A equipe Volkswagen Motorsport chega com força total ao rali da Alemanha, primeira prova de 2016 disputada totalmente sobre asfalto no Campeonato Mundial de Rali (WRC). O rali da Alemanha, nona etapa da temporada, é disputada entre esta sexta-feira 19 e domingo 21.
Se em 2015 o resultado nessa prova foi excelente, quando a equipe conquistou as três primeiras colocações, para este ano a expectativa é de repetir o sucesso.
As três duplas da Volkswagen Motorsport serão as primeiras a percorrer os trechos cronometrados. Nas etapas sobre piso de terra ou cascalho isso é uma desvantagem – os primeiros carros a passar “limpam” a pista para os seguintes.
Mas no asfalto isso não é problema. Dependendo das condições climáticas, os primeiros carros têm até vantagem.
Serão duas provas seguidas sobre piso asfáltico (Alemanha e França; o rali da China foi cancelado por motivo de força maior – tempestades atingiram a região onde se realizaria o rali, danificando as estradas).
Na Alemanha, os participantes percorrerão 306,8 quilômetros, divididos em 18 estágios cronometrados – incluindo o famoso “Panzerplatte” e os pitorescos vinhedos.
“Após seis ralis não estaremos mais brigando com uma desvantagem já na largada – estaremos pela primeira vez sobre asfalto, após longa passagem por cascalho”, afirma o diretor da Volkswagen Motorsport, Jost Capito.
“Também há os fatores de o evento ser na ‘casa’ da Volkswagen, termos tido o histórico pódio no ano passado e as classificações no campeonato a nos apoiar – as condições para o rali da Alemanha são as melhores nesta temporada, até agora. Mas também sabemos que nossos rivais estão fortes e que esse rali é muito exigente e imprevisível – a razão pela qual estamos prontos.”
50 anos da Volkswagen Motorsport – A Volkswagen celebra seus 50 anos de atividades em esporte a motor no rali da Alemanha. A Fórmula V Europa foi formada em 11 de julho de 1966, dando origem ao que é hoje a Volkswagen Motorsport.
Os espectadores terão várias atrações que abrangerão a história da marca no esporte sobre quatro rodas, com carros em exibição e demonstração em carros de rali. Uma réplica do Golf GTI 16V com que Jenneth Eriksson venceu no Grupo
A o rali da Alemanha de 1986 será o carro “zero”, que abre os trechos cronometrados, antes da passagem dos carros durante o rali.