sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Tudo sobre o ônibus elétrico produzido pela Mercedes-Benz do Brasil

A Mercedes-Benz está iniciando a entrega das primeiras 50 unidades do eO500U, com carroçaria Caio Millennium, para as empresas Metrópole Paulista (40 unidades), MobiBrasil (8) e Sambaíba (2), operadoras do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo.

- Publicidade -

Os veículos devem entrar em operação já no início de 2024. Ou seja, a fabricação em série do chassi de ônibus elétrico a baterias da marca já é realidade na linha de produção da moderna Fábrica 4.0 da Empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Para esse momento especial, a Mercedes-Benz reuniu a imprensa especializada em sua fábrica, em São Bernardo do Campo, São Paulo, para mostrar o funcionamento, desenvolvimento e linha de produção em série do modelo. Confira no vídeo a cobertura completa realizada pelo Mecânica Online®.

https://youtu.be/jdHd7BvHHOQ

“Estas mesmas empresas pretendem adquirir um total de mais de 500 ônibus e0500U, sendo 180 unidades para Metrópole Paulista, 300 unidades para Sambaíba e 68 unidades para a MobiBrasil”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O ônibus elétrico Mercedes-Benz eO500U estará cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano da capital paulista”.

“Este expressivo volume de ônibus elétricos reafirma a entrada da Empresa na era da eletromobilidade com veículos comerciais no País”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “É muito significativo o fato de começarmos essa jornada por São Paulo, a maior cidade do País e da América Latina, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Assim como a Prefeitura Municipal e nossos clientes, nós também temos o compromisso de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a melhor qualidade do ar e a preservação ambiental”.

- Publicidade -

Segundo o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, veículos elétricos são sinônimos de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio mundial multissoluções da marca para os clientes.

“Agora, nosso eO500U também está neste portfólio, sendo protagonista para a Daimler Buses no Brasil e na América Latina. Os benefícios para a sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo”, ressalta Achim Puchert. “Com este produto, nossa operação brasileira segue alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG, reafirmando seu compromisso com a mobilidade sustentável e com a descarbonização”.

A fabricação em série do chassi de ônibus elétrico com baterias da marca já é uma realidade na linha de produção 4.0 da moderna fábrica da empresa. A linha de montagem foi renovada em 2017 e dentro do plano estratégico de 10 anos o modelo elétrico já estava contemplado e foi desenvolvido de forma integrada com a Alemanha.

A marca, em parceria com o SENAI, também realizou um forte investimento na capacitação dos funcionários, nós últimos dois anos, conforme o posto de montagem e acesso em alta voltagem, de acordo com o nível de energia do veículo durante a linha de produção.

Durante a fase de validação, a Mercedes-Benz investiu cerca de 120 mil horas de engenharia brasileira no projeto, com quatro protótipos.

- Publicidade -

Uma outra importante ferramenta utilizada pela Mercedes-Benz do Brasil é a Realidade Virtual (RV) em seus processos de desenvolvimento de produtos

O objetivo é obter a otimização de recursos e maior qualidade das propostas apresentadas por seus engenheiros e projetistas, por meio de imersão em um ambiente digital, visão antecipada do processo de manufatura e mitigação de riscos de acidentes.

Quando comparamos o ônibus elétrico com uma versão similar a diesel, o valor de aquisição é próximo de três vezes o valor para aquisição com motorização diesel. Ou seja, um elétrico equivale nesse momento a três com motores diesel. A vantagem vem no custo operacional.

A Mercedes destaca entre os diferenciais do seu ônibus elétrico a autonomia devido a bateria com alta densidade de energia e com consumo de energia otimizado, com total atenção ao consumo, por exemplo, do sistema de ar condicionado ou mesmo do controle de tração.

As primeiras 50 unidades já devem entrar em operação no início de 2024 em São Paulo. E o  Chile será o próximo país da região a receber uma unidade do ônibus elétrico para demonstração a clientes, gestores do transporte coletivo e parceiros. Além de atender aos países da América Latina, o novo produto também será exportado para outros mercados, como a Oceania.

“Nosso chassi de ônibus elétrico urbano chegará ao mercado com a qualidade e a confiabilidade da estrela de três pontas”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nossa decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus urbano foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. Nós temos experiência de 67 anos no Brasil, sempre oferecendo novas tecnologias para o transporte”.

O chassi eO500U foi desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil para a realidade brasileira e latino-americana. O veículo foi amplamente testado no Campo de Provas de Iracemápolis (SP), em vias urbanas, e também na Alemanha, onde contou com a expertise da Daimler Buses em ônibus elétricos.

Walter Barbosa ressaltou a importância das primeiras vendas do eO500U para a capital paulista. “As empresas Metrópole Paulista, MobiBrasil e Sambaíba são referências no transporte coletivo da cidade de São Paulo, sistema que conta com uma das maiores frotas de ônibus do mundo. O fato delas já terem feito encomendas do nosso ônibus elétrico, que estão sendo produzidos para entrega, é sinal de aprovação para nosso avançado produto, bem como para o desenvolvimento de uma solução da nossa marca para a realidade brasileira. Isso reafirma nossa relação de parceria. Aliás, a Metrópole Paulista realizou testes com o eO500U em suas operações e manifestou satisfação com os resultados alcançados”.

Dona da maior frota da cidade de São Paulo, com mais de 1.000 ônibus, a Viação Metrópole Paulista receberá 40 ônibus elétricos Mercedes-Benz eO500U até o fim do ano. “O investimento em renovação de frota é uma importante premissa da nossa empresa e, agora, passaremos a substituir veículos mais antigos pelos elétricos, seguindo a Lei Municipal de Mudanças Climáticas, dando nossa contribuição para a descarbonização e a proteção ambiental”, afirma Roberto Abreu, vice-presidente da empresa, que atua na Zona Leste e na Zona Sul.

Em parceria com a Mercedes-Benz, a Viação Metrópole Paulista realizou testes com o eO500U num percurso pelas vias da cidade em meio ao tráfego. “Os testes demonstraram a eficiência do ônibus elétrico Mercedes-Benz na nossa operação. Receberemos as primeiras 40 unidades e assim que essa frota entrar em circulação, poderemos atestar, na prática diária, os atributos e diferenciais do produto. A expectativa é muito positiva com relação a essa nova solução oferecida pela Mercedes-Benz, marca com forte presença na nossa frota”, conclui Roberto Abreu.

Com cerca de 560 ônibus em sua frota, quase a totalidade Mercedes-Benz da linha O 500, entre Padron, articulados e superarticulados, a MobiBrasil receberá suas primeiras 8 unidades do eO500U. “Nossa expectativa é grande, tanto em tecnologia, quanto em autonomia do ônibus elétrico da marca”, afirma Manoel Marinho, diretor executivo da empresa. “Temos confiança plena na Mercedes-Benz. Esses novos veículos entrarão em operação no início de 2024, começando pelas linhas mais curtas para os ajustes finais e adaptação dos motoristas, como também do pessoal de manutenção. Aliás, a ideia é que as mulheres sejam as primeiras a conduzir os nossos ônibus elétricos”.

Manoel Marinho diz que a Mobibrasil tem o compromisso com a inovação tecnológica em todas as áreas da empresa. “Isso faz parte do nosso DNA. A introdução de ônibus elétricos segue essa linha, é um fato concreto, não tem mais volta. E queremos evoluir com nossos fornecedores”.

eO500U já está credenciado para o Finame – Baixo Carbono – “Reforçando ainda mais o compromisso com a sustentabilidade, o nosso chassi de ônibus urbano elétrico já está credenciado junto ao BNDES para financiamento via Finame – Baixo Carbono”, ressalta Walter Barbosa.

“O BNDES é um aliado forte das empresas de transporte para financiamento de ônibus e renovação de frota, o que é ainda mais relevante no caso dos elétricos. Esse apoio é imprescindível para que o Brasil avance no campo da eletromobilidade e da descarbonização, o que trará benefícios ao meio ambiente, à qualidade do ar nas cidades e à sociedade como um todo”.

O BNDES Finame – Baixo Carbono é uma linha especial criada para incentivar as empresas de máquinas e equipamentos a adotar a solução de eletromobilidade em suas frotas. Para o credenciamento, o veículo deve atender ao índice de conteúdo local exigido pelo BNDES.

Para chegar a esse conteúdo, o eO500U recebe diversos elementos produzidos pela Empresa no Brasil, como a estrutura do chassi, itens elétricos e as baterias, fornecidas pela BorgWarner e produzidas em sua fábrica de Piracicaba (SP). O credenciamento da Mercedes-Benz também leva em conta outros fatores, como os índices qualificadores, investimento no País, treinamentos de capacitação e especialização, exportações, mão-de-obra e outros.

Brasil necessita de investimento em infraestrutura para ganhar escala – De acordo com Walter Barbosa, para que a solução de eletromobilidade seja sustentável para o Brasil do ponto de vista tecnológico, estrutural e comercial, é preciso um empenho dos governos federal, estadual e municipal e de outros players do setor a fim de viabilizar o financiamento desse novo negócio no mercado.

“A tecnologia do veículo é uma responsabilidade nossa e já está madura. Agora, o País depende muito de infraestrutura para ganhar escala”, diz ele. “E para fazer o investimento valer a pena no longo prazo, a Mercedes-Benz vai entregar uma solução completa para eficiência do nosso cliente durante a transição para o ônibus elétrico, desde a venda até o pós-venda, incluindo uma consultoria para infraestrutura e gerenciamento do abastecimento de energia e recarga de baterias”.

Suporte e serviços especializados em eletromobilidade – Como sempre acontece, a Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a tração elétrica.

A Empresa conta com uma equipe de eMobility que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e ao novo segmento de mercado. Com isso, dará apoio a clientes, motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros.

“Mais do que lançar um novo produto, o chassi de ônibus elétrico urbano representa um novo passo da Mercedes-Benz do Brasil na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos”, afirma Mike Munhato, gerente de Desenvolvimento de Negócios para eMobility na Mercedes-Benz do Brasil.

“A gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos. Além disso, os concessionários da marca estão sendo treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos”.

O mais novo membro da linha O 500 é um modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250 km, a maior entre os ônibus elétricos no País. E também a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento.

O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa.

O eO500U traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, muito confortável e totalmente silenciosa. O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção elétrica, motores elétricos, eixos e outros itens.

Sistema de telemetria e conectividade FleetBus para ônibus elétricos – No contexto de serviços inovadores, a marca está dando novos passos na consolidação do FleetBus, solução exclusiva de telemetria e conectividade da Mercedes-Benz no Brasil para gestão de frota das empresas de ônibus, que vem sendo utilizada de forma piloto por algumas empresas.

Esse serviço 4.0 permite ampla diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas, diminuindo o risco de paradas não programadas. Além de proporcionar maior disponibilidade da frota, o uso do FleetBus assegura economia no consumo energético, seja o diesel ou a eletricidade, bem como redução de custos operacionais e do TCO.

Disponível para todo o portfólio de ônibus urbanos e rodoviários, incluindo o eO500U, essa ferramenta traz para o mercado um grande diferencial: monitoramento e disponibilização de informações em tempo real.

Cerca de 600 colaboradores treinados para a produção do ônibus elétrico – O chassi de ônibus elétrico urbano eO500U já vem sendo produzido, em série, na moderna Linha 4.0 da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Um dos grandes diferenciais desse avançado processo produtivo é a flexibilidade da operação, ou seja, o novo modelo elétrico é produzido na mesma linha de montagem dos demais chassis de ônibus a diesel da marca, o que inclui micros LO, as linhas OF e O 500 de urbanos e rodoviários, além de articulados e superarticulados. Essa flexibilidade otimiza a programação e acelera o ritmo de produção, atendendo mais rapidamente aos pedidos dos clientes.

“Cerca de 600 colaboradores foram treinados e estão capacitados para a produção do chassi de ônibus elétrico na nossa planta de São Bernardo do Campo com toda segurança necessária, levando em conta as especificidades técnicas do novo produto e as características referentes à energia elétrica”, destaca Sergio Magalhães, diretor-geral de Ônibus América Latina. “No desenvolvimento da linha de montagem com conceitos da Indústria 4.0, nós já previmos todos os requisitos necessários para acomodar a produção dos elétricos”.

A Linha de Produção 4.0 de Chassis de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil é a mais moderna do setor, sendo referência em inovação, tecnologia, conectividade, Internet das Coisas, logística, segurança, ergonomia e qualidade de vida no trabalho.

Realidade Virtual no desenvolvimento de chassis de ônibus – Com olhos voltados para o futuro, a Mercedes-Benz do Brasil investe na inclusão de ferramentas de Realidade Virtual (RV) em seus processos de desenvolvimento de produtos.

O objetivo é obter a otimização de recursos e maior qualidade das propostas apresentadas por seus engenheiros e projetistas, por meio de imersão em um ambiente digital, visão antecipada do processo de manufatura e mitigação de riscos de acidentes. Todos estes fatores contribuem fortemente para a redução do “Time to Market”, ou seja, a disponibilidade, o quanto antes, do produto ao cliente final.

O processo de Realidade Virtual (RV) tem sido amplamente empregado na Empresa pelo Departamento de Design de Chassis de Ônibus, com o apoio da T-Systems do Brasil, buscando trazer valor agregado à validação dos produtos. Além disso, a retroalimentação do uso de RV promove, a cada nova análise, evoluções significativas em ambientes virtuais, resultando num aprendizado contínuo e iterativo.

“Em função da complexidade e volatilidade das demandas, o mercado de veículos comerciais torna-se a cada dia mais desafiador, fazendo com que as empresas elevem a cultura de inovação relacionada a seus produtos e colaboradores, a fim de assegurar aos clientes entregas de maior valor agregado em um menor período de tempo”, afirma Christian Flecksteiner, diretor de Desenvolvimento de Chassis de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“A tecnologia da Realidade Virtual é principalmente empregada em situações que demandam prototipagem física de produtos ou dispositivos e equipamentos”, prossegue Christian Flecksteiner. “É importante destacar que existem validações dependentes da construção de protótipos, que são executados por diversas outras áreas da Empresa, como Engenharia, Planejamento, Compras, Logística e Manufatura”.

A utilização de RV leva à otimização de recursos, possibilitando a antecipação, experimentação e validação de conceitos com participação ativa das áreas de interfaces, como as de Protótipo, Planejamento, Manufatura e outras. Isso minimiza o número de loopings ao longo da cadeia de desenvolvimento, sem necessidade de construção de protótipos, que trazem impactos em custo e prazo, ou reduzindo sua quantidade devido à maior maturidade, imersão e abrangência das análises.

A mitigação de riscos é outro importante pilar de valores agregados à RV. Isso se deve à execução de análises ergonômicas e de segurança em componentes que promovam risco à integridade física dos colaboradores, como trabalhos em altura, componentes de difícil acesso e sob condições de alta temperatura e/ou alta voltagem.

Em agosto do ano passado, durante a LAT.BUS Transpúblico 2022 – Feira Latino-Americana do Transporte, realizada na cidade de São Paulo, foram apresentados ao público três veículos em Realidade Virtual: um ônibus rodoviário O500 RSDD 2745 8×2, um urbano OF 1721 4×2, ambos Euro 6, além do ônibus elétrico eO500U. Neste último caso, o ambiente totalmente digital possibilitou o entendimento sobre o gerenciamento térmico das baterias. Para facilitar a comparação, os protótipos referentes também foram apresentados ao lado da simulação.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança