Presentes em todos os automóveis, os chamados pontos cegos dos retrovisores exigem atenção redobrada dos motoristas, principalmente nas ultrapassagens.
Por isso, o motorista deve estar atento para a regulagem dos espelhos automotivos.
Parte dos acidentes envolvendo veículos, pedestres, motocicletas e bicicletas ocorre porque, em determinado momento, um desses elementos se encontra na trajetória de um veículo, fora do alcance de visão do motorista.
De acordo com Alessandro Soldi, vice-presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal (Sincodiv-DF), o risco de acidentes diminui quando os espelhos retrovisores estão bem regulados.
“Os espelhos laterais devem estar de forma que, ao olhar por meio deles, o motorista tenha a maior visão da pista e não da lateral do carro”, ressalta.
Além disso, no espelho interno, a regulagem deve mostrar a maior parte do vidro e da visão traseira do motorista. No entanto, Soldi alerta que a visão do espelho interno pode variar de acordo com a altura do veículo.
“Crianças e objetos pequenos podem ficar fora do alcance da visão, por isso, antes de sair com o carro, verifique em volta se não há obstáculos e então saia cautelosamente”, destaca o vice-presidente.
Até mesmo o ajuste do banco influencia na qualidade da visibilidade do interior do carro. De acordo com o vice-presidente do Sincodiv-DF, os pés devem alcançar os fundos do pedal e os punhos a parte superior do volante ficando semiflexionado.
Além disso, as costas devem ficar bem apoiadas no encosto do banco, afirma Soldi.
Espelho auxiliar – Alguns motoristas, para diminuir o ponto cego nos veículos acoplam espelho arredondado no retrovisor. Apesar de auxiliar os motoristas, é preciso ter cuidado com sua utilização.
“Ele pode ser considerado por alguns guardas de trânsito como um objeto que obstrui um item de segurança, gerando multa ao motorista”, destaca Alessandro Soldi.
Motocicletas – Para diminuir o ponto cego nas motocicletas, a recomendação é ajustar os espelhos deixando o mínimo possível dos ombros aparecendo no retrovisor. Além disso, o ajuste deve ocorrer sempre ao sentar na moto.
Alessandro Soldi, afirma que, apesar de existirem diversos modelos de espelhos, o recomendado é manter os originais. “A sua visibilidade sempre será boa, pois já foram testados e aprovados pelas montadoras”, comenta.
Outra dica importante é não mexer no retrovisor para conseguir passar em lugares apertados. “Inverter os espelhos, ou ajustá-los na vertical faz com que a visibilidade traseira seja prejudicada aumentando o número de pontos cegos”, afirma o vice-presidente do Sincodiv-DF.