A Link-Belt do Brasil prepara o lançamento da escavadeira 210X3E no mercado da América Latina. Para atender as especificidades dessa região, a letra “E” foi incorporada como referência à evolução.
A estrutura da escavadeira ganhou novos reforços nos pontos críticos, como na área interna do braço para reduzir os desgastes decorrentes da movimentação da caçamba.
O próprio braço sai de fábrica já no padrão HD (heavy duty). A 210X3E suporta operações de mineração, construção, terraplanagem, entre outras, mediante o correto dimensionamento da caçamba.
O novo modelo segue o padrão de economia de combustível combinado à alta produção característicos da Link-Belt.
Iniciando pela eficiência da nova escavadeira, ela pode ser até 14% mais econômica, graças à combinação de tecnologias Sumitomo, agregando mais inteligência na hidráulica e no gerenciamento das bombas com motor IZUSU.
O reforço auxiliar de potência automático complementa o conjunto para garantir a eficiência operacional, com ciclos de giro até 4% mais rápidos.
A eletrônica embarcada traz o sistema de RemoteCARE® para o rastreamento da máquina, com a função de geobloqueio.
A telemetria compila informações sobre o desempenho da escavadeira em campo, reunindo dados que vão desde o consumo de combustível a temperatura do radiador, de modo que a empresa monitore remotamente o desempenho da escavadeira.
A tecnologia também está a favor do operador no painel de LCD com 7’’ e na posição frontal para facilitar a visualização.
No formato horizontal, o painel auxilia na visualização de indicadores como temperatura do motor e pressão do sistema, além de códigos de erros, alertando para qualquer não conformidade no processo.
Na segurança, os ganhos do equipamento são diversos. A 210X3E possui câmera traseira para agregar mais visibilidade e reduzir os riscos de acidentes na movimentação da escavadeira.
Os cinco pontos de iluminação reforçam a preocupação da Link-Belt com a prevenção de acidentes e garante a alta produção em qualquer horário do trabalho.
A bomba de reabastecimento é padrão na caixa de ferramentas do equipamento, facilitando o abastecimento em lugares remotos e a operação, reduzindo o risco de contaminação do combustível.
A cabine da 210X3E segue os parâmetros internacionais de segurança, de acordo com as normas da ISO classificadas como ROPS, que significa Estrutura Protetora contra Capotamento, e FOPS que significa Estrutura Com Proteção Contra Queda de Objetos.
A cabine em conformidade com essas normas atua como uma célula de segurança da operador. Em caso de tombamento, ela suporta todo o peso do equipamento.
O conforto é outra característica da cabine, que conta com assento reclinável, flexível, com ajustes em diversos níveis para comodidade do operador.
O sistema de ar-condicionado está mais potente com 19.600 BTUs, um aumento de 8% na potência para climatização da cabine. Outras comodidades incluem a entrada USB e porta-copos, incluindo compartimento climatizado para bebidas.
A 210X3E foi apresentada ao público em março, na CONEXPO 2017, em Las Vegas. A expectativa da empresa é disponibilizá-la ao mercado latino-americano ainda em 2017.