O futuro da mobilidade será cada vez mais conectado, automatizado e eletrificado. Com isso, a Bosch vem atuando fortemente para oferecer soluções multimodais atreladas às essas três vertentes e, durante o Congresso SAE 2016, os visitantes terão a oportunidade de conhecer as tecnologias e sistemas que visam uma condução mais econômica, confortável e que gere o menor impacto possível ao meio ambiente. Fatores estes que impulsionam a empresa, uma das mais inovadoras do mundo, a desenvolver tecnologias de vanguarda e a ser um agente na busca por uma mobilidade mais sustentável e inteligente.
Com o desenvolvimento de sistemas de assistência ao condutor e direção autônoma, por exemplo, a Bosch quer cooperar para um trânsito livre de acidentes. A tendência é que os automóveis estejam cada vez mais conectados à internet e a uma rede de monitoramento inteligente. Com base nos sensores de proximidade, como câmeras e radares, os sistemas de assistência ao motorista detectam e interpretam as regiões mais próximas do veículo ajudando o motorista em diferentes situações.
“O sonho de um carro sem motorista está cada vez mais próximo. A base técnica para isto já está bem desenvolvida e a Bosch vem trabalhando ativamente para isso”, destaca Carlos Abdalla, gerente de Marketing, Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Robert Bosch.
A direção autônoma e conectada mudará a forma como as pessoas se locomovem. “Com essas novas tecnologias haverá menos engarrafamentos, emissões de CO2, mais conforto e, consequentemente, menos acidentes. Ao invés de dirigir, será possível utilizar o tempo de percurso para ler notícias, checar os e-mails ou até mesmo se preparar para uma reunião”, destaca Abdalla.
[box type=”success” align=”aligncenter” ]Carros conectados à internet trazem mais conforto e segurança ao usuário;
Radares e sensores inteligentes aprimoram a experiência de dirigir;
Sistemas de monitoramento e soluções de armazenamento em nuvem estão entre destaques.[/box]
Durante o 25º. Congresso SAE, que ocorrerá de 25 a 27 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, a Bosch apresentará algumas das tecnologias que vem desenvolvendo para aprimorar a condução autônoma: como as câmeras Near-range e Vídeo Stereo, os radares Mid-ranger, Mid/long-range e Long-range, sensores de velocidade e ultrassônico, i-Booster e o sistema Servoletric. Essas tecnologias estarão em exposição em um protótipo 3D.
Mesa interativa – Além de um modelo tridimensional, a Bosch levará para o Congresso SAE 2016 uma mesa interativa com tecnologias que visam aprimorar ainda mais a experiência do usuário com o veículo.
Entre as inovações estão: a interação do smartphone com o veículo para buscar e estacionar o carro sozinho; o sistema que aciona uma central de emergência em caso de acidentes.
Há ainda o dispositivo que procura e agenda um local para recarga de um veículo elétrico; o sistema gestão de frotas em tempo real e a condução preditiva, que detecta com antecedência as condições do tráfego à frente, podendo reduzir o consumo de combustível e emissões de CO2.
Hub tecnológico – Durante o Congresso SAE, os engenheiros da Bosch participarão do Hub Tecnológico que ocorrerá paralelamente à mostra. A Bosch mostrará o sistema e-Call, que em caso de acidentes os sensores no veículo acionam automaticamente os dados do ocorrido e transfere as informações para central de emergência. A tecnologia possibilita estabelecer uma conexão por voz com o veículo para que o motorista possa solicitar assistência e informar detalhes da situação.
Uma solução em hardware e software (Active Noise Cancellation), que visa reduzir o nível de ruído do motor por meio do envio de uma onda sonora contrária à fonte geradora, o que ocasiona uma interferência destrutiva, é outro tema que será apresentado durante o Hub Tecnológico, às 15h30, no dia 26.
Já no dia 27, às 15h15, a apresentação será sobre o Advanced PFI (Advanced port fuel injection) – sistema de injeção que combina quatro recursos que visam melhorar a performance do motor e proporcionar redução no consumo em até 12%.