Em um evento repleto de novidades do setor de defesa e segurança, o VBTP Guarani, blindado fabricado pela IVECO VEÍCULOS DE DEFESA em Sete Lagoas (MG), se destaca por ser o veículo escolhido pelo Exército Brasileiro para seu projeto de modernização de frota.
Humberto Spinetti, Diretor da IVECO VEÍCULOS DE DEFESA para a América Latina, ressalta que o Guarani se consolidou como um dos principais veículos blindados em sua categoria.
“Utilizamos a experiência da marca para desenvolver e produzir um produto com alta tecnologia e com baixo custo de manutenção, sendo a versatilidade de sua aplicação um dos pontos chaves do projeto.”
A IVECO VEÍCULOS DE DEFESA, marca da CNH Industrial, tem origem italiana e mais de 75 anos desenvolvendo e fabricando soluções para as áreas de defesa e proteção civil.
Com clientes em mais de 100 países, incluindo os países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a marca comercializa uma gama completa de veículos multifuncionais, blindados e para transporte de cargas e tropas.
A unidade de Veículos de Defesa instalada na cidade mineira é a primeira da IVECO fora do continente europeu. A fábrica é responsável pela produção do blindado Guarani. Uma pista de testes foi construída nesse complexo industrial exclusivamente para testar as capacidades operacionais do blindado.
Serviço
LAAD 2017 – Defence & Security
Local: Riocentro – Rio de Janeiro (RJ)
Data: 4 à 7 de abril
Blindado Guarani
Para produzir cada blindado são necessárias cerca de 3.200 horas de trabalho. Com capacidade para transportar até onze pessoas, o Guarani pesa 18 toneladas, possui tração 6X6, pode chegar a 110 km/h e tem função anfíbia.
Além de ar-condicionado, apresenta uma série de inovações tecnológicas, como sistema automático de detecção e extinção de incêndio e baixa assinatura térmica, o que dificulta sua localização pelos inimigos, entre outros.
A plataforma do blindado poderá ser usada como base para o desenvolvimento e produção de uma família de blindados em diferentes versões, entre as quais viaturas de reconhecimento, socorro, posto de comando, porta-morteiro e ambulância.
O blindado tem motor FPT Industrial Cursor 9 Euro V. Trata-se de um propulsor de 8.7 litros que oferece redução de até 4,5% no consumo de combustível em relação ao antigo motor Cursor 8 Euro III. O Cursor “militar” foi configurado para entregar 380 cavalos.