A Ford promoveu a formatura de 98 alunos da segunda turma do Programa Ford de Educação para Jovens na região de Camaçari, na Bahia, projeto apoiado pela Ford Fund, organização sem fins lucrativos que apoia instituições e ações sociais nas comunidades onde a Ford atua.
O objetivo é capacitar estudantes entre 17 e 24 anos para o mercado de trabalho.
Como primeiro grande desafio desta turma, no dia 15 de maio eles passarão por um processo seletivo para disputar vagas de jovem aprendiz na fábrica onde são produzidos o Ka e o EcoSport.
Como parte da formatura, foi realizado um encontro no Auditório da Secretaria de Educação da Bahia, em Salvador, com os estudantes fazendo perguntas ao secretário de Educação da Bahia, Walter Pinheiro; ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner; à gerente de Educação do Sesi, Clessia Lobo; e ao gerente de RH da Ford, Vinicius Marineli.
O programa da Ford prevê o desenvolvimento de competências de relacionamento e de gestão, com foco principal na postura e comportamento ético, e tem duas etapas: a primeira, com 150 horas, é focada em comportamento, e a segunda, com 160 horas, é composta por cursos de qualificação profissional, como Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Mecânico Automotivo.
As aulas foram realizadas no Senai Camaçari, de segunda a sexta-feira. Todos os alunos tiveram a oportunidade de visitar fábricas do Polo Industrial de Camaçari e de participar de palestras sobre carreira com executivos da Ford.
“A Ford sempre apoiou iniciativas na área da educação e essa é mais uma etapa de consolidação de ideais e sonhos realizados. Torcemos por todos que participaram do projeto e sabemos que eles irão para o mercado com diferenciais por terem sido capacitados e treinados”, afirma a gerente de Relações Corporativas da Ford, Adriane Rocha.
Primeiro emprego – Os jovens brasileiros ainda encontram muitas dificuldades para conseguir o primeiro emprego.Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indica que a taxa de desemprego, no primeiro trimestre de 2017, foi de 13,7%, o que representa 14 milhões de brasileiros. Cerca de 25% estão na faixa etária entre 14 e 24 anos.
Estudantes da Bahia que passaram pelo Programa Ford de Educação para Jovens têm histórias diferentes para contar.
Douglas Costa, 19 anos, faz parte da primeira turma de capacitação e logo que terminou o curso conseguiu uma vaga como jovem aprendiz na Continental Pneus, onde ficou por dois meses e, em seguida, conseguiu uma vaga de estágio na Oxiteno, multinacional do setor petroquímico.
“Concorri com 28 pessoas para essa vaga e tenho certeza que passei por conta do curso de capacitação que recebi durante o programa da Ford”, afirma.
Aluna da primeira turma do programa e jovem aprendiz na Ford, Vanessa Galdino, 18 anos, acorda às 5h30, entra na Ford às 7h e sai às 15h direto para a faculdade, em Salvador.
“Na Ford, descobri qual caminho gostaria de seguir profissionalmente: Engenharia de Produção”. Mesmo com a rotina puxada, ela enfatiza que está construindo o seu sonho e não quer desistir diante das dificuldades.
Programa Ford de Educação para Jovens – Criado em outubro de 2015, o Programa Ford de Educação para Jovens está contribuindo para mudar a realidade de centenas de estudantes baianos.
Em parceria com o Sesi e Senai, a Ford desenhou o programa que já formou 100 alunos e agora está concluindo a segunda turma, com mais 98 estudantes.
Todas as escolas públicas de Camaçari são convidadas a participar indicando os alunos que apresentaram as melhores notas de português e matemática ao longo do ano. Os 100 alunos com melhor pontuação são convidados para o programa.