No caso dos veículos elétricos, os principais problemas para os motoristas hoje são os trajetos curtos e os rápidos ciclos de carregamento.
Mesmo quando o motorista encontra uma estação de recarga, os diversos tipos de pontos, bem como os diferentes cartões e sistemas de pagamento, frequentemente se revelam um desafio.
Para superar esse desafio, a ZF colaborou com a UBS e a innogy Innovation Hub para desenvolver o Car eWallet, que pode oferecer vários recursos e funções convenientes de pagamento.
O Car eWallet permitirá que os usuários paguem pedágios, estacionamentos e carregamentos enquanto se deslocam, pode coletar taxas para compartilhar veículos, provisionar energia ao sistema de recarga ou serviços de entrega.
O innogy Innovation Hub, por exemplo, trabalhou na integração da infraestrutura de carregamento na solução, permitindo que o Car eWallet faça automática e seguramente o pagamento após a recarga da bateria.
Conveniência do pagamento automático – Como uma cartão de pagamento normal, o Car eWallet precisa ser reabastecido periodicamente.
Os usuários podem transferir facilmente dinheiro online de um PC ou aplicativo móvel dedicado e autorizar o Car eWallet a realizar independentemente pagamentos até um determinado limite.
Por exemplo, no deslocamento matinal até o escritório, o automóvel pagará automaticamente um pedágio, poupando assim ao motorista o incômodo de esperar em uma fila na cabine de pedágio.
O motorista será então avisado enquanto ainda se desloca e o usuário receberá atualizações online a cada pagamento feito pelo Car eWallet.
Recurso de micropagamentos – Com a nova solução desenvolvida conjuntamente pela ZF, pela UBS e pela innogy Innovation Hub, cada usuário terá acesso rápido e simples à infraestrutura de carregamento registrada no blockchain – estrutura que registra todas as transações bitcoin realizadas.
Não é necessário nenhum registro separado ou processo de login para utilizar os pontos de recarga elétrica. Uma vez conectado a um ponto, as baterias do veículo poderão ser carregadas e o valor será automaticamente pago pelo Car eWallet.
O carregamento indutivo – que só pode ocorrer enquanto se aguarda em um farol vermelho ou faixa de travessia de pedestres – só pode transmitir pequenas cargas para o veículo.
Mas cada pequena energia conta quando se aumenta a autonomia do veículo elétrico. Com seu recurso de micropagamento, o Car eWallet conseguirá realizar os pequenos pagamentos que tornam o “carregamento em trânsito” mais atraente para os fornecedores de energia.
Pagamentos podem ir em ambos os sentidos – Outro recurso planejado do Car eWallet é aceitar pagamentos e autorizar o acesso de terceiros ao veículo.
Em vez de ter que realizar um possível deslocamento ou manter um veículo compartilhado aguardando em um estacionamento, o Car eWallet pode torná-lo disponível para terceiros e receber o pagamento pelo veículo compartilhado com o motorista temporário.
O Car eWallet também permite acesso ao veículo por terceiros que não são motoristas.
Por exemplo, usuário do Car eWallet pode autorizar o porta-malas do veículo estacionado a se abrir, se for lido um código de autenticação específico.
Isso permitirá entregar encomendas diretamente a um veículo, colocando-as no porta-malas e protegendo o veículo contra o acesso não autorizado.
O Car eWallet também pode ser integrado em sistemas inteligentes de fornecimento de energia. No futuro, esses sistemas poderão usar a tecnologia Blockchain no automóvel para controlar o processo de carregamento conforme a energia renovável disponível no sistema.
Em particular, o automóvel também poderá devolver a energia ao sistema de fornecimento se for autorizado pelo usuário.
Tecnologia Blockchain segura – A tecnologia utilizada pelo Car eWallet é a tecnologia Blockchain, que permite realizar transações em tempo quase real, sem necessidade de uma entidade centralizada ou terceiro de confiança.
O Blockchain refere-se a uma cadeia de blocos de dados virtual, criptograficamente segura, que armazena os registros de todas as transações de forma que possa ser gerada uma relação de todos os saldos do usuário.
Uma vez que essa relação é armazenada em muitos computadores e pode ser bloqueada por todos os usuários, o sistema é considerado muito seguro.