 2015.

O modelo não conta com airbags laterais; porém, mostrou uma estrutura lateral capaz de proporcionar boa proteção lateral e pouca penetração na área dos ocupantes. A falta de airbags explica a baixa proteção lateral.

Veja o vídeo do teste de colisão

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil