AMETEK – Líder global fabricante de instrumentos eletrônicos e equipamentos eletromecânicos presente em mais de 30 países, a AMETEK mostra em apresentação dinâmica o funcionamento dos sistemas HandySCAN, MetraSCAN e HandyPROBE, de digitalização e medição 3D portátil, aplicados à engenharia reversa e inspeção dimensional de peças manufaturadas em quaisquer materiais, cores ou tamanhos.
Os sistemas portáteis são de fácil operação, e realizam a digitalização em alta velocidade e com a peça em movimento, dispensando a necessidade de parar a operação para executar essa tarefa.
ARCELORMITTAL – Apresenta em exposição estática peças desenvolvidas para a redução de até 20% do peso do veículo, além de diminuir em 15% as emissões de CO₂ durante a produção e sua vida útil, fabricadas em Usibor®, tipo de aço usado principalmente na produção de peças estruturais críticas para a segurança, como colunas A e B, elementos de reforço (para-choque frontal e traseiro, travessa do teto, longarinas) e túnel do assoalho.
O material é a aposta da empresa que se baseia na previsão de um aumento de utilização de aços de alta resistência nos veículos brasileiros dos atuais 6% para 25% até 2025, acompanhando a tendência da indústria automotiva global.
BOSCH – Em apresentação dinâmica embarcada em veículo disponível para teste, destaca soluções em tecnologias voltadas à segurança, eficiência, conectividade e conforto, como o e-Clutch (electronic Clutch System), que aciona eletronicamente a embreagem na troca de marcha realizada manualmente.
A tecnologia adiciona características de conforto similares às de um câmbio automático, com o Stop&Go (anda e para em situações de tráfego intenso), Hill Assistance (saída em rampa) e o Park Assistance (assistente de estacionamento que possibilita engatar a primeira marcha e a ré sem pisar na embreagem), com economia de combustível de até 5% em circuito misto entre cidade e estrada.
DASSAULT SYSTÈMES – Mostra, em vídeo, sua Plataforma 3DEXPERIENCE, que permite a integração das etapas de criar, simular, testar e validar produtos, processos, serviços e experiências em ambientes virtuais 3D, obtendo competitividade por meio da inovação sustentável.
Os visitantes poderão também participar de experiências de realidade virtual por meio do uso de óculos 3D, que remetem ao foco das soluções da Dassault.
Entre as vantagens da solução estão a aceleração do ciclo de inovação de produtos com redução de custos e riscos associados; a redução de prazos e custos no lançamento de produtos; mais eficiência e produtividade na Manufatura; a redução do custo da qualidade, entre outras.
EDAG – Apresenta virtualmente o protótipo Soulmate, smart car exibido em primeira mão no Salão de Genebra 2016, totalmente integrado ao mundo digital das pessoas.
Criado pela EDAG e pela Bosch, o Soulmate mostra as possiblidades a bordo de um carro conectado e como a tecnologia pode mudar o relacionamento entre o veículo e o motorista.
O protótipo é um apelo também para uma nova forma de construção automobilística, com tecnologias revolucionárias em impressão 3D da manufatura generativa (conceito que trata da construção digital de produtos a partir de parâmetros pré-estabelecidos).
Entre as funcionalidades, o acesso direto e sem exceções a serviços online e aplicativos de smartphones e direção por meio de displays com percepção de tato e gestos, entre outras.
O exterior do Soulmate se apresenta tão or ientado ao futuro quanto seu interior. A carroceria do roadster é baseada numa estrutura biônica de esqueleto, revestida com tecido, que permitiu aos desenvolvedores da EDAG iluminar de forma extensiva o interior e exterior do veículo.
O Soulmate interage de forma inteligente com o motorista e também com o mundo exterior.
EMICOL – Empresa brasileira voltada ao desenvolvimento, produção e comercialização de controles e componentes eletrônicos, eletromecânicos, injetados e sobre injetados de termoplásticos e termofixos e estampados para os mais diversos segmentos de mercado atuando e presente em mais de 30 países, fornecedora dos principais sistemistas automotivos tais como Bosch, Denso, Magnetti Marelli, Valeo entre outros, traz componentes de engenharia que mostram a importância da verticalização para garantir a qualidade, flexibilidade e excelência requerida na indústria automotiva.
HERE – Destaca o HD Live Map, solução tecnológica voltada para a condução autônoma. São mapas 3D de alta precisão com informações detalhadas sobre o terreno e condições das vias para que os carros autônomos tomem decisões assertivas.
Outras tencologias são o True Car, o carro de mapeamento que capta imagens em 360° graus e recolhe os dados que são representados nos mapas, o Mobile SDK, plataforma de localização móvel e customizável com sistema de roteirização multimodal para navegação de pedestres, carros, transportes públicos e caminhões que informa sobre zonas e horários de restrições de circulação, congestionamentos, altura de pontes e passarelas, peso máximo por eixo, custos de viagem e monitoramento.
Na área de soluções de trânsito a empresa mostra o Real-Time Traffic – que atualiza informações a cada minuto sobre as condições do tráfego, acidentes e obras no viário;
O Predictive Traffic, auxiliar no planejamento de viagens com dados precisos do tempo de deslocamento, por meio do histórico de fluxo de tráfego; o Traffic Patterns, para empresas de logística e desenvolvedores de soluções de navegação, informa a velocidade média em 82 países, considerando todos os tipos de via, além de rotas alternativas e estimativas de tempo de viagem;
E o Traffic Analytics – oferece retrato fiel das vias da cidade que permite que governos e empresas decisões assertivas sobre construção de estradas e do redirecionamento de tráfego, além de auxiliar na gestão da rede rodoviária.
JETRO – Em participação inédita, 12 empresas japonesas vão expor seus produtos na Mostra Tecnológica do Congresso SAE Brasil no Pavilhão Japonês, coordenado pela JETRO.
Trata-se de uma missão empresarial do setor automotivo do Japão interessada em conhecer o mercado brasileiro para detectar oportunidades de negócios com objetivo de investimentos para a localização de produtos e expansão de atividades no País.
A iniciativa é resultado de parceria entre o Ministério da Economia, Comércio Exterior e Indústria do Japão (METI) e a JETRO. Na agenda da delegação japonesa estão programadas visitas técnicas e reuniões de negócios na Mostra Tecnológica do Congresso.
Entre as empresas participantes estão: Daifuku Co., Furukawa do Brasil, KBK do Brasil, M itsuba Corporation, Nifast do Brasil, Nitto Denko Corporation, OSG, Shinko Kikki Co., Three Bond do Brasil, Tosei Brasil, Usui Kokusai Sangyo Kaisha, e Yushiro do Brasil.
MAN – Apresenta duas inovações de sua operação no Brasil: em maquete de 2,30 metros por 0,90 m, impressa em 3D, seu campo de provas na fábrica de Resende (RJ) o primeiro projetado e construído para testes de veículos comerciais do Grupo VW na América do Sul;
E em demonstração virtual, as novas funcionalidades do Volksnet, tecnologia de telemetria para gerenciamento, monitoramento e rastreamento de frota de modelos Volkswagen.
Trata-se de ferramenta completa focada no ganho de produtividade e na redução de custos que pode alcançar até 20%, segundo testes iniciais, e auxilia no controle de emissões.
MARCOPOLO – Traz protótipo, ainda em testes, da Antisleep Seat, poltrona antissono desenvolvida pelo Innovation Center da empresa em parceria com o CEMSA – Centro Multidisciplinar de Sonolência e Acidentes e a Woodbridge, que desenvolveram em conjunto a patente do sistema de monitoramento de fadiga para motoristas, por meio de estímulos distração mecânica e fisiológica provocados pela poltrona.
O objetivo é prolongar o estado de alerta e atuar durante as fases de sonolência e fadiga do motorista de veículos pesados (ônibus e caminhões).
Os distratores atuam para evitar a fadiga, por meio de estímulos de áudio, vibração eletromecânica, refrigeração e aquecimento, além de provocar o estresse térmico, reduzindo assim a sonolência e promovendo o estado de alerta.
Os testes finais e apresentação da poltrona a clientes e operadores estão previstos para ocorrer entre o final de 2016 e início de 2017.
MERCEDES BENZ – Apresenta automóvel S63 Coupe e um caminhão Actros 2651 Mega Space Segurança. S63 Coupe é o último modelo beneficiado pela implementação sistemática da estratégia AMG Lightweight Performance, com redução de peso de 65kg, obtida pelo uso de rodas de liga forjada, bateria leve de íons de lítio e da otimização do peso do sistema de freios compostos AMG de alta performance, entre outras medidas. Além disso, toda a parte externa e a dianteira da carroceria são feitas de alumínio.
São destaques no caminhão Actros tecnologias avançadas em sistemas de segurança, como: Assistente Ativo de Frenagem (ABA – Active Brake Assist), que utiliza diversos sistemas do veículo para diminuir os impactos de um eventual acidente.
Quando detecta situação de risco, o sistema reduz a velocidade do caminhão; avalia as condições do tráfego à frente, bem como as velocidades dos veículos. Se há risco de colisão, o ABA ativa um alerta visual e sonoro. Posteriormente, faz uma leve intervenção nos freios e, quando necessário, realiza freada de emergência.
Sistema de Orientação de Faixa de Rolagem (Lane Guidance System) que, com uma câmera especialmente montada no parabrisa, detecta a posição do caminhão em relação às faixas de estrada à direita e à esquerda. Um alerta sonoro avisa o motorista se o veículo se move para fora dessa via, aumentando a segurança de circulação;
Sistema de Controle de Proximidade (Proximity Control System), sensor de radar localizado no parachoque, que monitora o tráfego à frente.
Com base na velocidade dos demais veículos e na distância do caminhão em relação ao veículo da frente, a unidade adequa a velocidade do caminhão às variações do tráfego, mantendo uma distância segura. O sistema monitora distâncias entre 15 e 150 metros, indicando-as no painel.
SCHAEFFLER BRASIL – Em displays mostra em exposição estática o conceito batizado Mobility for Tomorrow, soluções para o futuro da mobilidade para a otimização do desempenho de veículos com sistemas inovadores de motor, transmissão e chassi, focados em eficiência energética. São eles:
– Acionamento de Acessórios por Correia (FEAD), composto por polias plásticas, metálicas, desaclopadora e tensionadores, para a minimização de perdas por atrito. Ajusta automaticamente a tensão mantendo-a praticamente constante durante toda a vida do sistema, com vantagens de compensação do alongamento e desgaste da correia pelo comportamento térmico dos componentes do sistema, redução dos picos dinâmicos de força e minimização de deslizamento, ruído e vibrações;
– Variador de fase do eixo de comando (VCP), sistema de válvula variável que contribui com o processo de combustão, reduzindo perdas e melhorando o rendimento, o que reverte também em menos consumo de combustível e redução de emissões;
– Rolamento 3ª geração, com integração dos flanges para o disco de freio, roda e alojamento, permitindo ajuste preciso da folga axial durante a produção, prolongando a vida útil da peça. De fácil integração ao sistema ABS, permite pré-carga predefinida sem interferência do processo de montagem, redução de falhas de montagem e do custo logístico;
– Coluna de Direção com rolamentos que suportam esforços do sistema sem folgas indesejáveis no volante, com mais precisão, conforto na dirigibilidade e baixo torque de giro;
– Shift Tower, solução tecnológica na qual são eliminados vários componentes individuais, materiais de fixação e etapas de montagem, que oferece diferenciais ao sistema de transmissão dos veículos, como mais conforto ao dirigir com mais precisão nos movimentos de engate e seleção de marchas, e melhor desempenho.
THYSSENKRUPP – Em apresentação estática, mostra protótipo em tamanho original de coluna de direção com assistência elétrica (C-EPS) importada da China, cuja nacionalização está prevista para 2018, e outras aplicações de sistemas de direção com assistência elétrica, tais como R-EPS, atualmente produzidos pela Thyssenkrupp na Alemanha, França, e EUA, que contribuem para melhorar a eficiência energética por meio de tecnologia Power on-demand, com possibilidades de modulação da assistência e novas funcionalidades como park assist, lane assist, e compensação de ventos laterais, entre outras.
Concebidos em conceito modular para dar flexibilidade à aplicação, esses sistemas de direção atenderão carros autônomos e estarão conectados a diversas fun&cce dil;ões do veículo, incluindo frenagem automática e leitura do ambiente, com radares e câmeras, com informações coletadas do próprio veículo e do ambiente, analisadas em unidades de processamento (ECUs).
Também apresenta componentes importados em fibra de carbono, de baixo peso e design otimizado, desenvolvidos para veículos de passeio de pequeno e médio porte para otimização da resistência estrutural com redução de peso.
|